Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PANCBOOK: UM DESENHO PEDAGÓGICO PARA FORMAÇÃO DE MERENDEIRAS NO INCENTIVO AO USO DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135177
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8622
    "inscrito_id" => 18467
    "titulo" => "PANCBOOK: UM DESENHO PEDAGÓGICO PARA FORMAÇÃO DE MERENDEIRAS NO INCENTIVO AO USO DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "As merendeiras desempenham um papel crucial no desenvolvimento físico e cognitivo dos estudantes por meio do acesso a alimentos saudáveis e balanceados. Faz-se necessário incorporar seus conhecimentos e práticas vinculadas à dinâmica e contexto a temas como as relações étnico-raciais e a sustentabilidade. Para o desenvolvimento desta pesquisa de mestrado em andamento interrogamos: como um desenho pedagógico de formação orientado na perspectiva freiriana pode incentivar as merendeiras ao uso das PANC na alimentação escolar? Nesse sentido, pretendemos desenvolver a formação de merendeiras por meio de um desenho pedagógico orientado na perspectiva freiriana incentivando o uso da PANC na alimentação escolar. Assim, desejamos especificamente: apresentar as PANC e possibilidades de uso na alimentação enfatizando a afroperspectiva de espécies selecionadas; discutir a importância do papel educacional das merendeiras, seus saberes e sua formação segundo um desenho pedagógico que contemple suas especificidades; desenvolver a formação de merendeiras tendo como inspiração o círculo de cultura freiriano cujo dispositivo de pesquisa e provocação formativa se dará em rodas de conversas em um formato híbrido; e elaborar o PANCbook, um livro digital, de forma colaborativa com as praticantes culturais contendo as receitas produzidas, informações nutricionais e contexto histórico-social de sua utilização. Quanto aos caminhos metodológicos, essa pesquisa trata-se de: uma Pesquisa-Formação na Cibercultura (Santos 2005, 2019); de natureza Aplicada; e abordagem Qualitativa, tendo como inspiração o Círculo de Cultura (CC) (Freire, 1999, 2004) para o desenvolvimento das rodas de conversas. A produção de dados se dará a partir do diário de campo, do questionário e das rodas de conversas. O estudo está na etapa de delineamento do desenho pedagógico de formação junto ao planejamento prévio das oficinas híbridas a serem desenvolvidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18467_TB8622_23062025191615.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLE PEREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAROLE"
    "autor_email" => "karoleps86karoleps@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135177
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8622
    "inscrito_id" => 18467
    "titulo" => "PANCBOOK: UM DESENHO PEDAGÓGICO PARA FORMAÇÃO DE MERENDEIRAS NO INCENTIVO AO USO DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "As merendeiras desempenham um papel crucial no desenvolvimento físico e cognitivo dos estudantes por meio do acesso a alimentos saudáveis e balanceados. Faz-se necessário incorporar seus conhecimentos e práticas vinculadas à dinâmica e contexto a temas como as relações étnico-raciais e a sustentabilidade. Para o desenvolvimento desta pesquisa de mestrado em andamento interrogamos: como um desenho pedagógico de formação orientado na perspectiva freiriana pode incentivar as merendeiras ao uso das PANC na alimentação escolar? Nesse sentido, pretendemos desenvolver a formação de merendeiras por meio de um desenho pedagógico orientado na perspectiva freiriana incentivando o uso da PANC na alimentação escolar. Assim, desejamos especificamente: apresentar as PANC e possibilidades de uso na alimentação enfatizando a afroperspectiva de espécies selecionadas; discutir a importância do papel educacional das merendeiras, seus saberes e sua formação segundo um desenho pedagógico que contemple suas especificidades; desenvolver a formação de merendeiras tendo como inspiração o círculo de cultura freiriano cujo dispositivo de pesquisa e provocação formativa se dará em rodas de conversas em um formato híbrido; e elaborar o PANCbook, um livro digital, de forma colaborativa com as praticantes culturais contendo as receitas produzidas, informações nutricionais e contexto histórico-social de sua utilização. Quanto aos caminhos metodológicos, essa pesquisa trata-se de: uma Pesquisa-Formação na Cibercultura (Santos 2005, 2019); de natureza Aplicada; e abordagem Qualitativa, tendo como inspiração o Círculo de Cultura (CC) (Freire, 1999, 2004) para o desenvolvimento das rodas de conversas. A produção de dados se dará a partir do diário de campo, do questionário e das rodas de conversas. O estudo está na etapa de delineamento do desenho pedagógico de formação junto ao planejamento prévio das oficinas híbridas a serem desenvolvidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18467_TB8622_23062025191615.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLE PEREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAROLE"
    "autor_email" => "karoleps86karoleps@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As merendeiras desempenham um papel crucial no desenvolvimento físico e cognitivo dos estudantes por meio do acesso a alimentos saudáveis e balanceados. Faz-se necessário incorporar seus conhecimentos e práticas vinculadas à dinâmica e contexto a temas como as relações étnico-raciais e a sustentabilidade. Para o desenvolvimento desta pesquisa de mestrado em andamento interrogamos: como um desenho pedagógico de formação orientado na perspectiva freiriana pode incentivar as merendeiras ao uso das PANC na alimentação escolar? Nesse sentido, pretendemos desenvolver a formação de merendeiras por meio de um desenho pedagógico orientado na perspectiva freiriana incentivando o uso da PANC na alimentação escolar. Assim, desejamos especificamente: apresentar as PANC e possibilidades de uso na alimentação enfatizando a afroperspectiva de espécies selecionadas; discutir a importância do papel educacional das merendeiras, seus saberes e sua formação segundo um desenho pedagógico que contemple suas especificidades; desenvolver a formação de merendeiras tendo como inspiração o círculo de cultura freiriano cujo dispositivo de pesquisa e provocação formativa se dará em rodas de conversas em um formato híbrido; e elaborar o PANCbook, um livro digital, de forma colaborativa com as praticantes culturais contendo as receitas produzidas, informações nutricionais e contexto histórico-social de sua utilização. Quanto aos caminhos metodológicos, essa pesquisa trata-se de: uma Pesquisa-Formação na Cibercultura (Santos 2005, 2019); de natureza Aplicada; e abordagem Qualitativa, tendo como inspiração o Círculo de Cultura (CC) (Freire, 1999, 2004) para o desenvolvimento das rodas de conversas. A produção de dados se dará a partir do diário de campo, do questionário e das rodas de conversas. O estudo está na etapa de delineamento do desenho pedagógico de formação junto ao planejamento prévio das oficinas híbridas a serem desenvolvidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.