ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS NA ESCOLA BRASILEIRA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135181 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8629 "inscrito_id" => 17217 "titulo" => "ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS NA ESCOLA BRASILEIRA: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "Os Alimentos Ultraprocessados (AUP´s) são conhecidos na literatura científica por seus efeitos adversos à saúde, entretanto, o consumo desses produtos é frequente em todo o país, não sendo os centros educacionais uma exceção deste padrão alimentar, mesmo com a criação de programas como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) que visa a oferta de alimentos in natura e com qualidade nutricional. Objetiva-se na presente pesquisa realizar uma análise da literatura científica recente sobre os AUP´s em escolas brasileiras. Para este fim, realizou-se uma revisão de artigos publicados entre os anos de 2020 e 2024, disponíveis nas bases de dados “ScioELO” e “Periódicos CAPES” com os descritores: ‘escola’, ‘alimento’ e ‘ultraprocessado’ para buscas em português e ‘school’, ‘foods’ e ‘ultra-processed’ para pesquisa em inglês. Como critérios de inclusão foram utilizados: ano de publicação e a revisão por pares, enquanto como critério de exclusão: estudos que tratem de dados oriundos de escolas não-brasileiras e/ou escritos em idiomas que não português ou inglês. Inicialmente foram encontradas noventa e cinco publicações nas bases de dados, estes trabalhos passaram por seleção e fichamento diante dos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Observa-se que o ambiente-alimentar-escolar relaciona-se com o consumo alimentar de sua respectiva comunidade, sendo necessário construir mais estratégias para que estes sejam ambientes que priorizem a oferta de alimentos in natura, reforçando a importância de programas como o PNAE e a educação alimentar como prática de promoção de saúde para a sociedade brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17217_TB8629_23062025193357.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ JOAQUIM DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "JOAQUIM NETO" "autor_email" => "jose.joaquim@fanut.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135181 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8629 "inscrito_id" => 17217 "titulo" => "ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS NA ESCOLA BRASILEIRA: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "Os Alimentos Ultraprocessados (AUP´s) são conhecidos na literatura científica por seus efeitos adversos à saúde, entretanto, o consumo desses produtos é frequente em todo o país, não sendo os centros educacionais uma exceção deste padrão alimentar, mesmo com a criação de programas como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) que visa a oferta de alimentos in natura e com qualidade nutricional. Objetiva-se na presente pesquisa realizar uma análise da literatura científica recente sobre os AUP´s em escolas brasileiras. Para este fim, realizou-se uma revisão de artigos publicados entre os anos de 2020 e 2024, disponíveis nas bases de dados “ScioELO” e “Periódicos CAPES” com os descritores: ‘escola’, ‘alimento’ e ‘ultraprocessado’ para buscas em português e ‘school’, ‘foods’ e ‘ultra-processed’ para pesquisa em inglês. Como critérios de inclusão foram utilizados: ano de publicação e a revisão por pares, enquanto como critério de exclusão: estudos que tratem de dados oriundos de escolas não-brasileiras e/ou escritos em idiomas que não português ou inglês. Inicialmente foram encontradas noventa e cinco publicações nas bases de dados, estes trabalhos passaram por seleção e fichamento diante dos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Observa-se que o ambiente-alimentar-escolar relaciona-se com o consumo alimentar de sua respectiva comunidade, sendo necessário construir mais estratégias para que estes sejam ambientes que priorizem a oferta de alimentos in natura, reforçando a importância de programas como o PNAE e a educação alimentar como prática de promoção de saúde para a sociedade brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17217_TB8629_23062025193357.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ JOAQUIM DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "JOAQUIM NETO" "autor_email" => "jose.joaquim@fanut.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }