Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS NA ESCOLA BRASILEIRA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135181
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8629
    "inscrito_id" => 17217
    "titulo" => "ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS NA ESCOLA BRASILEIRA: UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "Os Alimentos Ultraprocessados (AUP´s) são conhecidos na literatura científica por seus efeitos adversos à saúde, entretanto, o consumo desses produtos é frequente em todo o país, não sendo os centros educacionais uma exceção deste padrão alimentar, mesmo com a criação de programas como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) que visa a oferta de alimentos in natura e com qualidade nutricional. Objetiva-se na presente pesquisa realizar uma análise da literatura científica recente sobre os AUP´s em escolas brasileiras. Para este fim, realizou-se uma revisão de artigos publicados entre os anos de 2020 e 2024, disponíveis nas bases de dados “ScioELO” e “Periódicos CAPES” com os descritores: ‘escola’, ‘alimento’ e ‘ultraprocessado’ para buscas em português e ‘school’, ‘foods’ e ‘ultra-processed’ para pesquisa em inglês. Como critérios de inclusão foram utilizados: ano de publicação e a revisão por pares, enquanto como critério de exclusão: estudos que tratem de dados oriundos de escolas não-brasileiras e/ou escritos em idiomas que não português ou inglês. Inicialmente foram encontradas noventa e cinco publicações nas bases de dados, estes trabalhos passaram por seleção e fichamento diante dos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Observa-se que o ambiente-alimentar-escolar relaciona-se com o consumo alimentar de sua respectiva comunidade, sendo necessário construir mais estratégias para que estes sejam ambientes que priorizem a oferta de alimentos in natura, reforçando a importância de programas como o PNAE e a educação alimentar como prática de promoção de saúde para a sociedade brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17217_TB8629_23062025193357.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JOAQUIM DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOAQUIM NETO"
    "autor_email" => "jose.joaquim@fanut.ufal.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135181
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8629
    "inscrito_id" => 17217
    "titulo" => "ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS NA ESCOLA BRASILEIRA: UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "Os Alimentos Ultraprocessados (AUP´s) são conhecidos na literatura científica por seus efeitos adversos à saúde, entretanto, o consumo desses produtos é frequente em todo o país, não sendo os centros educacionais uma exceção deste padrão alimentar, mesmo com a criação de programas como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) que visa a oferta de alimentos in natura e com qualidade nutricional. Objetiva-se na presente pesquisa realizar uma análise da literatura científica recente sobre os AUP´s em escolas brasileiras. Para este fim, realizou-se uma revisão de artigos publicados entre os anos de 2020 e 2024, disponíveis nas bases de dados “ScioELO” e “Periódicos CAPES” com os descritores: ‘escola’, ‘alimento’ e ‘ultraprocessado’ para buscas em português e ‘school’, ‘foods’ e ‘ultra-processed’ para pesquisa em inglês. Como critérios de inclusão foram utilizados: ano de publicação e a revisão por pares, enquanto como critério de exclusão: estudos que tratem de dados oriundos de escolas não-brasileiras e/ou escritos em idiomas que não português ou inglês. Inicialmente foram encontradas noventa e cinco publicações nas bases de dados, estes trabalhos passaram por seleção e fichamento diante dos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Observa-se que o ambiente-alimentar-escolar relaciona-se com o consumo alimentar de sua respectiva comunidade, sendo necessário construir mais estratégias para que estes sejam ambientes que priorizem a oferta de alimentos in natura, reforçando a importância de programas como o PNAE e a educação alimentar como prática de promoção de saúde para a sociedade brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17217_TB8629_23062025193357.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JOAQUIM DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOAQUIM NETO"
    "autor_email" => "jose.joaquim@fanut.ufal.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os Alimentos Ultraprocessados (AUP´s) são conhecidos na literatura científica por seus efeitos adversos à saúde, entretanto, o consumo desses produtos é frequente em todo o país, não sendo os centros educacionais uma exceção deste padrão alimentar, mesmo com a criação de programas como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) que visa a oferta de alimentos in natura e com qualidade nutricional. Objetiva-se na presente pesquisa realizar uma análise da literatura científica recente sobre os AUP´s em escolas brasileiras. Para este fim, realizou-se uma revisão de artigos publicados entre os anos de 2020 e 2024, disponíveis nas bases de dados “ScioELO” e “Periódicos CAPES” com os descritores: ‘escola’, ‘alimento’ e ‘ultraprocessado’ para buscas em português e ‘school’, ‘foods’ e ‘ultra-processed’ para pesquisa em inglês. Como critérios de inclusão foram utilizados: ano de publicação e a revisão por pares, enquanto como critério de exclusão: estudos que tratem de dados oriundos de escolas não-brasileiras e/ou escritos em idiomas que não português ou inglês. Inicialmente foram encontradas noventa e cinco publicações nas bases de dados, estes trabalhos passaram por seleção e fichamento diante dos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Observa-se que o ambiente-alimentar-escolar relaciona-se com o consumo alimentar de sua respectiva comunidade, sendo necessário construir mais estratégias para que estes sejam ambientes que priorizem a oferta de alimentos in natura, reforçando a importância de programas como o PNAE e a educação alimentar como prática de promoção de saúde para a sociedade brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.