POLÍTICAS PÚBLICAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135228 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8698 "inscrito_id" => 17722 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA" "resumo" => "O presente trabalho pretende realizar uma análise dos resultados da avaliação das formações continuadas por parte dos professores que atuam nas unidades de ensino no município de Niterói, que abrangem desde a Educação Infantil até os anos finais do 3º e 4º ciclos, abordando temas relacionados com a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. A Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Rede Municipal de Educação de Niterói tem como uma de suas diretrizes: promover formação continuada, em serviço, para professores sobre práticas pedagógicas inclusivas, visando a propiciar um ambiente educacional inclusivo, no cotidiano escolar. Objetivo: Inventariar sugestões de temas de interesse para novas formações, que possibilitem contribuir nas intervenções junto aos alunos público da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Metodologia: O instrumento para a coleta de dados inclui um questionário, com perguntas abertas e fechadas. Tem o caráter qualiquantitativo, de natureza aplicada, com objetivos descritivos e exploratórios. Os procedimentos serão baseados na pesquisa-ação. Resultados: Propõem-se desenvolver formações continuadas para tais professores, com os temas por eles elencados. Conclusão: Promover formações continuadas voltadas para a Educação Especial e Inclusiva, com temas de interesses dos professores de modo a melhor atender suas necessidades e demandas, possibilitando o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17722_TB8698_23062025211742.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRO PORTELLA" "autor_nome_curto" => "SANDRO" "autor_email" => "smpbilingue@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135228 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8698 "inscrito_id" => 17722 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA" "resumo" => "O presente trabalho pretende realizar uma análise dos resultados da avaliação das formações continuadas por parte dos professores que atuam nas unidades de ensino no município de Niterói, que abrangem desde a Educação Infantil até os anos finais do 3º e 4º ciclos, abordando temas relacionados com a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. A Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Rede Municipal de Educação de Niterói tem como uma de suas diretrizes: promover formação continuada, em serviço, para professores sobre práticas pedagógicas inclusivas, visando a propiciar um ambiente educacional inclusivo, no cotidiano escolar. Objetivo: Inventariar sugestões de temas de interesse para novas formações, que possibilitem contribuir nas intervenções junto aos alunos público da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Metodologia: O instrumento para a coleta de dados inclui um questionário, com perguntas abertas e fechadas. Tem o caráter qualiquantitativo, de natureza aplicada, com objetivos descritivos e exploratórios. Os procedimentos serão baseados na pesquisa-ação. Resultados: Propõem-se desenvolver formações continuadas para tais professores, com os temas por eles elencados. Conclusão: Promover formações continuadas voltadas para a Educação Especial e Inclusiva, com temas de interesses dos professores de modo a melhor atender suas necessidades e demandas, possibilitando o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17722_TB8698_23062025211742.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRO PORTELLA" "autor_nome_curto" => "SANDRO" "autor_email" => "smpbilingue@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }