Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERCÂMBIO ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA COM UMA ESCOLA DO CAMPO NO ÂMBITO DO PIBID/LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO-UFPI.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135254
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8748
    "inscrito_id" => 18003
    "titulo" => "INTERCÂMBIO ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA COM UMA ESCOLA DO CAMPO NO ÂMBITO DO PIBID/LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO-UFPI."
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido pelos discentes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/LEDOC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com orientação da coordenação de área do programa. A ação teve como público-alvo estudantes do ensino médio de uma escola parceira do PIBID. O objetivo principal foi promover um intercâmbio entre a educação básica e o ensino superior, proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciar práticas experimentais em Ciências da Natureza, utilizando os espaços laboratoriais da universidade. A programação incluiu visitas ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação do Campo (LABECAMPO) e à Coleção de História Natural (CHN). No LABECAMPO, os estudantes participaram de atividades práticas e lúdicas, como a observação de células e tecidos vegetais ao microscópio e o experimento "Camaleão Redox", que demonstrou, por meio da mudança de cor da solução, os diferentes estados de oxidação do manganês. Todas as atividades foram planejadas e executadas pelos discentes pibidianos, com foco na contextualização dos conteúdos, acessibilidade didática e promoção de um ensino de ciências mais atrativo. Ao final da experiência, os estudantes responderam a um questionário de avaliação, abordando aspectos como estrutura física, tempo de duração, compreensão dos conteúdos, atuação dos monitores e impacto no interesse por temas científicos. Os resultados indicaram satisfação com a atividade, com destaque para o entusiasmo em realizar experimentos em um ambiente universitário. A maioria dos alunos classificou os conteúdos como relevantes e relatou ter compreendido os conceitos abordados. Além disso, houve um aumento do interesse dos estudantes por temas científicos, reforçando o potencial das atividades experimentais para estimular a aprendizagem significativa e o pensamento crítico. A ação evidencia a importância do PIBID tanto na formação inicial de professores quanto na aproximação entre universidade e escolas do campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18003_TB8748_23062025222303.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO CARMO GOMES LUSTOSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "carminhalustosa@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135254
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8748
    "inscrito_id" => 18003
    "titulo" => "INTERCÂMBIO ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA COM UMA ESCOLA DO CAMPO NO ÂMBITO DO PIBID/LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO-UFPI."
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido pelos discentes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/LEDOC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com orientação da coordenação de área do programa. A ação teve como público-alvo estudantes do ensino médio de uma escola parceira do PIBID. O objetivo principal foi promover um intercâmbio entre a educação básica e o ensino superior, proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciar práticas experimentais em Ciências da Natureza, utilizando os espaços laboratoriais da universidade. A programação incluiu visitas ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação do Campo (LABECAMPO) e à Coleção de História Natural (CHN). No LABECAMPO, os estudantes participaram de atividades práticas e lúdicas, como a observação de células e tecidos vegetais ao microscópio e o experimento "Camaleão Redox", que demonstrou, por meio da mudança de cor da solução, os diferentes estados de oxidação do manganês. Todas as atividades foram planejadas e executadas pelos discentes pibidianos, com foco na contextualização dos conteúdos, acessibilidade didática e promoção de um ensino de ciências mais atrativo. Ao final da experiência, os estudantes responderam a um questionário de avaliação, abordando aspectos como estrutura física, tempo de duração, compreensão dos conteúdos, atuação dos monitores e impacto no interesse por temas científicos. Os resultados indicaram satisfação com a atividade, com destaque para o entusiasmo em realizar experimentos em um ambiente universitário. A maioria dos alunos classificou os conteúdos como relevantes e relatou ter compreendido os conceitos abordados. Além disso, houve um aumento do interesse dos estudantes por temas científicos, reforçando o potencial das atividades experimentais para estimular a aprendizagem significativa e o pensamento crítico. A ação evidencia a importância do PIBID tanto na formação inicial de professores quanto na aproximação entre universidade e escolas do campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18003_TB8748_23062025222303.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO CARMO GOMES LUSTOSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "carminhalustosa@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido pelos discentes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/LEDOC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com orientação da coordenação de área do programa. A ação teve como público-alvo estudantes do ensino médio de uma escola parceira do PIBID. O objetivo principal foi promover um intercâmbio entre a educação básica e o ensino superior, proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciar práticas experimentais em Ciências da Natureza, utilizando os espaços laboratoriais da universidade. A programação incluiu visitas ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação do Campo (LABECAMPO) e à Coleção de História Natural (CHN). No LABECAMPO, os estudantes participaram de atividades práticas e lúdicas, como a observação de células e tecidos vegetais ao microscópio e o experimento "Camaleão Redox", que demonstrou, por meio da mudança de cor da solução, os diferentes estados de oxidação do manganês. Todas as atividades foram planejadas e executadas pelos discentes pibidianos, com foco na contextualização dos conteúdos, acessibilidade didática e promoção de um ensino de ciências mais atrativo. Ao final da experiência, os estudantes responderam a um questionário de avaliação, abordando aspectos como estrutura física, tempo de duração, compreensão dos conteúdos, atuação dos monitores e impacto no interesse por temas científicos. Os resultados indicaram satisfação com a atividade, com destaque para o entusiasmo em realizar experimentos em um ambiente universitário. A maioria dos alunos classificou os conteúdos como relevantes e relatou ter compreendido os conceitos abordados. Além disso, houve um aumento do interesse dos estudantes por temas científicos, reforçando o potencial das atividades experimentais para estimular a aprendizagem significativa e o pensamento crítico. A ação evidencia a importância do PIBID tanto na formação inicial de professores quanto na aproximação entre universidade e escolas do campo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.