Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM RECURSOS HIDRÍCOS DOS ALUNOS CACERENSES NO I WORKSHOP DOS LABORATÓRIOS INTEGRADOS AO PPGGEO: MEIO AMBIENTE, ESCOLA E VIVÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135371
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8918
    "inscrito_id" => 18736
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM RECURSOS HIDRÍCOS DOS ALUNOS CACERENSES NO I WORKSHOP DOS LABORATÓRIOS INTEGRADOS AO PPGGEO: MEIO AMBIENTE, ESCOLA E VIVÊNCIA"
    "resumo" => "O I Workshop dos Laboratórios Integrados ao PPGGeo: Meio Ambiente, Escola e Vivência, vinculado em complemento aos projetos de extensão: “Morfologia, hidrodinâmica e uso da terra: um olhar da juventude no contexto ambiental" e "Percepção ambiental e rede hídrica: os desafios para o futuro", teve como desígnio capacitar os estudantes cacerenses a reconhecerem os desafios ambientais em diferentes escalas (local, regional, global), desenvolvendo o pensamento crítico através das causas e consequências dos problemas ambientais, avaliando diferentes perspectivas e soluções propostas. O I Workshop citado, organizado pelo Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão em Geomorfologia Fluvial: “Profª. Dra. Sandra Baptista da Cunha” - LAPEGEOF, vinculado ao Programa de Pós - Graduação em Geografia – PPGGeo - UNEMAT, objetivando trabalhar atividades diferenciadas com a abordagem da água com os alunos cacerenses do ensino básico em todos os níveis na Semana Mundial do Meio Ambiente. Os processos metodológicos, incluíram a confecção de placas orientativas que motivam a educação ambiental (EA) com os alunos cacerenses das escolas públicas e privadas, para fixarem próximo aos córregos urbanos, sob a orientação de discentes em creditação, pós-graduandas e professores PPGGEO, evidenciando o pensamento crítico dos alunos em consonância as habilidades do ensino de Geografia e a Educação Ambiental (EA). O I Workshop, foi realizado no dia cinco de junho (2025), o Dia Mundial do Meio Ambiente, no Câmpus Universitário Jane Vanini, Cáceres, Mato Grosso, Brasil. Os resultados apresentados, demonstraram a confecção de mapas mentais elaborados pelos estudantes, a confecção de jogos lúdicos, jogos da memória sobre a importância da água, mapas conceituais, concurso de poemas e desenhos sobre os recursos hídricos no Pantanal cacerense, assim o êxito na sensibilização dos alunos do ensino básico sobre a importância da água no seu cotidiano e para todos os tipos de vida. E o cuidado com o Meio Ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18736_TB8918_01072025192410.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN SIMONE TORTORELLI"
    "autor_nome_curto" => "HELLEN"
    "autor_email" => "hellen.tortorelli@unemat.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135371
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8918
    "inscrito_id" => 18736
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM RECURSOS HIDRÍCOS DOS ALUNOS CACERENSES NO I WORKSHOP DOS LABORATÓRIOS INTEGRADOS AO PPGGEO: MEIO AMBIENTE, ESCOLA E VIVÊNCIA"
    "resumo" => "O I Workshop dos Laboratórios Integrados ao PPGGeo: Meio Ambiente, Escola e Vivência, vinculado em complemento aos projetos de extensão: “Morfologia, hidrodinâmica e uso da terra: um olhar da juventude no contexto ambiental" e "Percepção ambiental e rede hídrica: os desafios para o futuro", teve como desígnio capacitar os estudantes cacerenses a reconhecerem os desafios ambientais em diferentes escalas (local, regional, global), desenvolvendo o pensamento crítico através das causas e consequências dos problemas ambientais, avaliando diferentes perspectivas e soluções propostas. O I Workshop citado, organizado pelo Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão em Geomorfologia Fluvial: “Profª. Dra. Sandra Baptista da Cunha” - LAPEGEOF, vinculado ao Programa de Pós - Graduação em Geografia – PPGGeo - UNEMAT, objetivando trabalhar atividades diferenciadas com a abordagem da água com os alunos cacerenses do ensino básico em todos os níveis na Semana Mundial do Meio Ambiente. Os processos metodológicos, incluíram a confecção de placas orientativas que motivam a educação ambiental (EA) com os alunos cacerenses das escolas públicas e privadas, para fixarem próximo aos córregos urbanos, sob a orientação de discentes em creditação, pós-graduandas e professores PPGGEO, evidenciando o pensamento crítico dos alunos em consonância as habilidades do ensino de Geografia e a Educação Ambiental (EA). O I Workshop, foi realizado no dia cinco de junho (2025), o Dia Mundial do Meio Ambiente, no Câmpus Universitário Jane Vanini, Cáceres, Mato Grosso, Brasil. Os resultados apresentados, demonstraram a confecção de mapas mentais elaborados pelos estudantes, a confecção de jogos lúdicos, jogos da memória sobre a importância da água, mapas conceituais, concurso de poemas e desenhos sobre os recursos hídricos no Pantanal cacerense, assim o êxito na sensibilização dos alunos do ensino básico sobre a importância da água no seu cotidiano e para todos os tipos de vida. E o cuidado com o Meio Ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18736_TB8918_01072025192410.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN SIMONE TORTORELLI"
    "autor_nome_curto" => "HELLEN"
    "autor_email" => "hellen.tortorelli@unemat.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O I Workshop dos Laboratórios Integrados ao PPGGeo: Meio Ambiente, Escola e Vivência, vinculado em complemento aos projetos de extensão: “Morfologia, hidrodinâmica e uso da terra: um olhar da juventude no contexto ambiental" e "Percepção ambiental e rede hídrica: os desafios para o futuro", teve como desígnio capacitar os estudantes cacerenses a reconhecerem os desafios ambientais em diferentes escalas (local, regional, global), desenvolvendo o pensamento crítico através das causas e consequências dos problemas ambientais, avaliando diferentes perspectivas e soluções propostas. O I Workshop citado, organizado pelo Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão em Geomorfologia Fluvial: “Profª. Dra. Sandra Baptista da Cunha” - LAPEGEOF, vinculado ao Programa de Pós - Graduação em Geografia – PPGGeo - UNEMAT, objetivando trabalhar atividades diferenciadas com a abordagem da água com os alunos cacerenses do ensino básico em todos os níveis na Semana Mundial do Meio Ambiente. Os processos metodológicos, incluíram a confecção de placas orientativas que motivam a educação ambiental (EA) com os alunos cacerenses das escolas públicas e privadas, para fixarem próximo aos córregos urbanos, sob a orientação de discentes em creditação, pós-graduandas e professores PPGGEO, evidenciando o pensamento crítico dos alunos em consonância as habilidades do ensino de Geografia e a Educação Ambiental (EA). O I Workshop, foi realizado no dia cinco de junho (2025), o Dia Mundial do Meio Ambiente, no Câmpus Universitário Jane Vanini, Cáceres, Mato Grosso, Brasil. Os resultados apresentados, demonstraram a confecção de mapas mentais elaborados pelos estudantes, a confecção de jogos lúdicos, jogos da memória sobre a importância da água, mapas conceituais, concurso de poemas e desenhos sobre os recursos hídricos no Pantanal cacerense, assim o êxito na sensibilização dos alunos do ensino básico sobre a importância da água no seu cotidiano e para todos os tipos de vida. E o cuidado com o Meio Ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.