IMPACTO DE PADRÕES SINTÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE PYTHON E JAVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135402 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8956 "inscrito_id" => 19152 "titulo" => "IMPACTO DE PADRÕES SINTÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE PYTHON E JAVA" "resumo" => "A compreensão de código é um componente central no processo de aprendizagem da programação, particularmente entre estudantes iniciantes. Apesar do avanço de ferramentas e metodologias para ensino, ainda há pouca investigação sobre o impacto de pequenos padrões sintáticos, como atoms of confusion, code smells e syntactic sugar, na clareza e interpretabilidade do código-fonte. Esses padrões, mesmo não alterando o comportamento funcional do programa, podem introduzir ambiguidades cognitivas que dificultam a leitura e compreensão do código. Neste trabalho, conduzimos uma investigação empírica com foco em como tais estruturas afetam a percepção de estudantes sobre clareza, preferência e dificuldade em tarefas de leitura de código em Python e Java. Aplicamos um survey com participantes de disciplinas introdutórias de programação, nos quais comparamos diferentes versões de trechos de código: algumas seguindo diretrizes formais, como o PEP8, e outras propositalmente sem seguir tais recomendações. Os resultados revelam que determinados padrões tidos como boas práticas por guias de estilo podem, na prática, aumentar o esforço cognitivo e gerar confusão. Em contrapartida, algumas construções não convencionais foram vistas como mais diretas e compreensíveis pelos estudantes. A partir desses achados, o artigo discute os impactos de decisões sintáticas no processo de ensino e aprendizagem e propõe diretrizes pedagógicas para o uso de estilos e padrões de código de forma mais alinhada à realidade dos iniciantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19152_TB8956_07072025143334.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLO ROBERTO FERNANDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "PABLO" "autor_email" => "pablorobertofernando@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135402 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8956 "inscrito_id" => 19152 "titulo" => "IMPACTO DE PADRÕES SINTÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE PYTHON E JAVA" "resumo" => "A compreensão de código é um componente central no processo de aprendizagem da programação, particularmente entre estudantes iniciantes. Apesar do avanço de ferramentas e metodologias para ensino, ainda há pouca investigação sobre o impacto de pequenos padrões sintáticos, como atoms of confusion, code smells e syntactic sugar, na clareza e interpretabilidade do código-fonte. Esses padrões, mesmo não alterando o comportamento funcional do programa, podem introduzir ambiguidades cognitivas que dificultam a leitura e compreensão do código. Neste trabalho, conduzimos uma investigação empírica com foco em como tais estruturas afetam a percepção de estudantes sobre clareza, preferência e dificuldade em tarefas de leitura de código em Python e Java. Aplicamos um survey com participantes de disciplinas introdutórias de programação, nos quais comparamos diferentes versões de trechos de código: algumas seguindo diretrizes formais, como o PEP8, e outras propositalmente sem seguir tais recomendações. Os resultados revelam que determinados padrões tidos como boas práticas por guias de estilo podem, na prática, aumentar o esforço cognitivo e gerar confusão. Em contrapartida, algumas construções não convencionais foram vistas como mais diretas e compreensíveis pelos estudantes. A partir desses achados, o artigo discute os impactos de decisões sintáticas no processo de ensino e aprendizagem e propõe diretrizes pedagógicas para o uso de estilos e padrões de código de forma mais alinhada à realidade dos iniciantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19152_TB8956_07072025143334.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLO ROBERTO FERNANDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "PABLO" "autor_email" => "pablorobertofernando@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }