A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA DINÂMICA ESCOLAR: CONEXÕES ENTRE EMOÇÃO, COGNIÇÃO E ENSINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135472 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9063 "inscrito_id" => 19663 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA DINÂMICA ESCOLAR: CONEXÕES ENTRE EMOÇÃO, COGNIÇÃO E ENSINO" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo refletir e aprofundar a compreensão sobre o papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, destacando sua importância na promoção do desenvolvimento integral dos estudantes. Com base em uma revisão bibliográfica fundamentada nas contribuições teóricas de Henri Wallon, Elvira Tassoni e outros autores contemporâneos da área educacional, evidencia-se que emoções e sentimentos não apenas acompanham, mas moldam o percurso educativo, influenciando diretamente a atenção, a memória, a motivação, a autorregulação e o desempenho acadêmico. A afetividade, nesse sentido, se manifesta de forma concreta nas interações diárias entre professor e aluno, sendo decisiva na formação de vínculos de confiança e respeito mútuo, bem como na criação de um ambiente de aprendizagem acolhedor, seguro e emocionalmente estimulante. O papel do professor se revela essencial, não apenas como mediador do conhecimento, mas como agente sensível às necessidades emocionais dos estudantes, promovendo práticas pedagógicas empáticas, inclusivas e humanizadoras. Assim, o trabalho defende que a afetividade não deve ser tratada como um aspecto secundário do processo educativo, mas como uma dimensão estruturante que potencializa o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos aprendizes, contribuindo para uma formação mais plena, significativa e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19663_TB9063_22072025092544.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA PISSINATTI" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isabela.pissinatti@unesp.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135472 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9063 "inscrito_id" => 19663 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA DINÂMICA ESCOLAR: CONEXÕES ENTRE EMOÇÃO, COGNIÇÃO E ENSINO" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo refletir e aprofundar a compreensão sobre o papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, destacando sua importância na promoção do desenvolvimento integral dos estudantes. Com base em uma revisão bibliográfica fundamentada nas contribuições teóricas de Henri Wallon, Elvira Tassoni e outros autores contemporâneos da área educacional, evidencia-se que emoções e sentimentos não apenas acompanham, mas moldam o percurso educativo, influenciando diretamente a atenção, a memória, a motivação, a autorregulação e o desempenho acadêmico. A afetividade, nesse sentido, se manifesta de forma concreta nas interações diárias entre professor e aluno, sendo decisiva na formação de vínculos de confiança e respeito mútuo, bem como na criação de um ambiente de aprendizagem acolhedor, seguro e emocionalmente estimulante. O papel do professor se revela essencial, não apenas como mediador do conhecimento, mas como agente sensível às necessidades emocionais dos estudantes, promovendo práticas pedagógicas empáticas, inclusivas e humanizadoras. Assim, o trabalho defende que a afetividade não deve ser tratada como um aspecto secundário do processo educativo, mas como uma dimensão estruturante que potencializa o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos aprendizes, contribuindo para uma formação mais plena, significativa e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19663_TB9063_22072025092544.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA PISSINATTI" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isabela.pissinatti@unesp.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }