Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA ESCOLA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ao observar e problematizar a prática educacional atual, nota-se que muitas escolas ainda se apoiam em métodos tradicionais, nos quais o aluno ocupa uma posição passiva no processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, conteúdos são priorizados em detrimento de vivências significativas que considerem o cotidiano dos estudantes e questões sociais e ambientais relevantes. Diante disso, o presente tem como objetivo de investigar como essas temáticas estão sendo inseridas no contexto escolar e na prática docente em uma escola do município de Campina Grande, PB. A pesquisa foi desenvolvida com base em revisão bibliográfica e na aplicação de questionários a professores e alunos do ensino fundamental, complementada por um encontro pedagógico com os estudantes. Fundamentada na concepção de Leff (2001), que entende o ambientalismo como parte de um movimento de emancipação cidadã e transformação social, esta investigação busca compreender como os professores abordam a sustentabilidade e a responsabilidade social em suas aulas, como os alunos interpretam essas temáticas e quais são suas motivações para se engajar em ações concretas dentro e fora da escola. A principal conclusão deste estudo é que a escola pesquisada reconhece a relevância das discussões sobre sustentabilidade e responsabilidade social, promovendo uma educação que vai além da teoria e estimula práticas que envolvem os alunos como protagonistas de transformações. Ao envolver os estudantes em reflexões e ações voltadas ao bem comum e ao cuidado com o meio ambiente, a escola contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, solidários e comprometidos com a construção de uma sociedade sustentável e socialmente justa.

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