TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS DIVERGENTES, AQUELES QUE SÃO ABANDONADOS PELO SISTEMA E RETORNAM À EDUCAÇÃO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135523 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9134 "inscrito_id" => 19823 "titulo" => "TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS DIVERGENTES, AQUELES QUE SÃO ABANDONADOS PELO SISTEMA E RETORNAM À EDUCAÇÃO." "resumo" => "O abandono escolar precoce da educação e da formação (ATEF) é uma das questões educativas que, de forma recorrente, tem revelado maior relevância para os indivíduos. A questão fundamental que se pretende abordar é a falta de atenção a um direito básico dos indivíduos, nomeadamente o direito ao desenvolvimento pessoal e a uma educação que contribua para esse fim. Através de um estudo sobre as trajetórias educativas dos sujeitos, é possível demonstrar como diversos fatores influenciam essas trajetórias, tais como a metodologia empregada pelos professores, as condições organizacionais e as relações dentro dos centros. O objetivo principal do estudo consistiu em investigar e analisar os diversos eventos presentes nas trajetórias educativas dos alunos que abandonaram e posteriormente regressaram aos estudos. Para desenvolver a investigação, recorreu-se ao método biográfico narrativo. Procedeu-se à reconstrução das diferentes narrativas biográficas dos sujeitos da investigação, mediante a análise dos marcos contidos nas mesmas e a exploração dos efeitos que exerceram nas suas trajetórias, bem como das relações entre os diferentes eventos. Os principais resultados obtidos demonstram uma diversidade de trajetórias, que conferem um caráter único à experiência do aluno. Contudo, a observação dos diferentes marcos revelan uma confluência que não é evidente quando se analisam as trajetórias à distância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19823_TB9134_29072025045415.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABRAHAM BERNÁRDEZ GÓMEZ" "autor_nome_curto" => "ABRAHAM" "autor_email" => "abraham.bernardez@uvigo.gal" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135523 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9134 "inscrito_id" => 19823 "titulo" => "TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS DIVERGENTES, AQUELES QUE SÃO ABANDONADOS PELO SISTEMA E RETORNAM À EDUCAÇÃO." "resumo" => "O abandono escolar precoce da educação e da formação (ATEF) é uma das questões educativas que, de forma recorrente, tem revelado maior relevância para os indivíduos. A questão fundamental que se pretende abordar é a falta de atenção a um direito básico dos indivíduos, nomeadamente o direito ao desenvolvimento pessoal e a uma educação que contribua para esse fim. Através de um estudo sobre as trajetórias educativas dos sujeitos, é possível demonstrar como diversos fatores influenciam essas trajetórias, tais como a metodologia empregada pelos professores, as condições organizacionais e as relações dentro dos centros. O objetivo principal do estudo consistiu em investigar e analisar os diversos eventos presentes nas trajetórias educativas dos alunos que abandonaram e posteriormente regressaram aos estudos. Para desenvolver a investigação, recorreu-se ao método biográfico narrativo. Procedeu-se à reconstrução das diferentes narrativas biográficas dos sujeitos da investigação, mediante a análise dos marcos contidos nas mesmas e a exploração dos efeitos que exerceram nas suas trajetórias, bem como das relações entre os diferentes eventos. Os principais resultados obtidos demonstram uma diversidade de trajetórias, que conferem um caráter único à experiência do aluno. Contudo, a observação dos diferentes marcos revelan uma confluência que não é evidente quando se analisam as trajetórias à distância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19823_TB9134_29072025045415.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABRAHAM BERNÁRDEZ GÓMEZ" "autor_nome_curto" => "ABRAHAM" "autor_email" => "abraham.bernardez@uvigo.gal" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }