Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA CONSTITUIÇÃO DO ALUNO-PESQUISADOR COM ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PARCERIA ENTRE UFPB E ENSINO ESTADUAL INDÍGENA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo apresenta as ações de um projeto de ensino desenvolvido para a contribuir com o ensino-aprendizagem da Matemática através da constituição do aluno-pesquisador e o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). O projeto foi desenvolvido em uma turma de 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual Indígena, no município de Rio Tinto/PB, no segundo semestre do ano de 2024. A escola fica situada na aldeia potiguara de Monte-Mor, e é conhecida por suas parcerias com a Universidade Federal e projetos socioculturais. Desse modo, o projeto foi criado pela professora de Matemática da turma do 6º ano do ano letivo de 2024 e foi desenvolvido em parceria com o Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que tem à frente uma professora do Ensino Superior e estudantes licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/Campus IV. O objetivo principal do projeto foi de promover uma educação científica, transformando a sala de aula em um LEM e constituir alunos pesquisadores que possam ser protagonistas na diminuição de seus déficits de aprendizagem, tendo como apoio o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática - LEPEM da UFPB/Campus IV. As ações desenvolvidas foram de visitações ao LEPEM da UFPB, pesquisas e construções de materiais didáticos; posteriormente, foram realizadas oficinas de pesquisa e atividades de recomposição em sala de aula, já que a escola não possui um laboratório físico. Essas ações tiveram como base as pesquisas de Freire (2002), Lorenzato (2006) e Marques (2006), como também as Habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC para a turma em questão, em Brasil (2018). O resultado desse projeto foi muito positivo e estimulante, pois os estudantes passaram a entender sobre protagonismo, a partir da prática de pesquisar e agir “por eles mesmo”.

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