Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO: REFLETINDO O PRESENTE E CONSTRUINDO O FUTURO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135588
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9220
    "inscrito_id" => 20324
    "titulo" => "PROJETO: REFLETINDO O PRESENTE E CONSTRUINDO O FUTURO."
    "resumo" => "O projeto pedagógico “Refletindo o Presente e Construindo o Futuro”, da Rede Municipal de Educação de Pinheiral (RJ), nasce da compreensão de que só nos comprometemos verdadeiramente com aquilo que conhecemos, pertencemos e nos apaixonamos. Essa premissa mobilizou escolas, estudantes, equipes e famílias a construírem uma proposta que ultrapassa os moldes e espaços tradicionais da educação, propondo vivências significativas que valorizam a identidade local, o engajamento e o protagonismo estudantil. O projeto teve início com a criação de um mascote coletivo, durante o evento “Sábado na Escola”, envolvendo a comunidade em um processo de pertencimento e expressão cultural, com destaque para o resgate das raízes locais, como o jongo. A culminância será o festival de curtas-metragens Educannes, no qual cada unidade escolar apresentará uma produção audiovisual sobre temas como cidadania, identidade e sustentabilidade. A proposta se fundamenta em Freire (1996), ao adotar o diálogo e a emancipação como práticas pedagógicas, em Pacheco (2005) e Hernández (2007), na valorização do currículo como construção coletiva e significativa, e em Nóvoa (2009), na defesa da escola como espaço de autoria e reinvenção. Entre os resultados já visíveis, destacam-se o envolvimento das unidades em pesquisas sobre o território, campanhas criativas, produção de vídeos e o fortalecimento da relação escola-comunidade. Um caso simbólico foi o de um aluno repetente do 6º ano, anteriormente desmotivado, que se engajou, mobilizou sua escola e foi premiado com uma bicicleta, tornando-se exemplo de transformação. O projeto revelou talentos, resgatou vínculos e inaugurou novas formas de olhar para a avaliação, o currículo e o sentido da escola pública. Trata- se de uma ação viva, afetiva e politicamente comprometida com a construção coletiva de um futuro mais justo, plural e possível."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20324_TB9220_03082025194608.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCRECIA SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCRECIA"
    "autor_email" => "lucreciassouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135588
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9220
    "inscrito_id" => 20324
    "titulo" => "PROJETO: REFLETINDO O PRESENTE E CONSTRUINDO O FUTURO."
    "resumo" => "O projeto pedagógico “Refletindo o Presente e Construindo o Futuro”, da Rede Municipal de Educação de Pinheiral (RJ), nasce da compreensão de que só nos comprometemos verdadeiramente com aquilo que conhecemos, pertencemos e nos apaixonamos. Essa premissa mobilizou escolas, estudantes, equipes e famílias a construírem uma proposta que ultrapassa os moldes e espaços tradicionais da educação, propondo vivências significativas que valorizam a identidade local, o engajamento e o protagonismo estudantil. O projeto teve início com a criação de um mascote coletivo, durante o evento “Sábado na Escola”, envolvendo a comunidade em um processo de pertencimento e expressão cultural, com destaque para o resgate das raízes locais, como o jongo. A culminância será o festival de curtas-metragens Educannes, no qual cada unidade escolar apresentará uma produção audiovisual sobre temas como cidadania, identidade e sustentabilidade. A proposta se fundamenta em Freire (1996), ao adotar o diálogo e a emancipação como práticas pedagógicas, em Pacheco (2005) e Hernández (2007), na valorização do currículo como construção coletiva e significativa, e em Nóvoa (2009), na defesa da escola como espaço de autoria e reinvenção. Entre os resultados já visíveis, destacam-se o envolvimento das unidades em pesquisas sobre o território, campanhas criativas, produção de vídeos e o fortalecimento da relação escola-comunidade. Um caso simbólico foi o de um aluno repetente do 6º ano, anteriormente desmotivado, que se engajou, mobilizou sua escola e foi premiado com uma bicicleta, tornando-se exemplo de transformação. O projeto revelou talentos, resgatou vínculos e inaugurou novas formas de olhar para a avaliação, o currículo e o sentido da escola pública. Trata- se de uma ação viva, afetiva e politicamente comprometida com a construção coletiva de um futuro mais justo, plural e possível."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20324_TB9220_03082025194608.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCRECIA SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCRECIA"
    "autor_email" => "lucreciassouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto pedagógico “Refletindo o Presente e Construindo o Futuro”, da Rede Municipal de Educação de Pinheiral (RJ), nasce da compreensão de que só nos comprometemos verdadeiramente com aquilo que conhecemos, pertencemos e nos apaixonamos. Essa premissa mobilizou escolas, estudantes, equipes e famílias a construírem uma proposta que ultrapassa os moldes e espaços tradicionais da educação, propondo vivências significativas que valorizam a identidade local, o engajamento e o protagonismo estudantil. O projeto teve início com a criação de um mascote coletivo, durante o evento “Sábado na Escola”, envolvendo a comunidade em um processo de pertencimento e expressão cultural, com destaque para o resgate das raízes locais, como o jongo. A culminância será o festival de curtas-metragens Educannes, no qual cada unidade escolar apresentará uma produção audiovisual sobre temas como cidadania, identidade e sustentabilidade. A proposta se fundamenta em Freire (1996), ao adotar o diálogo e a emancipação como práticas pedagógicas, em Pacheco (2005) e Hernández (2007), na valorização do currículo como construção coletiva e significativa, e em Nóvoa (2009), na defesa da escola como espaço de autoria e reinvenção. Entre os resultados já visíveis, destacam-se o envolvimento das unidades em pesquisas sobre o território, campanhas criativas, produção de vídeos e o fortalecimento da relação escola-comunidade. Um caso simbólico foi o de um aluno repetente do 6º ano, anteriormente desmotivado, que se engajou, mobilizou sua escola e foi premiado com uma bicicleta, tornando-se exemplo de transformação. O projeto revelou talentos, resgatou vínculos e inaugurou novas formas de olhar para a avaliação, o currículo e o sentido da escola pública. Trata- se de uma ação viva, afetiva e politicamente comprometida com a construção coletiva de um futuro mais justo, plural e possível.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.