Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA UM CAMINHO PARA O EMPODERAMENTO E PROTAGONISMO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135693
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9351
    "inscrito_id" => 20625
    "titulo" => "PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA UM CAMINHO PARA O EMPODERAMENTO E PROTAGONISMO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO"
    "resumo" => "O Programa Saúde na Escola é uma ferramenta que potencializa as ações de Promoção em saúde no Brasil, dando protagonismo e relevância para a evolução do profissional enfermeiro, sendo um fator decisivo na transformação dos saberes sobre saúde de forma coletiva, entregando valorização e credibilidade para os setores envolvidos. Esse estudo teve como objetivo identificar na literatura científica a relação entre o profissional enfermeiro e o Programa Saúde na Escola. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura realizada via Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Base de Dados em Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), utilizando os descritores “enfermagem de atenção primária”, “educação em saúde”, “serviços de enfermagem escolar” e “enfermagem”. Foram inclusos estudos nos idiomas inglês e português dos últimos 10 anos (2014 a 2023). Após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, a amostra final foi composta por 16 estudos que responderam o objetivo e a questão pesquisa. O Programa Saúde na Escola (PSE) se destaca ao unir saúde e educação, promovendo hábitos saudáveis desde a infância e a adolescência. O papel do enfermeiro é central nesse contexto, atuando como educador em saúde e facilitador de mudanças. A atuação da enfermagem no PSE é primordial para a promoção de saúde no âmbito escolar, viabilizando a transformação social necessária para o saber coletivo no que diz respeito a saúde, ampliando e multiplicando o entendimento sobre a responsabilidade coletiva deste processo. Contudo, o sucesso de sua implementação depende de uma colaboração eficaz entre os setores de saúde e educação, da valorização dos profissionais envolvidos e do comprometimento das políticas públicas para garantir que todos os estudantes tenham acesso a um ambiente escolar que favoreça sua saúde e bem-estar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20625_TB9351_06082025221554.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL DOS SANTOS DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "gabriel_liberdade@outlook.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135693
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9351
    "inscrito_id" => 20625
    "titulo" => "PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA UM CAMINHO PARA O EMPODERAMENTO E PROTAGONISMO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO"
    "resumo" => "O Programa Saúde na Escola é uma ferramenta que potencializa as ações de Promoção em saúde no Brasil, dando protagonismo e relevância para a evolução do profissional enfermeiro, sendo um fator decisivo na transformação dos saberes sobre saúde de forma coletiva, entregando valorização e credibilidade para os setores envolvidos. Esse estudo teve como objetivo identificar na literatura científica a relação entre o profissional enfermeiro e o Programa Saúde na Escola. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura realizada via Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Base de Dados em Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), utilizando os descritores “enfermagem de atenção primária”, “educação em saúde”, “serviços de enfermagem escolar” e “enfermagem”. Foram inclusos estudos nos idiomas inglês e português dos últimos 10 anos (2014 a 2023). Após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, a amostra final foi composta por 16 estudos que responderam o objetivo e a questão pesquisa. O Programa Saúde na Escola (PSE) se destaca ao unir saúde e educação, promovendo hábitos saudáveis desde a infância e a adolescência. O papel do enfermeiro é central nesse contexto, atuando como educador em saúde e facilitador de mudanças. A atuação da enfermagem no PSE é primordial para a promoção de saúde no âmbito escolar, viabilizando a transformação social necessária para o saber coletivo no que diz respeito a saúde, ampliando e multiplicando o entendimento sobre a responsabilidade coletiva deste processo. Contudo, o sucesso de sua implementação depende de uma colaboração eficaz entre os setores de saúde e educação, da valorização dos profissionais envolvidos e do comprometimento das políticas públicas para garantir que todos os estudantes tenham acesso a um ambiente escolar que favoreça sua saúde e bem-estar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20625_TB9351_06082025221554.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL DOS SANTOS DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "gabriel_liberdade@outlook.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Programa Saúde na Escola é uma ferramenta que potencializa as ações de Promoção em saúde no Brasil, dando protagonismo e relevância para a evolução do profissional enfermeiro, sendo um fator decisivo na transformação dos saberes sobre saúde de forma coletiva, entregando valorização e credibilidade para os setores envolvidos. Esse estudo teve como objetivo identificar na literatura científica a relação entre o profissional enfermeiro e o Programa Saúde na Escola. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura realizada via Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Base de Dados em Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), utilizando os descritores “enfermagem de atenção primária”, “educação em saúde”, “serviços de enfermagem escolar” e “enfermagem”. Foram inclusos estudos nos idiomas inglês e português dos últimos 10 anos (2014 a 2023). Após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, a amostra final foi composta por 16 estudos que responderam o objetivo e a questão pesquisa. O Programa Saúde na Escola (PSE) se destaca ao unir saúde e educação, promovendo hábitos saudáveis desde a infância e a adolescência. O papel do enfermeiro é central nesse contexto, atuando como educador em saúde e facilitador de mudanças. A atuação da enfermagem no PSE é primordial para a promoção de saúde no âmbito escolar, viabilizando a transformação social necessária para o saber coletivo no que diz respeito a saúde, ampliando e multiplicando o entendimento sobre a responsabilidade coletiva deste processo. Contudo, o sucesso de sua implementação depende de uma colaboração eficaz entre os setores de saúde e educação, da valorização dos profissionais envolvidos e do comprometimento das políticas públicas para garantir que todos os estudantes tenham acesso a um ambiente escolar que favoreça sua saúde e bem-estar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.