PENSAMENTO CRÍTICO E MATEMÁTICA: APLICAÇÃO DO MÉTODO DE POLYA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135714 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9389 "inscrito_id" => 20582 "titulo" => "PENSAMENTO CRÍTICO E MATEMÁTICA: APLICAÇÃO DO MÉTODO DE POLYA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "No contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente no Ensino Médio Integrado (EMI), a busca por metodologias que aproximem os conteúdos escolares da realidade dos estudantes tem sido uma constante. Este estudo apresenta uma proposta metodológica para o ensino de Matemática no curso técnico em Informática, com base na resolução de problemas segundo o Método de Polya. O método organiza-se em quatro etapas: compreender o problema, elaborar um plano, executar o plano e revisar a solução, favorecendo o desenvolvimento de competências cognitivas essenciais. Foram elaborados e aplicados cinco problemas contextualizados com situações reais do universo da Informática, permitindo ao estudante articular conhecimentos matemáticos com sua futura prática profissional. A proposta visa integrar o saber técnico ao saber científico, promovendo uma aprendizagem mais significativa e funcional. Os resultados apontam que os estudantes demonstraram maior envolvimento nas aulas, melhora na compreensão dos conteúdos matemáticos e maior facilidade em aplicar conceitos em situações concretas. Além disso, observou-se o fortalecimento do pensamento crítico, da autonomia e da capacidade de argumentação. A aplicação do Método de Polya na EPT mostrou-se uma estratégia eficaz para tornar o ensino da Matemática mais contextualizado, atrativo e próximo da realidade dos alunos do EMI. Espera-se que esta experiência possa contribuir com outras práticas pedagógicas que visem aproximar a Matemática das demandas do mundo do trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20582_TB9389_07082025102807.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL FELIPE DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "Gabriel Felipe" "autor_email" => "felipesantosbiel@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135714 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9389 "inscrito_id" => 20582 "titulo" => "PENSAMENTO CRÍTICO E MATEMÁTICA: APLICAÇÃO DO MÉTODO DE POLYA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "No contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente no Ensino Médio Integrado (EMI), a busca por metodologias que aproximem os conteúdos escolares da realidade dos estudantes tem sido uma constante. Este estudo apresenta uma proposta metodológica para o ensino de Matemática no curso técnico em Informática, com base na resolução de problemas segundo o Método de Polya. O método organiza-se em quatro etapas: compreender o problema, elaborar um plano, executar o plano e revisar a solução, favorecendo o desenvolvimento de competências cognitivas essenciais. Foram elaborados e aplicados cinco problemas contextualizados com situações reais do universo da Informática, permitindo ao estudante articular conhecimentos matemáticos com sua futura prática profissional. A proposta visa integrar o saber técnico ao saber científico, promovendo uma aprendizagem mais significativa e funcional. Os resultados apontam que os estudantes demonstraram maior envolvimento nas aulas, melhora na compreensão dos conteúdos matemáticos e maior facilidade em aplicar conceitos em situações concretas. Além disso, observou-se o fortalecimento do pensamento crítico, da autonomia e da capacidade de argumentação. A aplicação do Método de Polya na EPT mostrou-se uma estratégia eficaz para tornar o ensino da Matemática mais contextualizado, atrativo e próximo da realidade dos alunos do EMI. Espera-se que esta experiência possa contribuir com outras práticas pedagógicas que visem aproximar a Matemática das demandas do mundo do trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20582_TB9389_07082025102807.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL FELIPE DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "Gabriel Felipe" "autor_email" => "felipesantosbiel@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }