ECOLOGIA EM EVIDÊNCIA: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DA PRIMEIRA FASE DA OBB (2018–2025) E SUAS CONEXÕES COM A BNCC E A PRÁTICA DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135753 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9447 "inscrito_id" => 20149 "titulo" => "ECOLOGIA EM EVIDÊNCIA: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DA PRIMEIRA FASE DA OBB (2018–2025) E SUAS CONEXÕES COM A BNCC E A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "As Olimpíadas Científicas vêm se consolidando como ferramentas pedagógicas que potencializam o ensino de Ciências, ao integrar conteúdos curriculares e desafios contextualizados e, com isso, estimular o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a criatividade. Este estudo teve como objetivo analisar as questões de Ecologia da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) no período de 2018 a 2025. A proposta inclui uma análise quantitativa por subárea e ano, seguida de reflexões qualitativas sobre o perfil das questões, sua contextualização e relação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O total de 48 questões de Ecologia representa uma amostra significativa dentro das 245 questões analisadas. Os anos com maior incidência de Ecologia foram 2020 e 2024, com 7 questões cada (14,58%), o que pode refletir um alinhamento com temas ambientais em alta nesses períodos, como a pandemia e os impactos climáticos. Já os anos de 2021, 2023 e 2025 apresentaram apenas 4 questões cada. Interações ecológicas (20,83%) foram o tema mais recorrente. Essas questões desenvolvem nos estudantes a compreensão sistêmica dos ecossistemas, alinhando-se à BNCC (competência EM13CNT203) ao favorecer a análise de fenômenos naturais por meio da interdependência entre fatores bióticos e abióticos. Poluição ambiental (18,75%) e Biomas do Brasil (14,58%) surgem em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Tais conteúdos reforçam o papel da escola na formação de cidadãos conscientes, conforme propõe a BNCC nas competências EM13CNT305 (avaliar impactos das ações humanas) e EM13CNT206 (avaliar estratégias de conservação da biodiversidade). As subáreas clássicas, como cadeias alimentares, fluxo de energia, sucessão ecológica e ciclos biogeoquímicos, também estiveram presentes, mas com menor frequência. Conclui-se que as subáreas mais frequentes dialogam com temas contemporâneos como sustentabilidade, justiça ambiental e saúde coletiva, desafiando os professores a adotarem metodologias ativas e a aproximarem o ensino de Ciências das complexidades socioambientais do nosso tempo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20149_TB9447_07082025184414.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE LINDINALVA BARBOSA AMORIM" "autor_nome_curto" => "LIDIANE" "autor_email" => "lidianeamorim@seduc.pi.gov.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135753 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9447 "inscrito_id" => 20149 "titulo" => "ECOLOGIA EM EVIDÊNCIA: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DA PRIMEIRA FASE DA OBB (2018–2025) E SUAS CONEXÕES COM A BNCC E A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "As Olimpíadas Científicas vêm se consolidando como ferramentas pedagógicas que potencializam o ensino de Ciências, ao integrar conteúdos curriculares e desafios contextualizados e, com isso, estimular o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a criatividade. Este estudo teve como objetivo analisar as questões de Ecologia da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) no período de 2018 a 2025. A proposta inclui uma análise quantitativa por subárea e ano, seguida de reflexões qualitativas sobre o perfil das questões, sua contextualização e relação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O total de 48 questões de Ecologia representa uma amostra significativa dentro das 245 questões analisadas. Os anos com maior incidência de Ecologia foram 2020 e 2024, com 7 questões cada (14,58%), o que pode refletir um alinhamento com temas ambientais em alta nesses períodos, como a pandemia e os impactos climáticos. Já os anos de 2021, 2023 e 2025 apresentaram apenas 4 questões cada. Interações ecológicas (20,83%) foram o tema mais recorrente. Essas questões desenvolvem nos estudantes a compreensão sistêmica dos ecossistemas, alinhando-se à BNCC (competência EM13CNT203) ao favorecer a análise de fenômenos naturais por meio da interdependência entre fatores bióticos e abióticos. Poluição ambiental (18,75%) e Biomas do Brasil (14,58%) surgem em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Tais conteúdos reforçam o papel da escola na formação de cidadãos conscientes, conforme propõe a BNCC nas competências EM13CNT305 (avaliar impactos das ações humanas) e EM13CNT206 (avaliar estratégias de conservação da biodiversidade). As subáreas clássicas, como cadeias alimentares, fluxo de energia, sucessão ecológica e ciclos biogeoquímicos, também estiveram presentes, mas com menor frequência. Conclui-se que as subáreas mais frequentes dialogam com temas contemporâneos como sustentabilidade, justiça ambiental e saúde coletiva, desafiando os professores a adotarem metodologias ativas e a aproximarem o ensino de Ciências das complexidades socioambientais do nosso tempo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20149_TB9447_07082025184414.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE LINDINALVA BARBOSA AMORIM" "autor_nome_curto" => "LIDIANE" "autor_email" => "lidianeamorim@seduc.pi.gov.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }