PEQUENOS CIENTISTAS EM AÇÃO: EXPLORANDO OS DIFERENTES TIPOS DE SOLO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135806 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9526 "inscrito_id" => 12898 "titulo" => "PEQUENOS CIENTISTAS EM AÇÃO: EXPLORANDO OS DIFERENTES TIPOS DE SOLO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo mostrar como as experiências no laboratório de Ciências favorecem o ensino e a aprendizagem dos alunos do Pré II da Educação Infantil do Colégio La Salle Santo Antônio. Os campos de experiência são essenciais para o desenvolvimento infantil, pois envolvem a exploração do ambiente escolar, a interação com colegas e professores, além de valorizarem a aprendizagem por meio de atividades lúdicas. Com os estudantes, foram desenvolvidas experiências práticas como a construção de um "vulcão" com argila, copo plástico e prato. Durante a atividade, as crianças puderam perceber características do solo argiloso, como sua textura diferenciada, relacionando-o com o conteúdo trabalhado. Após a construção, foi realizada uma simulação de erupção vulcânica utilizando bicarbonato de sódio, vinagre e corante. Esse momento promoveu grande interação entre os pares, despertando a curiosidade e o questionamento sobre os fenômenos observados. Outra atividade desenvolvida foi a produção de areia movediça (fluido não newtoniano, feito com amido e água). Ao explorarem essa mistura no laboratório de Ciências, as crianças notaram que, ao tocar levemente a superfície, seus dedos afundavam, mas, ao pressionarem com mais força, a mistura parecia endurecer. Essa vivência, embora não envolva um tipo de solo específico, permitiu abordar as propriedades do solo arenoso em certas condições. A experiência também estimulou o sensorial ao envolver diferentes texturas como o amido, a água e a "areia" produzida. Essas práticas proporcionaram não apenas a exploração de conceitos científicos, mas também o desenvolvimento da criatividade e da expressão artística, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza a aprendizagem na Educação Infantil por meio da ludicidade e da experimentação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12898_TB9526_07082025224731.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA VERLY" "autor_nome_curto" => "MARINA" "autor_email" => "marinaverly05@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135806 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9526 "inscrito_id" => 12898 "titulo" => "PEQUENOS CIENTISTAS EM AÇÃO: EXPLORANDO OS DIFERENTES TIPOS DE SOLO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo mostrar como as experiências no laboratório de Ciências favorecem o ensino e a aprendizagem dos alunos do Pré II da Educação Infantil do Colégio La Salle Santo Antônio. Os campos de experiência são essenciais para o desenvolvimento infantil, pois envolvem a exploração do ambiente escolar, a interação com colegas e professores, além de valorizarem a aprendizagem por meio de atividades lúdicas. Com os estudantes, foram desenvolvidas experiências práticas como a construção de um "vulcão" com argila, copo plástico e prato. Durante a atividade, as crianças puderam perceber características do solo argiloso, como sua textura diferenciada, relacionando-o com o conteúdo trabalhado. Após a construção, foi realizada uma simulação de erupção vulcânica utilizando bicarbonato de sódio, vinagre e corante. Esse momento promoveu grande interação entre os pares, despertando a curiosidade e o questionamento sobre os fenômenos observados. Outra atividade desenvolvida foi a produção de areia movediça (fluido não newtoniano, feito com amido e água). Ao explorarem essa mistura no laboratório de Ciências, as crianças notaram que, ao tocar levemente a superfície, seus dedos afundavam, mas, ao pressionarem com mais força, a mistura parecia endurecer. Essa vivência, embora não envolva um tipo de solo específico, permitiu abordar as propriedades do solo arenoso em certas condições. A experiência também estimulou o sensorial ao envolver diferentes texturas como o amido, a água e a "areia" produzida. Essas práticas proporcionaram não apenas a exploração de conceitos científicos, mas também o desenvolvimento da criatividade e da expressão artística, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza a aprendizagem na Educação Infantil por meio da ludicidade e da experimentação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12898_TB9526_07082025224731.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA VERLY" "autor_nome_curto" => "MARINA" "autor_email" => "marinaverly05@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }