O PORTFÓLIO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇAO INFANTIL (CRIANÇAS DE 5 ANOS).
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135864 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9609 "inscrito_id" => 17388 "titulo" => "O PORTFÓLIO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇAO INFANTIL (CRIANÇAS DE 5 ANOS)." "resumo" => "Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho, caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar. ” Paulo Freire.Esse projeto de pesquisa tem como objetivo reconhecer o portfolio como parte do processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil de 0 a 5 anos de idade. o portfólio como instrumento de avaliação acompanhando o desenvolvimento da criança no espaço de educação infantil, compreender as contribuições e finalidades desse instrumento de avaliação. Segundo Craidy e Kaercher (2001), a educação da criança pequena envolve simultaneamente dois processos e indissociáveis: o educar e o cuidar. Nessa etapa as crianças tem contato no mundo que as envolve, através de experiências diretas com pessoas e coisas deste mundo e as formas de expressão que nele ocorrem. Esta inserção das crianças com o mundo que as cerca, não seria possível sem que atividades voltadas para o cuidar e o educar não se fossem presentes. Para Craidy e Kaercher (2001), quando uma sociedade faz exigências de trabalho as mães e aos pais de crianças pequenas, tem por obrigação promover ambientes acolhedores, que passem segurança para esses adultos e ofereçam aprendizagens adequadas a crianças de diferentes faixa etária em ambientes acolhedores, seguros, alegres. De acordo com o RCNEI, o educar assume um papel essencial no contexto da educação infantil: Propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimento mais amplos da realidade social e cultural ( BRASIL, 1998, P.23)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID17388_TB9609_18082025103138.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIANE GOMES" "autor_nome_curto" => "TAIANE" "autor_email" => "taiane.g.neves@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135864 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9609 "inscrito_id" => 17388 "titulo" => "O PORTFÓLIO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇAO INFANTIL (CRIANÇAS DE 5 ANOS)." "resumo" => "Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho, caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar. ” Paulo Freire.Esse projeto de pesquisa tem como objetivo reconhecer o portfolio como parte do processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil de 0 a 5 anos de idade. o portfólio como instrumento de avaliação acompanhando o desenvolvimento da criança no espaço de educação infantil, compreender as contribuições e finalidades desse instrumento de avaliação. Segundo Craidy e Kaercher (2001), a educação da criança pequena envolve simultaneamente dois processos e indissociáveis: o educar e o cuidar. Nessa etapa as crianças tem contato no mundo que as envolve, através de experiências diretas com pessoas e coisas deste mundo e as formas de expressão que nele ocorrem. Esta inserção das crianças com o mundo que as cerca, não seria possível sem que atividades voltadas para o cuidar e o educar não se fossem presentes. Para Craidy e Kaercher (2001), quando uma sociedade faz exigências de trabalho as mães e aos pais de crianças pequenas, tem por obrigação promover ambientes acolhedores, que passem segurança para esses adultos e ofereçam aprendizagens adequadas a crianças de diferentes faixa etária em ambientes acolhedores, seguros, alegres. De acordo com o RCNEI, o educar assume um papel essencial no contexto da educação infantil: Propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimento mais amplos da realidade social e cultural ( BRASIL, 1998, P.23)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID17388_TB9609_18082025103138.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIANE GOMES" "autor_nome_curto" => "TAIANE" "autor_email" => "taiane.g.neves@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }