O presente trabalho tem como objetivo analisar o conceito de saúde através do discurso dos adolescentes do Ensino Fundamental de uma escola publica de Montes Claros – MG. Utilizamos a técnica do grupo focal para entender o conhecimento dos alunos sobre o tema a ser trabalhado a fim de delinear possíveis pesquisas e significados com intuito de orientar na geração de hipóteses, teorias e modelos. Nesta perspectiva buscamos por meio do subprojeto (Orientação e educação para a saúde numa abordagem interdisciplinar: Obesidades e transtornos alimentares na adolescência) pertencente ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência) traçar um diagnóstico para posteriores intervenções através da ação de acadêmicos dos cursos de ciências biologias, educação física e pedagogia da universidade estadual de Montes-Claros-mg, coordenados por um professor do departamento de educação física da referida instituição. A pesquisa foi realizada no mês de setembro de 2012 e contou com a participação de 60 adolescentes do sexo masculino e feminino com idades compreendidas entre 11 a 17 anos. Para analisar as falas dos alunos utilizamos o método de analise de discurso. Os resultados mostraram que os alunos possuem um conceito limitado sobre o tema, pois alguns relacionaram a saúde apenas a uma alimentação saudável enquanto outros perceberam a saúde através de uma visão de medicina curativa, com foco no tratamento das doenças para uma boa manutenção da saúde. A partir dos resultados foi possível observar que os alunos não possuem conhecimento da dimensão do conceito de saúde e dos diversos fatores que a influenciam. Diante da percepção de que os alunos possuem um conceito limitado sobre o tema pretende-se através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência) por meio do subprojeto (Orientação e educação para a saúde numa abordagem interdisciplinar: Obesidades e transtornos alimentares na adolescência) realizar intervenções inovadoras que possibilitem aos alunos a formação de um conceito crítico e a conscientização acerca da saúde.