Este trabalho teve como objetivo estudar as dificuldades que permeiam o processo de construção da escrita do aluno nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo o trabalho procurou analisar o processo de aquisição da linguagem escrita nos anos iniciais, identificando as fases do desenvolvimento da escrita, esclarecendo os motivos que justificam os diferentes desempenhos das crianças diante de tal processo. Para atingir os objetivos desejados para a realização desse escrito, utilizamos uma abordagem qualitativo fundamentada em pesquisas bibliográfica, na qual cercou-se de teóricos e estudiosos entre os quais podem ser citados: Cagliari (1998), Cardoso (1998), Ferreiro (2001), Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (2009), entre outros, que muito bem enfocam esta temática. Dessa forma, torna-se relevante retomar as concepções enraizadas nos educadores mais especificamente os alfabetizadores, quanto à construção da escrita na criança, visto que o desafio não é simplesmente construir uma nova concepção, mas desconstruir uma que já existe (no sujeito e nas estruturas). Acredita-se que os dados trazidos pela pesquisa e a reflexão feita, contribuirão para uma análise mais detalhada em relação à aprendizagem da escrita, por parte dos alunos, bem como no trabalho realizado pelos professores no cotidiano da sala de aula.