Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM: PORTFÓLIO REFLEXIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ESTRATÉGIAS DE ENSINO INOVADORAS, AUTONOMIA DO ALUNO Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19801
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2337
    "inscrito_id" => 11327
    "titulo" => "A ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM: PORTFÓLIO REFLEXIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O uso de metodologias ativas é um desafio para os educandos e igualmente para os educadores, para que exerçam uma práxis criadora, na qual seja possível, a formação de sujeitos crítico-reflexivos, corresponsáveis pela construção de seu próprio processo de aprendizagem ao longo da vida. Os portfólios reflexivos  proporcionam um processo de ensino e de aprendizagem ativos, cujo enfoque metodológico se baseia na comunicação dialógica entre os diferentes sujeitos. A intenção é que os alunos desenvolvam além de conhecimentos teóricos, atitudes e habilidades. Assim, ele transforma-se em uma estratégia facilitadora da reconstrução e reelaboração do próprio conhecimento. Neste estudo, objetiva-se problematizar as implicações do uso de portfólios reflexivos no desenvolvimento da autonomia e criticidade dos alunos nas aulas de Ciências Biológicas. Tem abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa-ação, desenvolvida em uma escola do interior do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil, no período de novembro de 2014 a outubro de 2015. Os sujeitos de investigação foram dois professores de Ciências e duas turmas de alunos do Ensino Fundamental, sétimo e oitavo anos, dos quais, três alunos de cada turma, com interesse e disponibilidade de tempo, atuaram como bolsistas de iniciação científica júnior (BICJr) e da mesma forma que as professoras, produziram individualmente portfólios reflexivos a partir das aulas de Ciências. Os portfólios reflexivos produzidos pelas duas professoras e seis BICJr estão sendo os instrumentos de análise utilizados neste estudo. A análise destes materiais está sendo realizada à luz da Análise Textual Discursiva. Até o presente momento, foi possível constatar que os alunos demonstraram desenvolvimento do senso crítico à medida que as atividades foram ocorrendo e os portfólios sendo construídos. Os achados deste estudo evidenciam, até o momento, a contribuição do uso de portfólios reflexivos para o aprendizado e estímulo ao pensamento crítico-reflexivo dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ESTRATÉGIAS DE ENSINO INOVADORAS, AUTONOMIA DO ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID11327_16082016172658.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES STROHSCHOEN"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA A. G. S"
    "autor_email" => "aaguim@univates.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19801
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2337
    "inscrito_id" => 11327
    "titulo" => "A ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM: PORTFÓLIO REFLEXIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O uso de metodologias ativas é um desafio para os educandos e igualmente para os educadores, para que exerçam uma práxis criadora, na qual seja possível, a formação de sujeitos crítico-reflexivos, corresponsáveis pela construção de seu próprio processo de aprendizagem ao longo da vida. Os portfólios reflexivos  proporcionam um processo de ensino e de aprendizagem ativos, cujo enfoque metodológico se baseia na comunicação dialógica entre os diferentes sujeitos. A intenção é que os alunos desenvolvam além de conhecimentos teóricos, atitudes e habilidades. Assim, ele transforma-se em uma estratégia facilitadora da reconstrução e reelaboração do próprio conhecimento. Neste estudo, objetiva-se problematizar as implicações do uso de portfólios reflexivos no desenvolvimento da autonomia e criticidade dos alunos nas aulas de Ciências Biológicas. Tem abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa-ação, desenvolvida em uma escola do interior do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil, no período de novembro de 2014 a outubro de 2015. Os sujeitos de investigação foram dois professores de Ciências e duas turmas de alunos do Ensino Fundamental, sétimo e oitavo anos, dos quais, três alunos de cada turma, com interesse e disponibilidade de tempo, atuaram como bolsistas de iniciação científica júnior (BICJr) e da mesma forma que as professoras, produziram individualmente portfólios reflexivos a partir das aulas de Ciências. Os portfólios reflexivos produzidos pelas duas professoras e seis BICJr estão sendo os instrumentos de análise utilizados neste estudo. A análise destes materiais está sendo realizada à luz da Análise Textual Discursiva. Até o presente momento, foi possível constatar que os alunos demonstraram desenvolvimento do senso crítico à medida que as atividades foram ocorrendo e os portfólios sendo construídos. Os achados deste estudo evidenciam, até o momento, a contribuição do uso de portfólios reflexivos para o aprendizado e estímulo ao pensamento crítico-reflexivo dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ESTRATÉGIAS DE ENSINO INOVADORAS, AUTONOMIA DO ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID11327_16082016172658.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES STROHSCHOEN"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA A. G. S"
    "autor_email" => "aaguim@univates.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O uso de metodologias ativas é um desafio para os educandos e igualmente para os educadores, para que exerçam uma práxis criadora, na qual seja possível, a formação de sujeitos crítico-reflexivos, corresponsáveis pela construção de seu próprio processo de aprendizagem ao longo da vida. Os portfólios reflexivos proporcionam um processo de ensino e de aprendizagem ativos, cujo enfoque metodológico se baseia na comunicação dialógica entre os diferentes sujeitos. A intenção é que os alunos desenvolvam além de conhecimentos teóricos, atitudes e habilidades. Assim, ele transforma-se em uma estratégia facilitadora da reconstrução e reelaboração do próprio conhecimento. Neste estudo, objetiva-se problematizar as implicações do uso de portfólios reflexivos no desenvolvimento da autonomia e criticidade dos alunos nas aulas de Ciências Biológicas. Tem abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa-ação, desenvolvida em uma escola do interior do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil, no período de novembro de 2014 a outubro de 2015. Os sujeitos de investigação foram dois professores de Ciências e duas turmas de alunos do Ensino Fundamental, sétimo e oitavo anos, dos quais, três alunos de cada turma, com interesse e disponibilidade de tempo, atuaram como bolsistas de iniciação científica júnior (BICJr) e da mesma forma que as professoras, produziram individualmente portfólios reflexivos a partir das aulas de Ciências. Os portfólios reflexivos produzidos pelas duas professoras e seis BICJr estão sendo os instrumentos de análise utilizados neste estudo. A análise destes materiais está sendo realizada à luz da Análise Textual Discursiva. Até o presente momento, foi possível constatar que os alunos demonstraram desenvolvimento do senso crítico à medida que as atividades foram ocorrendo e os portfólios sendo construídos. Os achados deste estudo evidenciam, até o momento, a contribuição do uso de portfólios reflexivos para o aprendizado e estímulo ao pensamento crítico-reflexivo dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.