Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TRAJETÓRIA DE UMA FORMAÇÃO SEMIPRESENCIAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA PROFESSORES E GRADUANDOS

Palavra-chaves: CURSO DE EXTENSÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EAD Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A construção de um curso de extensão semipresencial da modalidade Educação à Distância (EAD) é um tipo de informação científica que deve ser compartilhada. Este artigo prevê apresentar como está se dando a implementação de uma atividade extensionista oferecida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), por meio do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ. O curso “Educação Inclusiva: constituindo o Ensino Colaborativo na Baixada Fluminense” conta com 4 encontros presenciais e um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Contamos com 170 inscritos, entre professores e graduandos que atuam na Baixada Fluminense (RJ). O Objetivo é realizar a divulgação científica da metodologia empregada para o desenvolvimento de um curso de extensão da temática Educação Especial para professores no formato semipresencial. A metodologia é apresentada através da sistematização das reuniões do grupo de trabalho que encampou o projeto, as linhas administrativas para a implementação, as estratégias para acesso ao curso e um breve perfil dos cursistas construído pelo instrumento questionário. Os resultados parciais indicam que a dificuldade está centrada nos usos das tecnologias. Muitos cursistas ainda não dominam a operação de ferramentas elementares para a participação no curso como a conta de e-mail ou o acesso à internet. Apontam ainda que há grande demanda por formação nos modelos de EAD, principalmente quando tratamos de profissionais que atuam longe das metrópoles. Contudo, segundo a pesquisa, os encontros presenciais também são altamente valorizados e solicitados com aumento de tempo e de número. Vimos então que o modelo semipresencial atende nossos pares e contribui para a formação desses cursistas.

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