Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, AÇÕES Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20283
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2077
    "inscrito_id" => 7664
    "titulo" => "AS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Esta pesquisa se insere na problemática da formação continuada de professores. Neste amplo campo de investigação, buscamos identificar que ações de formação continuada oferecidas nos últimos quatro anos, aos professores que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, na rede privada e na rede municipal de Cachoeirinha-PE, enfatizando o ensino da matemática. Realizamos um estudo exploratório e fundamentamos a pesquisa realizando um estudo sobre a formação continuada e a educação matemática. Este estudo nos permitiu delimitar as categorias de análise dos dados coletados. As duas redes de ensino investigadas, pública e privada, estão localizadas na cidade de Cachoeirinha-PE. Participaram do estudo dois coordenadores pedagógicos e dois gestores, considerando que eles são responsáveis pelas escolhas e/ou implantação das ações de formação, da rede pública e rede privada, que responderam um questionário com 28 perguntas. Os resultados obtidos revelam que as ações de formação continuada da rede pública, são programas e projetos, e na rede privada acontecem por acessorias disponibilizadas pelas editoras dos livros didáticos. São voltadas para as áreas de Língua Portuguesa e Matemática, e fora deste contexto, são quase nulas as ações voltadas para o ensino da matemática, podendo estar relacionado à formação dos responsáveis."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, AÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID7664_15082016201401.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IARA EMANUELE DE MELO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "IARA EMANUELE"
    "autor_email" => "iaraemanuele76@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20283
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2077
    "inscrito_id" => 7664
    "titulo" => "AS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Esta pesquisa se insere na problemática da formação continuada de professores. Neste amplo campo de investigação, buscamos identificar que ações de formação continuada oferecidas nos últimos quatro anos, aos professores que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, na rede privada e na rede municipal de Cachoeirinha-PE, enfatizando o ensino da matemática. Realizamos um estudo exploratório e fundamentamos a pesquisa realizando um estudo sobre a formação continuada e a educação matemática. Este estudo nos permitiu delimitar as categorias de análise dos dados coletados. As duas redes de ensino investigadas, pública e privada, estão localizadas na cidade de Cachoeirinha-PE. Participaram do estudo dois coordenadores pedagógicos e dois gestores, considerando que eles são responsáveis pelas escolhas e/ou implantação das ações de formação, da rede pública e rede privada, que responderam um questionário com 28 perguntas. Os resultados obtidos revelam que as ações de formação continuada da rede pública, são programas e projetos, e na rede privada acontecem por acessorias disponibilizadas pelas editoras dos livros didáticos. São voltadas para as áreas de Língua Portuguesa e Matemática, e fora deste contexto, são quase nulas as ações voltadas para o ensino da matemática, podendo estar relacionado à formação dos responsáveis."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, AÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID7664_15082016201401.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IARA EMANUELE DE MELO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "IARA EMANUELE"
    "autor_email" => "iaraemanuele76@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Esta pesquisa se insere na problemática da formação continuada de professores. Neste amplo campo de investigação, buscamos identificar que ações de formação continuada oferecidas nos últimos quatro anos, aos professores que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, na rede privada e na rede municipal de Cachoeirinha-PE, enfatizando o ensino da matemática. Realizamos um estudo exploratório e fundamentamos a pesquisa realizando um estudo sobre a formação continuada e a educação matemática. Este estudo nos permitiu delimitar as categorias de análise dos dados coletados. As duas redes de ensino investigadas, pública e privada, estão localizadas na cidade de Cachoeirinha-PE. Participaram do estudo dois coordenadores pedagógicos e dois gestores, considerando que eles são responsáveis pelas escolhas e/ou implantação das ações de formação, da rede pública e rede privada, que responderam um questionário com 28 perguntas. Os resultados obtidos revelam que as ações de formação continuada da rede pública, são programas e projetos, e na rede privada acontecem por acessorias disponibilizadas pelas editoras dos livros didáticos. São voltadas para as áreas de Língua Portuguesa e Matemática, e fora deste contexto, são quase nulas as ações voltadas para o ensino da matemática, podendo estar relacionado à formação dos responsáveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.