JESUS, Flavio Pereira De. Contribuições de marx e engels para o ensino e educação. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20571>. Acesso em: 10/11/2024 16:55
Este artigo trata-se de uma revisão de literatura baseada na análise de discurso com foco nas reflexões de Karl Marx e Friedrich Engels para o ensino e a educação. É certo que Marx e Engels nunca escreveram uma obra com algum tratado pedagógico, ou um sistema de ensino. Tampouco suas obras propõem o funcionamento de um sistema pedagógico como forma de potencializar os resultados dos estudantes em termos de aprendizagem crítica, ou uma educação para emancipação, ou ainda como campo da resistência. Isso pode fazer supor que um trabalho sobre as contribuições de Marx e Engels para o ensino e a educação seja sem sentido. No entanto, não se pode desprezar que, mesmo os dois não tendo escrito um livro sequer exclusivamente sobre a constituição de um novo sistema pedagógico, as referências acerca do assunto aparecem em todo lugar. Do ponto de vista teórico, não se pode desconsiderar a importância dessas referências e analisar como elas contribuem para o ensino e a educação. Os pensamentos de Marx e Engels sobre educação e ensino certamente não podem ser utilizados como ferramenta de solução dos problemas do ensino, entretanto servem de exercício teórico de debate de uma realidade das condições onde as relações de dominação não mais existam. Em suas publicações, a maioria das referências são críticas às situações que o capitalismo produziu. Essas críticas são direcionadas basicamente aos sistemas escolares inglês e prussiano e delas se estabelece um marco bem determinado: uma sociedade sem classes, uma sociedade de cidadãos iguais e que não haja relações de dominação.