Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTURA VISUAL E MODOS DE SUBJETIVAÇÃO EM NARRATIVAS DE ESCOLARES PESSOENSES

Palavra-chaves: CULTURA VISUAL, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO DE ARTE Comunicação Oral (CO) Educação e Arte
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20603
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1449
    "inscrito_id" => 1766
    "titulo" => "CULTURA VISUAL E MODOS DE SUBJETIVAÇÃO  EM NARRATIVAS DE ESCOLARES PESSOENSES"
    "resumo" => "A Arte tem seu lugar garantido nos currículos da Educação Básica desde a promulgação da Lei 9.394/96. Nesse componente curricular começam a se destacar projetos de trabalho fundamentados na Cultura Visual, campo de estudo que vem se configurando, desde a década de 1980, entre as fronteiras das Artes e Ciências Humanas. Este artigo apresenta um projeto de trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (GPEAV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em colaboração com uma escola da rede pública de ensino do estado da Paraíba, em uma das ações de formação continuada promovida pelo GPEAV. Trata-se de um projeto desenvolvido no componente curricular Arte, com docente e discentes do sexto ano do Ensino Fundamental, na cidade de João Pessoa. Procurou-se conhecer os imaginários visuais dos estudantes, identificar as imagens presentes em seus cotidianos, observando como os estudantes se relacionam com seus artefatos visuais preferidos e se estes podem favorecer determinadas visões de mundo. A mediação pedagógica priorizou a conversa cultural e o entendimento de que discentes não apenas consomem imagens, mas são, também, produtores culturais. Para fazer circular as imagens e textos produzidos pelos participantes os mesmos organizaram a Revista Criação na Escola. Os resultados deste projeto indicam que os estudantes constroem seus modos de ver o mundo, a si mesmos e ser nesse mundo com os outros, predominantemente por meio da televisão e a relação com diversos artefatos visuais, que incluem desde os desenhos animados a filmes de terror. A preferência pelos artefatos visuais apresenta diferenças em relação ao gênero, pois o feminino indica produtos como telenovela, programas de culinária, torneios de artes marciais mistas e não menciona os videojogos, preferidos pelo gênero masculino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação e Arte"
    "palavra_chave" => "CULTURA VISUAL, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO DE ARTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID1766_14082016224326.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EMILIA SARDELICH"
    "autor_nome_curto" => "MARIA EMILIA SA"
    "autor_email" => "emilisar@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20603
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1449
    "inscrito_id" => 1766
    "titulo" => "CULTURA VISUAL E MODOS DE SUBJETIVAÇÃO  EM NARRATIVAS DE ESCOLARES PESSOENSES"
    "resumo" => "A Arte tem seu lugar garantido nos currículos da Educação Básica desde a promulgação da Lei 9.394/96. Nesse componente curricular começam a se destacar projetos de trabalho fundamentados na Cultura Visual, campo de estudo que vem se configurando, desde a década de 1980, entre as fronteiras das Artes e Ciências Humanas. Este artigo apresenta um projeto de trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (GPEAV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em colaboração com uma escola da rede pública de ensino do estado da Paraíba, em uma das ações de formação continuada promovida pelo GPEAV. Trata-se de um projeto desenvolvido no componente curricular Arte, com docente e discentes do sexto ano do Ensino Fundamental, na cidade de João Pessoa. Procurou-se conhecer os imaginários visuais dos estudantes, identificar as imagens presentes em seus cotidianos, observando como os estudantes se relacionam com seus artefatos visuais preferidos e se estes podem favorecer determinadas visões de mundo. A mediação pedagógica priorizou a conversa cultural e o entendimento de que discentes não apenas consomem imagens, mas são, também, produtores culturais. Para fazer circular as imagens e textos produzidos pelos participantes os mesmos organizaram a Revista Criação na Escola. Os resultados deste projeto indicam que os estudantes constroem seus modos de ver o mundo, a si mesmos e ser nesse mundo com os outros, predominantemente por meio da televisão e a relação com diversos artefatos visuais, que incluem desde os desenhos animados a filmes de terror. A preferência pelos artefatos visuais apresenta diferenças em relação ao gênero, pois o feminino indica produtos como telenovela, programas de culinária, torneios de artes marciais mistas e não menciona os videojogos, preferidos pelo gênero masculino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação e Arte"
    "palavra_chave" => "CULTURA VISUAL, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO DE ARTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID1766_14082016224326.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EMILIA SARDELICH"
    "autor_nome_curto" => "MARIA EMILIA SA"
    "autor_email" => "emilisar@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A Arte tem seu lugar garantido nos currículos da Educação Básica desde a promulgação da Lei 9.394/96. Nesse componente curricular começam a se destacar projetos de trabalho fundamentados na Cultura Visual, campo de estudo que vem se configurando, desde a década de 1980, entre as fronteiras das Artes e Ciências Humanas. Este artigo apresenta um projeto de trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (GPEAV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em colaboração com uma escola da rede pública de ensino do estado da Paraíba, em uma das ações de formação continuada promovida pelo GPEAV. Trata-se de um projeto desenvolvido no componente curricular Arte, com docente e discentes do sexto ano do Ensino Fundamental, na cidade de João Pessoa. Procurou-se conhecer os imaginários visuais dos estudantes, identificar as imagens presentes em seus cotidianos, observando como os estudantes se relacionam com seus artefatos visuais preferidos e se estes podem favorecer determinadas visões de mundo. A mediação pedagógica priorizou a conversa cultural e o entendimento de que discentes não apenas consomem imagens, mas são, também, produtores culturais. Para fazer circular as imagens e textos produzidos pelos participantes os mesmos organizaram a Revista Criação na Escola. Os resultados deste projeto indicam que os estudantes constroem seus modos de ver o mundo, a si mesmos e ser nesse mundo com os outros, predominantemente por meio da televisão e a relação com diversos artefatos visuais, que incluem desde os desenhos animados a filmes de terror. A preferência pelos artefatos visuais apresenta diferenças em relação ao gênero, pois o feminino indica produtos como telenovela, programas de culinária, torneios de artes marciais mistas e não menciona os videojogos, preferidos pelo gênero masculino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.