Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURRÍCULO E EXPERIÊNCIA AVALIATIVA AUTOPOIÉTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: CURRÍCULO, AVALIAÇÃO, AUTOPOIESE Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente estudo é resultado do desenvolvimento do projeto PROLICEN – Programa de Licenciaturas da Universidade Federal da Paraíba – UFPB com alunos do Ensino Médio. Consiste numa experiência de reformulação do processo de avaliação da aprendizagem ao deslocar o professor do centro da estruturação do processo avaliativo e oportunizar o aluno a pensar sobre o seu próprio desenvolvimento no ensino de biologia. Utiliza como base conceitual os biólogos chilenos MATURANA e VARELA (2001), bem como FERNANDES (2013, 2006) e HOFFMAN (2003, 1994), na compreensão da avaliação dialógica e mediadora. Constitui uma análise discursiva da avaliação da aprendizagem no ensino de Biologia por intermédio da ressignificação prática do conceito de autopoiese, por meio de diários de registro de aprendizagem em sala de aula. Compreende uma proposta transdisciplinar pela própria possibilidade de autoquestionamento, e autorefazer dos aprendizes, bem como interdisciplinar, por auxiliar o âmbito linguístico em movimento, reconduzindo os próprios alunos a uma autonomia intelectual, interagindo dessa forma, com os mais diversos campos da área do saber. O processo compreende uma reorientação da aprendizagem por meio de autoquestionamento dos próprios alunos relacionados aos conteúdos propostos pelo professor do Ensino Médio. Visa contribuir na edificação de pontes de novas aprendizagens e propostas avaliativas. Os registros são desenvolvidos, analisados e devolvidos ao professor regente para que possa reorientar também suas práticas de ensino, socialização e construção do conhecimento. Percebemos a proposição da autopoiese como um suporte avaliativo que pensa o processo de aprendizagem como uma construção que deve ser regulada sempre que necessária. Assim, o nosso estudo está em constante processo de apropriação de novas posturas, frente ao processo avaliativo no ensino de biologia. A autopoiese como movimento curricular, faz parte de um jogo interativo que supõe ressignificar e reconduzir um processo de avaliação. Considera o conhecimento como algo vivo, com a possibilidade de implicação dos alunos no ato educativo, bem como na aposta nas possibilidades de inventar e reinventar, recriar, refazer, autoquestionar e autoreproduzir na construção de novos conhecimentos.

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