Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURSOS DE LICENCIATURA E PROJETOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUAIS SÃO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR LICENCIANDOS DIANTE DA REALIDADE ESCOLAR?

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROJETO INTERDISCIPLINAR, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20615
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1420
    "inscrito_id" => 4698
    "titulo" => "CURSOS DE LICENCIATURA E PROJETOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUAIS SÃO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR LICENCIANDOS DIANTE DA REALIDADE ESCOLAR?"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos dados referentes a uma pesquisa que encontra-se em andamento, cujo objetivo é identificar dificuldades vivenciadas por licenciandos durante o processo de preparação e implementação de um projeto interdisciplinar.A pesquisa envolve um grupo formado por 10 licenciandos distribuídos entre os cursos de História e Letras, vinculados a uma universidade pública federal, que no decorrer do ano de 2015, sob a coordenação de uma professora dessa instituição, estabeleceu uma parceria com uma escola pública estadual. Em decorrência disso, o grupo realizou estudos com base na bibliografia da área; elaborou e desenvolveu dois projetos interdisciplinares com alunos e professores de duas turmas do sexto ano do ensino fundamental. As informações referentes à pesquisa emergiram a partir das análises preliminares dos registros produzidos pelos integrantes, que adotaram no decorrer da investigação os seguintes procedimentos: registros em seus respectivos diários pessoais; fichas individuais; formulários de avaliação coletiva e individual; atas das reuniões semanais do grupo envolvido; entrevistas individuais pautadas por um roteiro previamente elaborado; fotos e vídeos. Os registros produzidos encontram-se em processo de organização, descrição e análise e evidenciam informações que servem de base para a compreensão das dificuldades enfrentadas pelos licenciandos, diante de situações reais de ensino. Os resultados encontrados apontam um conjunto de dificuldades relacionadas ao planejamento e ao encaminhamento do trabalho docente, em virtude, principalmente, do desconhecimento e/ou das demandas suscitadas, referentes aos seguintes temas: a) redefinição de estratégias ocasionadas pelas adversidades que surgiram durante a implementação das atividades propostas na escola; b) adequação do trabalho escolar aos diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos; c) reconhecimento da importância das interações entre professores e alunos, no sentido de instigar e valorizar suas tentativas e aprendizagens.Em nosso entendimento é na aproximação dos estudos da literatura em articulação com essas demandas que os futuros docentes terão condições de vivenciar, analisar, problematizar e propor alternativas voltadas à sua futura realidade profissional e, dessa maneira, contribuir com a diminuição do forte sentimento de insegurança e despreparo que aflige aqueles que ingressam no magistério."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROJETO INTERDISCIPLINAR, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID4698_14082016215444.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS CARVALHO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "andrade.viniciusc@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20615
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1420
    "inscrito_id" => 4698
    "titulo" => "CURSOS DE LICENCIATURA E PROJETOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUAIS SÃO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR LICENCIANDOS DIANTE DA REALIDADE ESCOLAR?"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos dados referentes a uma pesquisa que encontra-se em andamento, cujo objetivo é identificar dificuldades vivenciadas por licenciandos durante o processo de preparação e implementação de um projeto interdisciplinar.A pesquisa envolve um grupo formado por 10 licenciandos distribuídos entre os cursos de História e Letras, vinculados a uma universidade pública federal, que no decorrer do ano de 2015, sob a coordenação de uma professora dessa instituição, estabeleceu uma parceria com uma escola pública estadual. Em decorrência disso, o grupo realizou estudos com base na bibliografia da área; elaborou e desenvolveu dois projetos interdisciplinares com alunos e professores de duas turmas do sexto ano do ensino fundamental. As informações referentes à pesquisa emergiram a partir das análises preliminares dos registros produzidos pelos integrantes, que adotaram no decorrer da investigação os seguintes procedimentos: registros em seus respectivos diários pessoais; fichas individuais; formulários de avaliação coletiva e individual; atas das reuniões semanais do grupo envolvido; entrevistas individuais pautadas por um roteiro previamente elaborado; fotos e vídeos. Os registros produzidos encontram-se em processo de organização, descrição e análise e evidenciam informações que servem de base para a compreensão das dificuldades enfrentadas pelos licenciandos, diante de situações reais de ensino. Os resultados encontrados apontam um conjunto de dificuldades relacionadas ao planejamento e ao encaminhamento do trabalho docente, em virtude, principalmente, do desconhecimento e/ou das demandas suscitadas, referentes aos seguintes temas: a) redefinição de estratégias ocasionadas pelas adversidades que surgiram durante a implementação das atividades propostas na escola; b) adequação do trabalho escolar aos diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos; c) reconhecimento da importância das interações entre professores e alunos, no sentido de instigar e valorizar suas tentativas e aprendizagens.Em nosso entendimento é na aproximação dos estudos da literatura em articulação com essas demandas que os futuros docentes terão condições de vivenciar, analisar, problematizar e propor alternativas voltadas à sua futura realidade profissional e, dessa maneira, contribuir com a diminuição do forte sentimento de insegurança e despreparo que aflige aqueles que ingressam no magistério."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROJETO INTERDISCIPLINAR, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID4698_14082016215444.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS CARVALHO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "andrade.viniciusc@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Neste trabalho apresentamos dados referentes a uma pesquisa que encontra-se em andamento, cujo objetivo é identificar dificuldades vivenciadas por licenciandos durante o processo de preparação e implementação de um projeto interdisciplinar.A pesquisa envolve um grupo formado por 10 licenciandos distribuídos entre os cursos de História e Letras, vinculados a uma universidade pública federal, que no decorrer do ano de 2015, sob a coordenação de uma professora dessa instituição, estabeleceu uma parceria com uma escola pública estadual. Em decorrência disso, o grupo realizou estudos com base na bibliografia da área; elaborou e desenvolveu dois projetos interdisciplinares com alunos e professores de duas turmas do sexto ano do ensino fundamental. As informações referentes à pesquisa emergiram a partir das análises preliminares dos registros produzidos pelos integrantes, que adotaram no decorrer da investigação os seguintes procedimentos: registros em seus respectivos diários pessoais; fichas individuais; formulários de avaliação coletiva e individual; atas das reuniões semanais do grupo envolvido; entrevistas individuais pautadas por um roteiro previamente elaborado; fotos e vídeos. Os registros produzidos encontram-se em processo de organização, descrição e análise e evidenciam informações que servem de base para a compreensão das dificuldades enfrentadas pelos licenciandos, diante de situações reais de ensino. Os resultados encontrados apontam um conjunto de dificuldades relacionadas ao planejamento e ao encaminhamento do trabalho docente, em virtude, principalmente, do desconhecimento e/ou das demandas suscitadas, referentes aos seguintes temas: a) redefinição de estratégias ocasionadas pelas adversidades que surgiram durante a implementação das atividades propostas na escola; b) adequação do trabalho escolar aos diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos; c) reconhecimento da importância das interações entre professores e alunos, no sentido de instigar e valorizar suas tentativas e aprendizagens.Em nosso entendimento é na aproximação dos estudos da literatura em articulação com essas demandas que os futuros docentes terão condições de vivenciar, analisar, problematizar e propor alternativas voltadas à sua futura realidade profissional e, dessa maneira, contribuir com a diminuição do forte sentimento de insegurança e despreparo que aflige aqueles que ingressam no magistério.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.