Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O CASO DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO-SP EM QUESTÃO

Palavra-chaves: HISTÓRIA, EJA, PROJETO VÉSPER Comunicação Oral (CO) História da Educação
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Como delimitações do problema de pesquisa foram levantadas as questões: Que tipo de política pública o município de Rio Claro-SP adotou no momento de responsabilização pela EJA (em 1991)? Como as intenções políticas se traduzem nos documentos e nas “falas” dos sujeitos envolvidos? A pesquisa tem como objetivo geral: compreender e contribuir com a história da EJA em Rio Claro-SP, especialmente por meio do Projeto Vésper, este no sentido da sua manutenção ou eliminação como instrumento político público de alfabetização de jovens e adultos no município. E como objetivos específicos: analisar por meio de um levantamento histórico como se deu a implantação e o desenvolvimento do Projeto Vésper no município de Rio Claro-SP; descrever e analisar as ações desse Projeto no que se refere à EJA nesse município; e compreender por meio da análise dos questionários como se deu a atuação dos professores no Projeto. A pesquisa é desenvolvida na perspectiva de abordagem histórica centrada em documental e bibliográfica, por meio dos procedimentos de localização, seleção e análise de fontes documentais; e de leitura de bibliografia sobre a EJA, especialmente de abordagem histórica. Também foram aplicados questionários com professores que atuaram nessa modalidade de ensino por meio do Projeto Vésper sob responsabilização municipal. Do desenvolvimento dessa pesquisa resultará dissertação de Mestrado, na qual serão apresentados resultados da análise das fontes documentais e dos questionários. Os resultados propiciarão compreender como se deu o atendimento da EJA, especificamente no município de Rio Claro-SP, nesse período histórico pesquisado.

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