Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS SANTANA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, GESTÃO DE PROJETOS, PESQUISA E INTERVENÇÃO Comunicação Oral (CO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20797
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1527
    "inscrito_id" => 2527
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS SANTANA"
    "resumo" => "O presente trabalho consiste em um relato de experiência sobre o curso Gestão de Projetos na modalidade Formação Inicial e Continuada oferecido pelo Instituto Federal do Amapá – Campus Santana à comunidade local de jovens e adultos concluintes do Ensino Médio realizado no segundo semestre de 2015. Com o objetivo de descrever o processo de aprendizagem através da exploração dos tópicos de um projeto de pesquisa e das fases da gestão de projetos voltado a necessidades gerais, este relato também se propõe a desconstruir o estereótipo de que a gestão de projetos é algo endereçado apenas a grandes empreitadas e gente especializada. As ferramentas empregadas ao longo do curso foram metodologias voltadas ao campo da pedagogia e da engenharia de produção, porém de uso simples, fácil acesso e rápido entendimento. Conduzido por meio da abordagem de situações problema trazidos pelos próprios alunos, o curso teve a presença de dois professores – uma para o aprendizado e discussões atinentes aos projetos especificamente acadêmicos e outro para as questões voltadas aos projetos genéricos. Por fim, concluiu-se que o curso contribuiu para aprendizagens no eixo acadêmico e também para necessidades diversificadas dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, GESTÃO DE PROJETOS, PESQUISA E INTERVENÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID2527_15082016023949.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROGÉRIO LUIZ DA SILVA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "RAMOS"
    "autor_email" => "contato.ramos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20797
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1527
    "inscrito_id" => 2527
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS SANTANA"
    "resumo" => "O presente trabalho consiste em um relato de experiência sobre o curso Gestão de Projetos na modalidade Formação Inicial e Continuada oferecido pelo Instituto Federal do Amapá – Campus Santana à comunidade local de jovens e adultos concluintes do Ensino Médio realizado no segundo semestre de 2015. Com o objetivo de descrever o processo de aprendizagem através da exploração dos tópicos de um projeto de pesquisa e das fases da gestão de projetos voltado a necessidades gerais, este relato também se propõe a desconstruir o estereótipo de que a gestão de projetos é algo endereçado apenas a grandes empreitadas e gente especializada. As ferramentas empregadas ao longo do curso foram metodologias voltadas ao campo da pedagogia e da engenharia de produção, porém de uso simples, fácil acesso e rápido entendimento. Conduzido por meio da abordagem de situações problema trazidos pelos próprios alunos, o curso teve a presença de dois professores – uma para o aprendizado e discussões atinentes aos projetos especificamente acadêmicos e outro para as questões voltadas aos projetos genéricos. Por fim, concluiu-se que o curso contribuiu para aprendizagens no eixo acadêmico e também para necessidades diversificadas dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, GESTÃO DE PROJETOS, PESQUISA E INTERVENÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID2527_15082016023949.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROGÉRIO LUIZ DA SILVA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "RAMOS"
    "autor_email" => "contato.ramos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho consiste em um relato de experiência sobre o curso Gestão de Projetos na modalidade Formação Inicial e Continuada oferecido pelo Instituto Federal do Amapá – Campus Santana à comunidade local de jovens e adultos concluintes do Ensino Médio realizado no segundo semestre de 2015. Com o objetivo de descrever o processo de aprendizagem através da exploração dos tópicos de um projeto de pesquisa e das fases da gestão de projetos voltado a necessidades gerais, este relato também se propõe a desconstruir o estereótipo de que a gestão de projetos é algo endereçado apenas a grandes empreitadas e gente especializada. As ferramentas empregadas ao longo do curso foram metodologias voltadas ao campo da pedagogia e da engenharia de produção, porém de uso simples, fácil acesso e rápido entendimento. Conduzido por meio da abordagem de situações problema trazidos pelos próprios alunos, o curso teve a presença de dois professores – uma para o aprendizado e discussões atinentes aos projetos especificamente acadêmicos e outro para as questões voltadas aos projetos genéricos. Por fim, concluiu-se que o curso contribuiu para aprendizagens no eixo acadêmico e também para necessidades diversificadas dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.