Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FÍSICA MODERNA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DE ACORDO COM OS PROFESSORES DE FÍSICA DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DA REGIÃO DO MÉDIO PARNAÍBA

Palavra-chaves: ABORDAGEM, ENSINO, FÍSICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21052
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1237
    "inscrito_id" => 6032
    "titulo" => "FÍSICA MODERNA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DE ACORDO COM OS PROFESSORES DE FÍSICA DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DA REGIÃO DO MÉDIO PARNAÍBA"
    "resumo" => "O trabalho teve como foco analisar os tipos de abordagem dos conteúdos de física moderna por professores de física do ensino médio de escolas da rede estadual do médio Parnaíba, mais especificamente na Unidade Escolar Antonio Freitas, em Hugo Napoleão – PI, Unidade Escolar Landri Sales, em São Pedro – PI, Unidade Escolar Monsenhor Boson, em Água Branca – PI e na Unidade Escolar Demerval Lobão, em Angical – PI. Uma vez que essa abordagem, a nível nacional, é tratada como um tabu para muitos professores da rede pública de ensino, no que se refere ao nível dos conteúdos abordados. Este trabalho foi realizado por estudantes do curso de Licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, dentre eles bolsistas do PIBID (Programa de Bolsa de Iniciação à Docência), de forma a atentá-los a essa temática quando realizarem atuação em sala de aula, e tentar mudar os paradigmas da educação pública atual. Para a realização do trabalho, foi aplicado um questionário com quatro questões subjetivas, tratando de suas metodologias de abordagem em relação à física moderna e recursos para sua contextualização, e as respostas a esse questionário mostraram, uma realidade, que mesmo já conhecida, assoladora, as condições de aplicação dessa nova física são precárias, falta base de conhecimento ao alunos, falta laboratório para contextualizações, falta interesse dos alunos pela ciência, entre outros problemas. Alguns professores preferem evitar a abordagem a esses conteúdos devidas as dificuldades de abordagem, porém ainda há professores que tentam de alguma maneira incluir esses conteúdos em suas aulas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM, ENSINO, FÍSICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID6032_14082016122315.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVID BARBOSA LIMA DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "DAVID BARBOSA"
    "autor_email" => "david.mwkk@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21052
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1237
    "inscrito_id" => 6032
    "titulo" => "FÍSICA MODERNA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DE ACORDO COM OS PROFESSORES DE FÍSICA DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DA REGIÃO DO MÉDIO PARNAÍBA"
    "resumo" => "O trabalho teve como foco analisar os tipos de abordagem dos conteúdos de física moderna por professores de física do ensino médio de escolas da rede estadual do médio Parnaíba, mais especificamente na Unidade Escolar Antonio Freitas, em Hugo Napoleão – PI, Unidade Escolar Landri Sales, em São Pedro – PI, Unidade Escolar Monsenhor Boson, em Água Branca – PI e na Unidade Escolar Demerval Lobão, em Angical – PI. Uma vez que essa abordagem, a nível nacional, é tratada como um tabu para muitos professores da rede pública de ensino, no que se refere ao nível dos conteúdos abordados. Este trabalho foi realizado por estudantes do curso de Licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, dentre eles bolsistas do PIBID (Programa de Bolsa de Iniciação à Docência), de forma a atentá-los a essa temática quando realizarem atuação em sala de aula, e tentar mudar os paradigmas da educação pública atual. Para a realização do trabalho, foi aplicado um questionário com quatro questões subjetivas, tratando de suas metodologias de abordagem em relação à física moderna e recursos para sua contextualização, e as respostas a esse questionário mostraram, uma realidade, que mesmo já conhecida, assoladora, as condições de aplicação dessa nova física são precárias, falta base de conhecimento ao alunos, falta laboratório para contextualizações, falta interesse dos alunos pela ciência, entre outros problemas. Alguns professores preferem evitar a abordagem a esses conteúdos devidas as dificuldades de abordagem, porém ainda há professores que tentam de alguma maneira incluir esses conteúdos em suas aulas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM, ENSINO, FÍSICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID6032_14082016122315.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVID BARBOSA LIMA DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "DAVID BARBOSA"
    "autor_email" => "david.mwkk@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O trabalho teve como foco analisar os tipos de abordagem dos conteúdos de física moderna por professores de física do ensino médio de escolas da rede estadual do médio Parnaíba, mais especificamente na Unidade Escolar Antonio Freitas, em Hugo Napoleão – PI, Unidade Escolar Landri Sales, em São Pedro – PI, Unidade Escolar Monsenhor Boson, em Água Branca – PI e na Unidade Escolar Demerval Lobão, em Angical – PI. Uma vez que essa abordagem, a nível nacional, é tratada como um tabu para muitos professores da rede pública de ensino, no que se refere ao nível dos conteúdos abordados. Este trabalho foi realizado por estudantes do curso de Licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, dentre eles bolsistas do PIBID (Programa de Bolsa de Iniciação à Docência), de forma a atentá-los a essa temática quando realizarem atuação em sala de aula, e tentar mudar os paradigmas da educação pública atual. Para a realização do trabalho, foi aplicado um questionário com quatro questões subjetivas, tratando de suas metodologias de abordagem em relação à física moderna e recursos para sua contextualização, e as respostas a esse questionário mostraram, uma realidade, que mesmo já conhecida, assoladora, as condições de aplicação dessa nova física são precárias, falta base de conhecimento ao alunos, falta laboratório para contextualizações, falta interesse dos alunos pela ciência, entre outros problemas. Alguns professores preferem evitar a abordagem a esses conteúdos devidas as dificuldades de abordagem, porém ainda há professores que tentam de alguma maneira incluir esses conteúdos em suas aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.