Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: DESENHANDO POSSIBILIDADES, REPENSANDO SUA ATUAÇÃO

Palavra-chaves: ESCOLA, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21150
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1569
    "inscrito_id" => 7269
    "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: DESENHANDO POSSIBILIDADES, REPENSANDO SUA ATUAÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho, surgiu a partir de uma pesquisa de campo, tendo como foco de análise a gestão escolar. A pesquisa, objetivou analisar a gestão das escolas públicas no contexto político do município de Guarabira, Estado da Paraíba, a partir das observações feitas por estudantes do curso de pedagogia durante a realização do estágio supervisionado em gestão educacional. No decorrer do trabalho, apresenta-se significados da democracia participativa, evidenciando os  processos da gestão  escolar, além de identificar os desafios e encontrar meios para oportunizar a participação da comunidade escolar no contexto da escola pública. Para realizar este estudo, buscou-se como embasamento teórico as ideias de  LÜCK (2006), CURY (2005), FREIRE (2001), LIBÂNEO (2001), GADOTTI (2005) e as análises de PARO (2001)  e DOURADO (2009) sobre a prática da gestão democrática na escola pública. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, e o recurso metodológico utilizado foi a técnica da observação, realizado  por alunos do estágio supervisionado do curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba,  no município de Guarabira-PB, durante o ano de 2015. O referido estudo,  está baseado teoricamente em pesquisas que retratam a história da educação no Brasil, que analisam os marcos referenciais da educação no contexto atual e abordam  a  discussão da política educacional brasileira na atualidade, de forma a entender as relações entre a educação e a sociedade, enfocando a democratização da escola. Os resultados obtidos demonstraram que a democratização da gestão escolar implica a superação dos processos centralizados da gestão educacional, na qual as decisões nascem das discussões coletivas, envolvendo todos os segmentos da escola, orientados pelo sentido político e pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID7269_15082016094427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ OTÁVIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ OTÁVIO"
    "autor_email" => "otaviouepb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21150
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1569
    "inscrito_id" => 7269
    "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: DESENHANDO POSSIBILIDADES, REPENSANDO SUA ATUAÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho, surgiu a partir de uma pesquisa de campo, tendo como foco de análise a gestão escolar. A pesquisa, objetivou analisar a gestão das escolas públicas no contexto político do município de Guarabira, Estado da Paraíba, a partir das observações feitas por estudantes do curso de pedagogia durante a realização do estágio supervisionado em gestão educacional. No decorrer do trabalho, apresenta-se significados da democracia participativa, evidenciando os  processos da gestão  escolar, além de identificar os desafios e encontrar meios para oportunizar a participação da comunidade escolar no contexto da escola pública. Para realizar este estudo, buscou-se como embasamento teórico as ideias de  LÜCK (2006), CURY (2005), FREIRE (2001), LIBÂNEO (2001), GADOTTI (2005) e as análises de PARO (2001)  e DOURADO (2009) sobre a prática da gestão democrática na escola pública. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, e o recurso metodológico utilizado foi a técnica da observação, realizado  por alunos do estágio supervisionado do curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba,  no município de Guarabira-PB, durante o ano de 2015. O referido estudo,  está baseado teoricamente em pesquisas que retratam a história da educação no Brasil, que analisam os marcos referenciais da educação no contexto atual e abordam  a  discussão da política educacional brasileira na atualidade, de forma a entender as relações entre a educação e a sociedade, enfocando a democratização da escola. Os resultados obtidos demonstraram que a democratização da gestão escolar implica a superação dos processos centralizados da gestão educacional, na qual as decisões nascem das discussões coletivas, envolvendo todos os segmentos da escola, orientados pelo sentido político e pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID7269_15082016094427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ OTÁVIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ OTÁVIO"
    "autor_email" => "otaviouepb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho, surgiu a partir de uma pesquisa de campo, tendo como foco de análise a gestão escolar. A pesquisa, objetivou analisar a gestão das escolas públicas no contexto político do município de Guarabira, Estado da Paraíba, a partir das observações feitas por estudantes do curso de pedagogia durante a realização do estágio supervisionado em gestão educacional. No decorrer do trabalho, apresenta-se significados da democracia participativa, evidenciando os processos da gestão escolar, além de identificar os desafios e encontrar meios para oportunizar a participação da comunidade escolar no contexto da escola pública. Para realizar este estudo, buscou-se como embasamento teórico as ideias de LÜCK (2006), CURY (2005), FREIRE (2001), LIBÂNEO (2001), GADOTTI (2005) e as análises de PARO (2001) e DOURADO (2009) sobre a prática da gestão democrática na escola pública. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, e o recurso metodológico utilizado foi a técnica da observação, realizado por alunos do estágio supervisionado do curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, no município de Guarabira-PB, durante o ano de 2015. O referido estudo, está baseado teoricamente em pesquisas que retratam a história da educação no Brasil, que analisam os marcos referenciais da educação no contexto atual e abordam a discussão da política educacional brasileira na atualidade, de forma a entender as relações entre a educação e a sociedade, enfocando a democratização da escola. Os resultados obtidos demonstraram que a democratização da gestão escolar implica a superação dos processos centralizados da gestão educacional, na qual as decisões nascem das discussões coletivas, envolvendo todos os segmentos da escola, orientados pelo sentido político e pedagógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.