Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA APROXIMAÇÃO COM A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM INSTITUIÕES PÚBLICAS DO ESTADO DA PARAÍBA

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este recorte de pesquisa faz parte de um estudo de Mestrado desenvolvida nas Universidades Públicas da Paraíba. O estudo tem como objetivo principal mostrar os resultados a partir da análise de documentos. Os documentos analisados foram as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e o Plano de Curso. As Diretrizes Curriculares Nacionais tratam especificamente sobre o perfil dos ingressos nos cursos de Licenciatura e Bacharelado, sobretudo, as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas cesse sentido, tecemos considerações sobre as normas para a constituição da matriz curricular e sinalizamos sobre as normas para a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso. Dessa forma, o PPC deve ser formulado caracterizando o perfil, as competências e habilidades, os conteúdos curriculares, o formato dos estágios, as características das atividades complementares, a estrutura do curso e as formas de avaliação. Esses documentos foram analisados em três instituições públicas do Estado da Paraíba, UEPB, UFCG, IFPB e UFPB. Concluímos que a história contribui no conhecimento recebido durante a formação, pode ter inúmeros adjetivos, entre os principais consideramos motivador, desperta o interesse, influencia quando na construção da matemática em seu contexto geral e a história como participante da matemática, nos permitiu reconhecer que o campo de discussões nas pesquisas científicas estão amplamente preocupadas com o ensino e a aprendizagem dos alunos, com a formação inicial e continuada de professores de matemática.

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