Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATERIAIS DIDÁTICOS NA PERCEPÇÃO DA INTERAÇÃO CÉLULA­ MATRIZ EXTRACELULAR: DO ABSTRATO AO CONCRETO

Palavra-chaves: DIVERSIDADE MOLECULAR, MATERIAIS DIDÁTICOS, MOLÉCULAS DE MEMBRANA Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21388
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2615
    "inscrito_id" => 7098
    "titulo" => "MATERIAIS DIDÁTICOS NA PERCEPÇÃO DA INTERAÇÃO CÉLULA\u{AD} MATRIZ EXTRACELULAR: DO ABSTRATO AO CONCRETO"
    "resumo" => "As moléculas de membrana são componentes importantes para a compreensão da organização da atividade química de organismos que dependem diretamente da estruturação criada por membranas biológicas, estas fazem parte muitas vezes, de processos químicos com grandes e complexas moléculas envolvidas em várias reações que se integram. Nessa perspectiva, foi proposto pela docente da disciplina de Diversidade Molecular, na turma de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que os alunos produzissem modelos didáticos que viessem facilitar a compreensão dos discentes, quanto a interação das moléculas de membrana e sua matriz extracelular, em sala de aula. A atividade foi realizada em grupo, na qual cada um ficou responsável em construir as seguintes moléculas: Lipídios de Membrana, Integrinas, Fibronectinas, Colágeno, Elastina, Laminina, Ácido Hialurônico e Proteoglicanos. Este trabalho foi realizado em quatro etapas: (I) Apuração dos conhecimentos após o conteúdo teórico abordado em sala de aula; (II) Produção dos materiais didáticos; (III) Socialização do conhecimento com a turma e explicação pratica das moléculas de membrana e suas interações; (IV) Entrega do relatório sobre a produção do material e o seu impacto para a compreensão, ao final do trabalho. Durante a demonstração e explicação dos materiais didáticos junto a turma, foi possível observar uma maior atenção dos alunos para a explicação das interações moleculares de membrana, uma vez que tínhamos algo concreto palpável para facilitar a compreensão diferentemente do abstrato ficando apenas no imaginário. A construção do relatório também foi bastante satisfatória quanto a fixação do conteúdo abordado em sala de aula, impactando não somente a nota do aluno na disciplina como também ampliando a sua visão biomolecular para a vida acadêmica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DIVERSIDADE MOLECULAR, MATERIAIS DIDÁTICOS, MOLÉCULAS DE MEMBRANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID7098_17082016131657.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA RIBEIRO DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA REIS"
    "autor_email" => "juliana7reis@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21388
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2615
    "inscrito_id" => 7098
    "titulo" => "MATERIAIS DIDÁTICOS NA PERCEPÇÃO DA INTERAÇÃO CÉLULA\u{AD} MATRIZ EXTRACELULAR: DO ABSTRATO AO CONCRETO"
    "resumo" => "As moléculas de membrana são componentes importantes para a compreensão da organização da atividade química de organismos que dependem diretamente da estruturação criada por membranas biológicas, estas fazem parte muitas vezes, de processos químicos com grandes e complexas moléculas envolvidas em várias reações que se integram. Nessa perspectiva, foi proposto pela docente da disciplina de Diversidade Molecular, na turma de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que os alunos produzissem modelos didáticos que viessem facilitar a compreensão dos discentes, quanto a interação das moléculas de membrana e sua matriz extracelular, em sala de aula. A atividade foi realizada em grupo, na qual cada um ficou responsável em construir as seguintes moléculas: Lipídios de Membrana, Integrinas, Fibronectinas, Colágeno, Elastina, Laminina, Ácido Hialurônico e Proteoglicanos. Este trabalho foi realizado em quatro etapas: (I) Apuração dos conhecimentos após o conteúdo teórico abordado em sala de aula; (II) Produção dos materiais didáticos; (III) Socialização do conhecimento com a turma e explicação pratica das moléculas de membrana e suas interações; (IV) Entrega do relatório sobre a produção do material e o seu impacto para a compreensão, ao final do trabalho. Durante a demonstração e explicação dos materiais didáticos junto a turma, foi possível observar uma maior atenção dos alunos para a explicação das interações moleculares de membrana, uma vez que tínhamos algo concreto palpável para facilitar a compreensão diferentemente do abstrato ficando apenas no imaginário. A construção do relatório também foi bastante satisfatória quanto a fixação do conteúdo abordado em sala de aula, impactando não somente a nota do aluno na disciplina como também ampliando a sua visão biomolecular para a vida acadêmica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DIVERSIDADE MOLECULAR, MATERIAIS DIDÁTICOS, MOLÉCULAS DE MEMBRANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID7098_17082016131657.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA RIBEIRO DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA REIS"
    "autor_email" => "juliana7reis@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

As moléculas de membrana são componentes importantes para a compreensão da organização da atividade química de organismos que dependem diretamente da estruturação criada por membranas biológicas, estas fazem parte muitas vezes, de processos químicos com grandes e complexas moléculas envolvidas em várias reações que se integram. Nessa perspectiva, foi proposto pela docente da disciplina de Diversidade Molecular, na turma de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que os alunos produzissem modelos didáticos que viessem facilitar a compreensão dos discentes, quanto a interação das moléculas de membrana e sua matriz extracelular, em sala de aula. A atividade foi realizada em grupo, na qual cada um ficou responsável em construir as seguintes moléculas: Lipídios de Membrana, Integrinas, Fibronectinas, Colágeno, Elastina, Laminina, Ácido Hialurônico e Proteoglicanos. Este trabalho foi realizado em quatro etapas: (I) Apuração dos conhecimentos após o conteúdo teórico abordado em sala de aula; (II) Produção dos materiais didáticos; (III) Socialização do conhecimento com a turma e explicação pratica das moléculas de membrana e suas interações; (IV) Entrega do relatório sobre a produção do material e o seu impacto para a compreensão, ao final do trabalho. Durante a demonstração e explicação dos materiais didáticos junto a turma, foi possível observar uma maior atenção dos alunos para a explicação das interações moleculares de membrana, uma vez que tínhamos algo concreto palpável para facilitar a compreensão diferentemente do abstrato ficando apenas no imaginário. A construção do relatório também foi bastante satisfatória quanto a fixação do conteúdo abordado em sala de aula, impactando não somente a nota do aluno na disciplina como também ampliando a sua visão biomolecular para a vida acadêmica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.