Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO COMO FERRAMENTA MOTIVADORA PARA A CARREIRA DOCENTE DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISANDO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21586
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3004
    "inscrito_id" => 4946
    "titulo" => "O ESTÁGIO COMO FERRAMENTA MOTIVADORA PARA A CARREIRA DOCENTE DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura se apresenta como disciplina obrigatória da grade curricular, com finalidade de possibilitar ao aluno conhecer os desafios diários de um docente e ao mesmo tempo propiciar uma reflexão da sua futura profissão e consequentemente o sucesso profissional. Partindo deste princípio este trabalho tem por objetivo, investigar as perspectivas e motivação para a iniciação da carreira docente dos graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí da cidade de Parnaíba-Piauí. A pesquisa voltou-se para alunos do 8º período, sendo de caráter qualitativo, onde se utilizou para coleta de dados questionários constituído de questões objetivas e dissertativas totalizando sete questões, sendo estas aplicadas com 12 estagiários atuantes em 6 escolas distintas, sendo estas de Ensino Fundamental. As perguntas do questionário utilizado na pesquisa estavam associadas às seguintes vertentes: Principais dificuldades encontradas durante o estágio, estímulos para seguir a carreira docente e preparo para atuar como professor.  A partir das análises das respostas dos discentes envolvidos na pesquisa, verificou-se que a falta de disciplina dos alunos foi a dificuldade mais expressiva citadas pelos os estagiários, além disto, observou-se que 75% dos discentes sente-se prontos para atuar como docentes e 66,7 %  apontaram após o estágio estarem estimulados a seguir a carreira docente. Deste modo constatou-se que a aproximação dos graduandos a prática docente tem sido uma ferramenta motivadora para muitos seguirem a carreira docente, visto que possibilita desenvolverem melhorias na sua atuação docente, contribuindo assim para qualidade do ensino – aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISANDO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID4946_17082016213919.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETE CRISTINA  DE CERQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZABETE CERQUEIRA"
    "autor_email" => "elizabetec.cerqueira@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS PARNAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21586
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3004
    "inscrito_id" => 4946
    "titulo" => "O ESTÁGIO COMO FERRAMENTA MOTIVADORA PARA A CARREIRA DOCENTE DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura se apresenta como disciplina obrigatória da grade curricular, com finalidade de possibilitar ao aluno conhecer os desafios diários de um docente e ao mesmo tempo propiciar uma reflexão da sua futura profissão e consequentemente o sucesso profissional. Partindo deste princípio este trabalho tem por objetivo, investigar as perspectivas e motivação para a iniciação da carreira docente dos graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí da cidade de Parnaíba-Piauí. A pesquisa voltou-se para alunos do 8º período, sendo de caráter qualitativo, onde se utilizou para coleta de dados questionários constituído de questões objetivas e dissertativas totalizando sete questões, sendo estas aplicadas com 12 estagiários atuantes em 6 escolas distintas, sendo estas de Ensino Fundamental. As perguntas do questionário utilizado na pesquisa estavam associadas às seguintes vertentes: Principais dificuldades encontradas durante o estágio, estímulos para seguir a carreira docente e preparo para atuar como professor.  A partir das análises das respostas dos discentes envolvidos na pesquisa, verificou-se que a falta de disciplina dos alunos foi a dificuldade mais expressiva citadas pelos os estagiários, além disto, observou-se que 75% dos discentes sente-se prontos para atuar como docentes e 66,7 %  apontaram após o estágio estarem estimulados a seguir a carreira docente. Deste modo constatou-se que a aproximação dos graduandos a prática docente tem sido uma ferramenta motivadora para muitos seguirem a carreira docente, visto que possibilita desenvolverem melhorias na sua atuação docente, contribuindo assim para qualidade do ensino – aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISANDO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID4946_17082016213919.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETE CRISTINA  DE CERQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZABETE CERQUEIRA"
    "autor_email" => "elizabetec.cerqueira@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS PARNAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura se apresenta como disciplina obrigatória da grade curricular, com finalidade de possibilitar ao aluno conhecer os desafios diários de um docente e ao mesmo tempo propiciar uma reflexão da sua futura profissão e consequentemente o sucesso profissional. Partindo deste princípio este trabalho tem por objetivo, investigar as perspectivas e motivação para a iniciação da carreira docente dos graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí da cidade de Parnaíba-Piauí. A pesquisa voltou-se para alunos do 8º período, sendo de caráter qualitativo, onde se utilizou para coleta de dados questionários constituído de questões objetivas e dissertativas totalizando sete questões, sendo estas aplicadas com 12 estagiários atuantes em 6 escolas distintas, sendo estas de Ensino Fundamental. As perguntas do questionário utilizado na pesquisa estavam associadas às seguintes vertentes: Principais dificuldades encontradas durante o estágio, estímulos para seguir a carreira docente e preparo para atuar como professor. A partir das análises das respostas dos discentes envolvidos na pesquisa, verificou-se que a falta de disciplina dos alunos foi a dificuldade mais expressiva citadas pelos os estagiários, além disto, observou-se que 75% dos discentes sente-se prontos para atuar como docentes e 66,7 % apontaram após o estágio estarem estimulados a seguir a carreira docente. Deste modo constatou-se que a aproximação dos graduandos a prática docente tem sido uma ferramenta motivadora para muitos seguirem a carreira docente, visto que possibilita desenvolverem melhorias na sua atuação docente, contribuindo assim para qualidade do ensino – aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.