Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O LÚDICO NA DIVERSIDADE: UMA ALTERNATIVA DE INCLUSÃO SOCIAL A PARTIR DO PROGRAMA PIBID/PEDAGOGIA/CAP

Palavra-chaves: Dia Da Criança, Diversidade, Ludicidade, Inclusão Social, Pibid Comunicação Oral 13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 217
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 469
    "titulo" => "O LÚDICO NA DIVERSIDADE: UMA ALTERNATIVA DE INCLUSÃO SOCIAL A PARTIR DO PROGRAMA PIBID/PEDAGOGIA/CAP"
    "resumo" => "Este trabalho discute o uso da ludicidade na condução de práticas educativas na diversidade, a partir do desenvolvimento de atividades inerentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), vinculado ao Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu/RN pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Encontrou-se, na escola, um espaço bastante heterogêneo, onde os ritmos de aprendizagens ocorrem de forma diferenciada. O lúdico, então, evidenciou-se como meio eficiente para possibilitar aos aprendizes igualdade de condições para desenvolverem as atividades propostas durante a comemoração alusiva ao Dia da Criança. O trabalho está aliado às discussões em autores como ANTUNES (2001); DOHME (2003, 2005); MALUF (2003); MARCELLINO (1991); SANTOS (2000) VOLPATO (2002) e etc., como também na experiência que apresentou resultados satisfatórios quanto à participação e interação dos alunos com o grupo de bolsistas e professores supervisores. Isso possibilitou inferir que, no contexto da sala de aula, o uso do lúdico como estratégia didática permitirá aos alunos melhores condições de aprendizagem. O entendimento ora posto encaminha-se na direção de que o uso pedagógico da ludicidade é alternativa para o ensino na e para a diversidade. E que o programa PIBID vem somar e contribuir na disseminação de saberes e práticas que promovam a inclusão social nos espaços de aprendizagem da sala de aula. Espera-se que nessa etapa de execução do subprojeto de Pedagogia possa-se colher resultados satisfatórios e o rompimento de paradigmas necessários para o bom desenvolvimento e qualidade da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "Dia da criança, Diversidade, Ludicidade, Inclusão social, Pibid"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "20c1bc52fa86d60bc76971ab028bc110_469.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MATEUS ALEXANDRE DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS"
    "autor_email" => "mateus.ic@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 217
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 469
    "titulo" => "O LÚDICO NA DIVERSIDADE: UMA ALTERNATIVA DE INCLUSÃO SOCIAL A PARTIR DO PROGRAMA PIBID/PEDAGOGIA/CAP"
    "resumo" => "Este trabalho discute o uso da ludicidade na condução de práticas educativas na diversidade, a partir do desenvolvimento de atividades inerentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), vinculado ao Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu/RN pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Encontrou-se, na escola, um espaço bastante heterogêneo, onde os ritmos de aprendizagens ocorrem de forma diferenciada. O lúdico, então, evidenciou-se como meio eficiente para possibilitar aos aprendizes igualdade de condições para desenvolverem as atividades propostas durante a comemoração alusiva ao Dia da Criança. O trabalho está aliado às discussões em autores como ANTUNES (2001); DOHME (2003, 2005); MALUF (2003); MARCELLINO (1991); SANTOS (2000) VOLPATO (2002) e etc., como também na experiência que apresentou resultados satisfatórios quanto à participação e interação dos alunos com o grupo de bolsistas e professores supervisores. Isso possibilitou inferir que, no contexto da sala de aula, o uso do lúdico como estratégia didática permitirá aos alunos melhores condições de aprendizagem. O entendimento ora posto encaminha-se na direção de que o uso pedagógico da ludicidade é alternativa para o ensino na e para a diversidade. E que o programa PIBID vem somar e contribuir na disseminação de saberes e práticas que promovam a inclusão social nos espaços de aprendizagem da sala de aula. Espera-se que nessa etapa de execução do subprojeto de Pedagogia possa-se colher resultados satisfatórios e o rompimento de paradigmas necessários para o bom desenvolvimento e qualidade da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "Dia da criança, Diversidade, Ludicidade, Inclusão social, Pibid"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "20c1bc52fa86d60bc76971ab028bc110_469.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MATEUS ALEXANDRE DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS"
    "autor_email" => "mateus.ic@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este trabalho discute o uso da ludicidade na condução de práticas educativas na diversidade, a partir do desenvolvimento de atividades inerentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), vinculado ao Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu/RN pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Encontrou-se, na escola, um espaço bastante heterogêneo, onde os ritmos de aprendizagens ocorrem de forma diferenciada. O lúdico, então, evidenciou-se como meio eficiente para possibilitar aos aprendizes igualdade de condições para desenvolverem as atividades propostas durante a comemoração alusiva ao Dia da Criança. O trabalho está aliado às discussões em autores como ANTUNES (2001); DOHME (2003, 2005); MALUF (2003); MARCELLINO (1991); SANTOS (2000) VOLPATO (2002) e etc., como também na experiência que apresentou resultados satisfatórios quanto à participação e interação dos alunos com o grupo de bolsistas e professores supervisores. Isso possibilitou inferir que, no contexto da sala de aula, o uso do lúdico como estratégia didática permitirá aos alunos melhores condições de aprendizagem. O entendimento ora posto encaminha-se na direção de que o uso pedagógico da ludicidade é alternativa para o ensino na e para a diversidade. E que o programa PIBID vem somar e contribuir na disseminação de saberes e práticas que promovam a inclusão social nos espaços de aprendizagem da sala de aula. Espera-se que nessa etapa de execução do subprojeto de Pedagogia possa-se colher resultados satisfatórios e o rompimento de paradigmas necessários para o bom desenvolvimento e qualidade da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.