Este trabalho discute o uso da ludicidade na condução de práticas educativas na diversidade, a partir do desenvolvimento de atividades inerentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), vinculado ao Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu/RN pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Encontrou-se, na escola, um espaço bastante heterogêneo, onde os ritmos de aprendizagens ocorrem de forma diferenciada. O lúdico, então, evidenciou-se como meio eficiente para possibilitar aos aprendizes igualdade de condições para desenvolverem as atividades propostas durante a comemoração alusiva ao Dia da Criança. O trabalho está aliado às discussões em autores como ANTUNES (2001); DOHME (2003, 2005); MALUF (2003); MARCELLINO (1991); SANTOS (2000) VOLPATO (2002) e etc., como também na experiência que apresentou resultados satisfatórios quanto à participação e interação dos alunos com o grupo de bolsistas e professores supervisores. Isso possibilitou inferir que, no contexto da sala de aula, o uso do lúdico como estratégia didática permitirá aos alunos melhores condições de aprendizagem. O entendimento ora posto encaminha-se na direção de que o uso pedagógico da ludicidade é alternativa para o ensino na e para a diversidade. E que o programa PIBID vem somar e contribuir na disseminação de saberes e práticas que promovam a inclusão social nos espaços de aprendizagem da sala de aula. Espera-se que nessa etapa de execução do subprojeto de Pedagogia possa-se colher resultados satisfatórios e o rompimento de paradigmas necessários para o bom desenvolvimento e qualidade da educação.