Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA: UM INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO

Palavra-chaves: OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA, ATIVIDADE ESTIMULANTE, RACIOCÍNIO LÓGICO Pôster (PO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21808
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3189
    "inscrito_id" => 9071
    "titulo" => "OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA: UM INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO"
    "resumo" => """
      O presente projeto relata a experiência da IV Olimpíada Interna de Matemática do PREMEN (IV OIMP), realizada em 2016 por alunos bolsistas do subprojeto em matemática PIBID – UEPB, e alunos do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB. Tendo em vista a importância dessa matéria tanto na vida acadêmica, quanto na vida pessoal e futuramente profissional, dos alunos e a proximidade da realização da OBMEP, realizamos esse projeto com o intuito principal de suprir algumas dificuldades em torno desta disciplina e, também, estimular e promover o estudo de Matemática dos alunos do PREMEN; colaborar na melhoria da qualidade de ensino de matemática na educação básica; despertar nos alunos do ensino básico a curiosidade para pesquisar e a vontade de querer aprender e solucionar problemas matemáticos. \r\n
      O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas de fundamental importância para a realização da OIMP\r\n
      1º Momento: Foram abertas as inscrições para os aulões nos dias 13 e 14 de abril de 2016, com divulgação através de cartazes e convocação nas salas de aula, feitas pelos professores de matemática da escola. \r\n
      2º Momento: Foram realizados três aulões. Trabalhamos conteúdos diferentes da Matemática. A cada aula foi entregue uma lista de exercício contendo 20 questões de acordo com o nível dos alunos. Dividimos o grupo de participantes em duas salas, onde cada bolsista ficou responsável por apresentar três questões. \r\n
      3º Momento: Os alunos inscritos participaram da prova da IV OIMP. \r\n
      4º Momento: Foi realizada uma cerimônia de premiação, onde os dez primeiros colocados receberam certificados e notas referentes há um bimestre, medalhas de ouro, prata e bronze para  1º, 2º e 3º lugar, respectivamente, e um tablet  ofertado pelo diretor da escola para o primeiro colocado. Neste evento, estavam presentes nós bolsistas, os classificados, o diretor da escola, duas professoras de matemática da escola, a supervisora e a coordenadora do PIBID.\r\n
      A realização da olimpíada aponta para a necessidade de um trabalho efetivo quanto aos conteúdos da aprendizagem. Para nós, bolsistas do PIBID, foi bastante satisfatório a experiência que tivemos antes, durante e depois da realização da prova. Assim, com esta prática a vivência de outra percepção de olimpíada vai de encontro às velhas técnicas tradicionais, que reduzem as olimpíadas de matemática em procedimentos previamente fixados e forte espírito de competição.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA, ATIVIDADE ESTIMULANTE, RACIOCÍNIO LÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID9071_18082016135620.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA CABRAL BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA"
    "autor_email" => "cabralmonica383@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21808
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3189
    "inscrito_id" => 9071
    "titulo" => "OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA: UM INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO"
    "resumo" => """
      O presente projeto relata a experiência da IV Olimpíada Interna de Matemática do PREMEN (IV OIMP), realizada em 2016 por alunos bolsistas do subprojeto em matemática PIBID – UEPB, e alunos do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB. Tendo em vista a importância dessa matéria tanto na vida acadêmica, quanto na vida pessoal e futuramente profissional, dos alunos e a proximidade da realização da OBMEP, realizamos esse projeto com o intuito principal de suprir algumas dificuldades em torno desta disciplina e, também, estimular e promover o estudo de Matemática dos alunos do PREMEN; colaborar na melhoria da qualidade de ensino de matemática na educação básica; despertar nos alunos do ensino básico a curiosidade para pesquisar e a vontade de querer aprender e solucionar problemas matemáticos. \r\n
      O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas de fundamental importância para a realização da OIMP\r\n
      1º Momento: Foram abertas as inscrições para os aulões nos dias 13 e 14 de abril de 2016, com divulgação através de cartazes e convocação nas salas de aula, feitas pelos professores de matemática da escola. \r\n
      2º Momento: Foram realizados três aulões. Trabalhamos conteúdos diferentes da Matemática. A cada aula foi entregue uma lista de exercício contendo 20 questões de acordo com o nível dos alunos. Dividimos o grupo de participantes em duas salas, onde cada bolsista ficou responsável por apresentar três questões. \r\n
      3º Momento: Os alunos inscritos participaram da prova da IV OIMP. \r\n
      4º Momento: Foi realizada uma cerimônia de premiação, onde os dez primeiros colocados receberam certificados e notas referentes há um bimestre, medalhas de ouro, prata e bronze para  1º, 2º e 3º lugar, respectivamente, e um tablet  ofertado pelo diretor da escola para o primeiro colocado. Neste evento, estavam presentes nós bolsistas, os classificados, o diretor da escola, duas professoras de matemática da escola, a supervisora e a coordenadora do PIBID.\r\n
      A realização da olimpíada aponta para a necessidade de um trabalho efetivo quanto aos conteúdos da aprendizagem. Para nós, bolsistas do PIBID, foi bastante satisfatório a experiência que tivemos antes, durante e depois da realização da prova. Assim, com esta prática a vivência de outra percepção de olimpíada vai de encontro às velhas técnicas tradicionais, que reduzem as olimpíadas de matemática em procedimentos previamente fixados e forte espírito de competição.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA, ATIVIDADE ESTIMULANTE, RACIOCÍNIO LÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID9071_18082016135620.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA CABRAL BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA"
    "autor_email" => "cabralmonica383@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente projeto relata a experiência da IV Olimpíada Interna de Matemática do PREMEN (IV OIMP), realizada em 2016 por alunos bolsistas do subprojeto em matemática PIBID – UEPB, e alunos do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB. Tendo em vista a importância dessa matéria tanto na vida acadêmica, quanto na vida pessoal e futuramente profissional, dos alunos e a proximidade da realização da OBMEP, realizamos esse projeto com o intuito principal de suprir algumas dificuldades em torno desta disciplina e, também, estimular e promover o estudo de Matemática dos alunos do PREMEN; colaborar na melhoria da qualidade de ensino de matemática na educação básica; despertar nos alunos do ensino básico a curiosidade para pesquisar e a vontade de querer aprender e solucionar problemas matemáticos. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas de fundamental importância para a realização da OIMP 1º Momento: Foram abertas as inscrições para os aulões nos dias 13 e 14 de abril de 2016, com divulgação através de cartazes e convocação nas salas de aula, feitas pelos professores de matemática da escola. 2º Momento: Foram realizados três aulões. Trabalhamos conteúdos diferentes da Matemática. A cada aula foi entregue uma lista de exercício contendo 20 questões de acordo com o nível dos alunos. Dividimos o grupo de participantes em duas salas, onde cada bolsista ficou responsável por apresentar três questões. 3º Momento: Os alunos inscritos participaram da prova da IV OIMP. 4º Momento: Foi realizada uma cerimônia de premiação, onde os dez primeiros colocados receberam certificados e notas referentes há um bimestre, medalhas de ouro, prata e bronze para 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente, e um tablet ofertado pelo diretor da escola para o primeiro colocado. Neste evento, estavam presentes nós bolsistas, os classificados, o diretor da escola, duas professoras de matemática da escola, a supervisora e a coordenadora do PIBID. A realização da olimpíada aponta para a necessidade de um trabalho efetivo quanto aos conteúdos da aprendizagem. Para nós, bolsistas do PIBID, foi bastante satisfatório a experiência que tivemos antes, durante e depois da realização da prova. Assim, com esta prática a vivência de outra percepção de olimpíada vai de encontro às velhas técnicas tradicionais, que reduzem as olimpíadas de matemática em procedimentos previamente fixados e forte espírito de competição.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.