Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA PEDAGÓGICA E GADGETS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UFMA

Palavra-chaves: PRÁTICA PEDAGÓGICA, GADGETS, CURSO DE PEDAGOGIA Pôster (PO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21996
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1113
    "inscrito_id" => 8174
    "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA E GADGETS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UFMA"
    "resumo" => "Este artigo discute a integração dos dispositivos de comunicação e informação (gadgets) à prática pedagógica vivenciada nas salas de aula do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Compreender de que forma os professores estão incluindo os gadgets em sala como elemento facilitador na socialização e aprendizagem do conhecimento é o nosso objetivo. Para tal, foram entrevistados dez alunos/as. Abordamos a concepção de prática pedagógica emancipadora comprometida com a transformação social. Para fundamentar a nossa análise utilizamos o referencial dialético que é subjacente a uma prática pedagógica crítica que nos permite pensar a totalidade do fenômeno. Ao utilizarmos categorias dialéticas de análise compreendemos a prática pedagógica como uma prática social tendo por objetivos, finalidades e conhecimentos bem definidos, num contexto de uma prática social mais ampla, onde a educação no seio da sociedade do conhecimento assume um novo paradigma vinculado à interação ciência e técnica, homens e máquinas. Chegamos assim, a caracterizar a prática pedagógica como capaz de fortalecer o pensamento crítico e a experiência humana através da criatividade e racionalidade, fatores fundamentais no processo de evolução da consciência individual e coletiva. Concluímos que os desafios à integração dos gadgets no ambiente de sala de aula são muitos à medida que a prática pedagógica está imersa nos mais diversos determinantes sociais, políticos e econômicos. No entanto, acreditamos que a prática pedagógica possa ser capaz de possuir um caráter criador tendo como ponto de partida o meio cultural."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, GADGETS, CURSO DE PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID8174_13082016155554.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA RIBEIRO FRANCO LAUANDE"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA LAUANDE"
    "autor_email" => "fatimala@ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21996
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1113
    "inscrito_id" => 8174
    "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA E GADGETS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UFMA"
    "resumo" => "Este artigo discute a integração dos dispositivos de comunicação e informação (gadgets) à prática pedagógica vivenciada nas salas de aula do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Compreender de que forma os professores estão incluindo os gadgets em sala como elemento facilitador na socialização e aprendizagem do conhecimento é o nosso objetivo. Para tal, foram entrevistados dez alunos/as. Abordamos a concepção de prática pedagógica emancipadora comprometida com a transformação social. Para fundamentar a nossa análise utilizamos o referencial dialético que é subjacente a uma prática pedagógica crítica que nos permite pensar a totalidade do fenômeno. Ao utilizarmos categorias dialéticas de análise compreendemos a prática pedagógica como uma prática social tendo por objetivos, finalidades e conhecimentos bem definidos, num contexto de uma prática social mais ampla, onde a educação no seio da sociedade do conhecimento assume um novo paradigma vinculado à interação ciência e técnica, homens e máquinas. Chegamos assim, a caracterizar a prática pedagógica como capaz de fortalecer o pensamento crítico e a experiência humana através da criatividade e racionalidade, fatores fundamentais no processo de evolução da consciência individual e coletiva. Concluímos que os desafios à integração dos gadgets no ambiente de sala de aula são muitos à medida que a prática pedagógica está imersa nos mais diversos determinantes sociais, políticos e econômicos. No entanto, acreditamos que a prática pedagógica possa ser capaz de possuir um caráter criador tendo como ponto de partida o meio cultural."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, GADGETS, CURSO DE PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID8174_13082016155554.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA RIBEIRO FRANCO LAUANDE"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA LAUANDE"
    "autor_email" => "fatimala@ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo discute a integração dos dispositivos de comunicação e informação (gadgets) à prática pedagógica vivenciada nas salas de aula do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Compreender de que forma os professores estão incluindo os gadgets em sala como elemento facilitador na socialização e aprendizagem do conhecimento é o nosso objetivo. Para tal, foram entrevistados dez alunos/as. Abordamos a concepção de prática pedagógica emancipadora comprometida com a transformação social. Para fundamentar a nossa análise utilizamos o referencial dialético que é subjacente a uma prática pedagógica crítica que nos permite pensar a totalidade do fenômeno. Ao utilizarmos categorias dialéticas de análise compreendemos a prática pedagógica como uma prática social tendo por objetivos, finalidades e conhecimentos bem definidos, num contexto de uma prática social mais ampla, onde a educação no seio da sociedade do conhecimento assume um novo paradigma vinculado à interação ciência e técnica, homens e máquinas. Chegamos assim, a caracterizar a prática pedagógica como capaz de fortalecer o pensamento crítico e a experiência humana através da criatividade e racionalidade, fatores fundamentais no processo de evolução da consciência individual e coletiva. Concluímos que os desafios à integração dos gadgets no ambiente de sala de aula são muitos à medida que a prática pedagógica está imersa nos mais diversos determinantes sociais, políticos e econômicos. No entanto, acreditamos que a prática pedagógica possa ser capaz de possuir um caráter criador tendo como ponto de partida o meio cultural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.