Tomando por base que a construção e reconstrução de conhecimentos, o que permitem transformar a realidade social se dá por meio a educação, faz-se necessário esclarecer como as Políticas Públicas agem em prol de uma educação de qualidade. O foco principal deste trabalho é identificar quais políticas públicas estão presentes na escola. Sendo assim, esta pesquisa iniciará com a apresentação do conceito de políticas públicas fundamentado em Souza (2006). No segundo momento discutiremos sobre a educação como prioridade, ideias essas firmadas em Mello (1991). No terceiro momento, o assunto abordado será as dimensões de qualidade educacionais, baseada em programas governamentais, segundo Costa (2011). Por conseguinte uma análise e discussão sobre a investigação realizada na escola campo a partir de instrumentos de coleta de dados. Para realização dessa investigação foi utilizada a pesquisa bibliográfica, que Gonçalves (2007) “é a identificação e análise dos dados escritos em livros, artigos, dentre outros”, complementada com o estudo de caso, que segundo Godoy (1995) “é um tipo de pesquisa cujo objeto é uma unidade que se analisa profundamente”. A ferramenta para coleta de dados junto a escola campo foi o questionário. Os possíveis resultados obtidos pela investigação ora apresentados mostraram que há uma ruptura entre o elo que une as políticas públicas e uma educação votada para democratização da escola, o que fragiliza o ato educacional brasileiro, ameaçando uma educação de qualidade.