Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRAÇOS IDENTITÁRIOS DO NEGRO (A) NA LITERATURA INFANTO- JUVENIL

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      Essa comunicação tem por objetivo apresentar uma experiência de trabalho pedagógico vivenciada na escola pública municipal Lafayete Cavalcante, situado no município de Campina Grande-PB. A atividade teve como objeto de estudo o uso da literatura infanto- juvenil, para problematizar os traços identitários do ser negro na sociedade brasileira. A proposta se destaca pela sua diferença em apresentar aos educandos personagens negros que não estão representados na condição de escravizados nem de submissão. O objetivo foi problematizar as identidades dos personagens nas literaturas como forma de romper com as memórias negativas que os estudantes demonstram ter sobre a posição do negro na sociedade fundamentadas nas desigualdades étnico-raciais historicamente construídas pela concepção factual da história. A atividade faz parte do projeto: Conhecendo e Valorizando a História e Cultura Afro-Brasileira na sala de Aula, desenvolvido nessa unidade de ensino desde o ano de 2004, sendo continuado em 2016, no componente curricular de História, envolvendo os educandos do ensino fundamental II.\r\n
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

RESUMO Essa comunicação tem por objetivo apresentar uma experiência de trabalho pedagógico vivenciada na escola pública municipal Lafayete Cavalcante, situado no município de Campina Grande-PB. A atividade teve como objeto de estudo o uso da literatura infanto- juvenil, para problematizar os traços identitários do ser negro na sociedade brasileira. A proposta se destaca pela sua diferença em apresentar aos educandos personagens negros que não estão representados na condição de escravizados nem de submissão. O objetivo foi problematizar as identidades dos personagens nas literaturas como forma de romper com as memórias negativas que os estudantes demonstram ter sobre a posição do negro na sociedade fundamentadas nas desigualdades étnico-raciais historicamente construídas pela concepção factual da história. A atividade faz parte do projeto: Conhecendo e Valorizando a História e Cultura Afro-Brasileira na sala de Aula, desenvolvido nessa unidade de ensino desde o ano de 2004, sendo continuado em 2016, no componente curricular de História, envolvendo os educandos do ensino fundamental II. Palavras chaves: Negro; Identidades; Literatura infanto-juvenil.

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