Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA COMPREENSÃO DO MÉTODO CIENTIFICO NO ENSINO DE QUÍMICA.

Palavra-chaves: FERRAMENTA DE ENSINO, PIBID, ENSINO DE QUÍMICA Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22428
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2966
    "inscrito_id" => 1768
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA COMPREENSÃO DO MÉTODO CIENTIFICO NO ENSINO DE QUÍMICA."
    "resumo" => "Esse trabalho foi realizado na Escola Estadual Moreira Dias pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, inserida no projeto de Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, situada na cidade de Mossoró – RN com o objetivo de aplicar o cinema como ferramenta didática no ensino da Química, para ajudar na compreensão do método científico, com a participação de alunos do segundo ano do ensino médio. O ensino tradicional vem sendo questionado como não mais eficaz nos últimos anos, devido ao avanço das tecnologias e as diversas maneiras de comunicação, modificando inteiramente a forma com que os alunos se atualizam, sendo assim a aula produzida sistematicamente através de aula teórica, decoração de textos e formulas, contando como prioridade a avaliação através do que o aluno conseguiu reproduzir ao invés de priorizar como o aluno conseguiu acumular o conhecimento de fato. Em decorrência disso vários professores vêm recorrendo a diversas ferramentas didáticas para facilitar e melhorar a maneira como o aluno recebe o conhecimento, optando para uma forma mais visual e interativa. Uma ferramenta bastante utilizada hoje são os filmes em sala de aula, pois o filme pode tratar do assunto de uma forma mais interativa e assim aproximar os alunos e facilitar a aplicabilidade de vários temas. E assim pode-se criar uma ponte onde liga de forma contextualizada o saber teórico e o saber experimental, ou seja, o visual. Com isso o filme ao ser usado de maneira com que o professor consiga interligar o assunto visto em sala de aula com o que o filme mostra. A aplicação do filme “O céu de outubro” (1999) serviu como ferramenta didática para ajudar a compreensão do método científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FERRAMENTA DE ENSINO, PIBID, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID1768_17082016204314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA PAULA DA CUNHA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA PAULA"
    "autor_email" => "luanap.cunha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22428
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2966
    "inscrito_id" => 1768
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA COMPREENSÃO DO MÉTODO CIENTIFICO NO ENSINO DE QUÍMICA."
    "resumo" => "Esse trabalho foi realizado na Escola Estadual Moreira Dias pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, inserida no projeto de Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, situada na cidade de Mossoró – RN com o objetivo de aplicar o cinema como ferramenta didática no ensino da Química, para ajudar na compreensão do método científico, com a participação de alunos do segundo ano do ensino médio. O ensino tradicional vem sendo questionado como não mais eficaz nos últimos anos, devido ao avanço das tecnologias e as diversas maneiras de comunicação, modificando inteiramente a forma com que os alunos se atualizam, sendo assim a aula produzida sistematicamente através de aula teórica, decoração de textos e formulas, contando como prioridade a avaliação através do que o aluno conseguiu reproduzir ao invés de priorizar como o aluno conseguiu acumular o conhecimento de fato. Em decorrência disso vários professores vêm recorrendo a diversas ferramentas didáticas para facilitar e melhorar a maneira como o aluno recebe o conhecimento, optando para uma forma mais visual e interativa. Uma ferramenta bastante utilizada hoje são os filmes em sala de aula, pois o filme pode tratar do assunto de uma forma mais interativa e assim aproximar os alunos e facilitar a aplicabilidade de vários temas. E assim pode-se criar uma ponte onde liga de forma contextualizada o saber teórico e o saber experimental, ou seja, o visual. Com isso o filme ao ser usado de maneira com que o professor consiga interligar o assunto visto em sala de aula com o que o filme mostra. A aplicação do filme “O céu de outubro” (1999) serviu como ferramenta didática para ajudar a compreensão do método científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FERRAMENTA DE ENSINO, PIBID, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID1768_17082016204314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA PAULA DA CUNHA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA PAULA"
    "autor_email" => "luanap.cunha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Esse trabalho foi realizado na Escola Estadual Moreira Dias pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, inserida no projeto de Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, situada na cidade de Mossoró – RN com o objetivo de aplicar o cinema como ferramenta didática no ensino da Química, para ajudar na compreensão do método científico, com a participação de alunos do segundo ano do ensino médio. O ensino tradicional vem sendo questionado como não mais eficaz nos últimos anos, devido ao avanço das tecnologias e as diversas maneiras de comunicação, modificando inteiramente a forma com que os alunos se atualizam, sendo assim a aula produzida sistematicamente através de aula teórica, decoração de textos e formulas, contando como prioridade a avaliação através do que o aluno conseguiu reproduzir ao invés de priorizar como o aluno conseguiu acumular o conhecimento de fato. Em decorrência disso vários professores vêm recorrendo a diversas ferramentas didáticas para facilitar e melhorar a maneira como o aluno recebe o conhecimento, optando para uma forma mais visual e interativa. Uma ferramenta bastante utilizada hoje são os filmes em sala de aula, pois o filme pode tratar do assunto de uma forma mais interativa e assim aproximar os alunos e facilitar a aplicabilidade de vários temas. E assim pode-se criar uma ponte onde liga de forma contextualizada o saber teórico e o saber experimental, ou seja, o visual. Com isso o filme ao ser usado de maneira com que o professor consiga interligar o assunto visto em sala de aula com o que o filme mostra. A aplicação do filme “O céu de outubro” (1999) serviu como ferramenta didática para ajudar a compreensão do método científico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.