Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVENCIANDO A INCLUSÃO DE DISCENTES COM NECESSIDADE VISUAL NA ESCOLA DE ENSINO PÚBLICO

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA VISUAL, ENSINO REGULAR, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) Educação Especial
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22448
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1691
    "inscrito_id" => 10180
    "titulo" => "VIVENCIANDO A INCLUSÃO DE DISCENTES COM NECESSIDADE VISUAL NA ESCOLA DE ENSINO PÚBLICO"
    "resumo" => "Este artigo objetiva analisar os desafios enfrentados por um aluno com necessidade visual em seu processo de aprendizagem no ensino regular na Escola de Ensino Médio Colégio Estadual Wilson Gonçalves na cidade de Crato/CE. Diante desta problemática vigente, fez-se oportuno o levantamento teórico e a participação direta em sala de aula por meio da observação de prática pedagógica e aplicação de questionário aberto e fechado ao aluno e aos professores de História e Matemática. Os resultados evidenciaram que o processo de inclusão propagado na instituição anteriormente citada tem ocorrido de forma positiva e que, a importância da inclusão do deficiente visual no ensino regular e na sociedade, fortalece o sentimento de ter uma sociedade mais justa e igualitária para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, ENSINO REGULAR, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID10180_15082016125437.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO DE SOUSA FERREIRA "
    "autor_nome_curto" => "PAULO SOUSA"
    "autor_email" => "paulo92sousa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22448
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1691
    "inscrito_id" => 10180
    "titulo" => "VIVENCIANDO A INCLUSÃO DE DISCENTES COM NECESSIDADE VISUAL NA ESCOLA DE ENSINO PÚBLICO"
    "resumo" => "Este artigo objetiva analisar os desafios enfrentados por um aluno com necessidade visual em seu processo de aprendizagem no ensino regular na Escola de Ensino Médio Colégio Estadual Wilson Gonçalves na cidade de Crato/CE. Diante desta problemática vigente, fez-se oportuno o levantamento teórico e a participação direta em sala de aula por meio da observação de prática pedagógica e aplicação de questionário aberto e fechado ao aluno e aos professores de História e Matemática. Os resultados evidenciaram que o processo de inclusão propagado na instituição anteriormente citada tem ocorrido de forma positiva e que, a importância da inclusão do deficiente visual no ensino regular e na sociedade, fortalece o sentimento de ter uma sociedade mais justa e igualitária para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, ENSINO REGULAR, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID10180_15082016125437.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO DE SOUSA FERREIRA "
    "autor_nome_curto" => "PAULO SOUSA"
    "autor_email" => "paulo92sousa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo objetiva analisar os desafios enfrentados por um aluno com necessidade visual em seu processo de aprendizagem no ensino regular na Escola de Ensino Médio Colégio Estadual Wilson Gonçalves na cidade de Crato/CE. Diante desta problemática vigente, fez-se oportuno o levantamento teórico e a participação direta em sala de aula por meio da observação de prática pedagógica e aplicação de questionário aberto e fechado ao aluno e aos professores de História e Matemática. Os resultados evidenciaram que o processo de inclusão propagado na instituição anteriormente citada tem ocorrido de forma positiva e que, a importância da inclusão do deficiente visual no ensino regular e na sociedade, fortalece o sentimento de ter uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.