O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise do processo de inclusão digital de alunos da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos, (EJA). Uma vez que o uso das tecnologias nas escolas e na sociedade está aumentando e o aluno necessita desse contato com o mundo virtual, para melhorar a qualidade de seu aprendizado e até mesmo para facilitar seu cotidiano. No entanto, percebe-se que alguns alunos desta modalidade acreditam não precisar dessa relação com as tecnologias digitais. A pesquisa fundamenta-se em autores como Moran (2006), Tajra (2008), LDB 9394/96, Freire (2008). O trabalho se deu por meio de abordagem qualitativa e quantitativa, com pesquisa de campo; aplicação de questionário aos discentes de turmas de EJA; observação das aulas de informática com a finalidade de verificar como acontece a inserção dos alunos no mundo tecnológico; conhecendo as propostas e práticas de ensino na mesma. Portanto, realizar estudo sobre o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) nos permite aprofundar o conhecimento teórico prático na educação de jovens e adultos, bem como contribuir para a formação de um cidadão crítico, politizado, participante e sujeito de sua realidade. Além de estar inovando no processo ensino aprendizagem, no que tange a metodologia de ensino, instrumentos de avaliação, relação professor aluno, recursos didáticos entre outros aspectos relevantes na formação do aluno e do próprio professor.