Fazer educação através da Química significa colocar esta ciência a serviço da vida, buscando trabalhar os conteúdos não de forma isolada, mas buscando integrá-los a realidade e o contexto de vida dos alunos, para que estes adquiram a capacidade de compreender a natureza. Atualmente, oferecer uma educação para o exercício da cidadania é função primordial das políticas públicas educacionais, conforme estabelece a constituição brasileira e a legislação de ensino. Essa função vem sendo defendida por muitos professores, atribuindo-se a disciplina de Química o papel de proporcionar um ensino crítico, participativo, reflexivo e humano. Existe necessidade de conscientizar e educar o homem para um meio ambiente adequado à sua sobrevivência. Essa conscientização deve surgir no âmbito escolar, a partir, das séries iniciais do ensino básico. A quantidade de água que existe na natureza abrange quase 4/5 da superfície terrestre; onde 97% são dos mares e os 3% restantes são de águas doces. Dessas últimas, 2,7% são formadas por geleiras, vapor de água e lençóis encontrados em grandes profundidades, não sendo viável seu aproveitamento para o consumo humano. Apenas 0,3% das águas doces estão nos rios, lagos e na atmosfera. A precipitação média anual é em torno de 860 mm, onde, aproximadamente 70% retorna a atmosfera pelo processo de evapotranspiração, os 30% restantes correm na superfície, onde 65% volta aos rios. O restante é consumido e volta à atmosfera. Os rios aqui do Brasil reúnem cerca de 13% do volume fluvial do mundo, dado que o torna como o país que tem mais água doce disponível. A maior reserva de água doce do mundo, também está aqui, no aquífero de Guarani. Desempenhamos também papel importante no cenário mundial das águas e nossa tecnologia de tratamento de água é destaque pela eficiência e baixo custo. Destaca-se a importância econômica do abastecimento de água, pois sua implantação traduz em um aumento da vida média, diminuição da mortalidade e consequentemente numa redução do número de horas perdidas com várias doenças, refletindo assim, num aumento do número de horas de trabalho. Este trabalho de pesquisa é um estudo exploratório explicativo, com abordagem quali-quantitativa, e tem como objetivo Proporcionar uma abordagem prática dos conceitos científicos da disciplina química e a sua importância para a potabilidade da água abrangendo uma maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. A pesquisa qualitativa descreve uma hipótese ou problema de forma complexa, busca analisar a interação de algumas variáveis, permitindo interpretar particularidades nos comportamentos ou atitudes dos indivíduos. Foi utilizado também o método quantitativo, já que em alguns momentos ocorreu a exposição de dados numéricos, gráficos e percentuais para representar as respostas dos participantes. Alguns conceitos precisaram ser reformulados, complementados e outros ainda necessitaram serem discutidos e trabalhados, como as propriedades da água, potabilidade, tratamento da água, abastecimento. Os conteúdos foram desenvolvidos, na tentativa de colocar a química teórica em prática, fazendo com que os alunos reconheçam a importância e aprendam a gostar da disciplina, pela contextualização na sua vida diária.