Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

ATUAÇÃO DO PIBID NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA VIVÊNCIA COM A POESIA & MÚSICA DE VINÍCIUS DE MORAES

Palavra-chaves: POESIA DE VINÍCIUS DE MORAES, CONVIVÊNCIA POÉTICO-MUSICAL, ; FORMAÇÃO DE LEITOR Comunicação Oral (CO) GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25912
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 598
    "titulo" => "ATUAÇÃO DO PIBID NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA VIVÊNCIA COM A POESIA & MÚSICA DE VINÍCIUS DE MORAES"
    "resumo" => "A poesia tem a capacidade de provocar sentimentos e reflexões para além do sentido expresso, logo a mesma pode ser um componente fundamental de educação da sensibilidade. Tal estímulo deveria ser um dos fios condutores do trabalho renovador com a poesia na escola aliado ao objetivo de formar leitores. Nesse sentido, relatamos uma experiência de vivência poético-musical desenvolvida por meio da atuação do PIBID, tendo como público alvo os (as) alunos (as) do ensino médio de uma escola pública. A proposta trata-se da leitura de poemas e letras de Vinícius de Moraes. Fundamentamos nosso experimento a partir dos estudos de Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007, 2012), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006). Realizamos atividades com diferentes abordagens e isso propiciou uma convivência mais demorada e significativa com os textos. Assim, partilhamos com os alunos as sensações provocadas pela poesia, aproximando-os de suas emoções, de suas posturas diante da vida, além de motivar reflexões e críticas sobre a realidade sugerida em tais poemas. Este trabalho mostrou que existem possibilidades e alternativas para promover a interação da poesia com o jovem leitor (a), o qual experimenta sua competência de atribuir sentido ao que está sendo lido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO"
    "palavra_chave" => "POESIA DE VINÍCIUS DE MORAES, CONVIVÊNCIA POÉTICO-MUSICAL, ; FORMAÇÃO DE LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID598_21072016170232.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA ARAUJO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA ARAUJO"
    "autor_email" => "100amandaaraujo@gmail.com"
    "autor_ies" => "CDSA CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMI ARIDO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25912
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 598
    "titulo" => "ATUAÇÃO DO PIBID NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA VIVÊNCIA COM A POESIA & MÚSICA DE VINÍCIUS DE MORAES"
    "resumo" => "A poesia tem a capacidade de provocar sentimentos e reflexões para além do sentido expresso, logo a mesma pode ser um componente fundamental de educação da sensibilidade. Tal estímulo deveria ser um dos fios condutores do trabalho renovador com a poesia na escola aliado ao objetivo de formar leitores. Nesse sentido, relatamos uma experiência de vivência poético-musical desenvolvida por meio da atuação do PIBID, tendo como público alvo os (as) alunos (as) do ensino médio de uma escola pública. A proposta trata-se da leitura de poemas e letras de Vinícius de Moraes. Fundamentamos nosso experimento a partir dos estudos de Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007, 2012), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006). Realizamos atividades com diferentes abordagens e isso propiciou uma convivência mais demorada e significativa com os textos. Assim, partilhamos com os alunos as sensações provocadas pela poesia, aproximando-os de suas emoções, de suas posturas diante da vida, além de motivar reflexões e críticas sobre a realidade sugerida em tais poemas. Este trabalho mostrou que existem possibilidades e alternativas para promover a interação da poesia com o jovem leitor (a), o qual experimenta sua competência de atribuir sentido ao que está sendo lido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO"
    "palavra_chave" => "POESIA DE VINÍCIUS DE MORAES, CONVIVÊNCIA POÉTICO-MUSICAL, ; FORMAÇÃO DE LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID598_21072016170232.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA ARAUJO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA ARAUJO"
    "autor_email" => "100amandaaraujo@gmail.com"
    "autor_ies" => "CDSA CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMI ARIDO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

A poesia tem a capacidade de provocar sentimentos e reflexões para além do sentido expresso, logo a mesma pode ser um componente fundamental de educação da sensibilidade. Tal estímulo deveria ser um dos fios condutores do trabalho renovador com a poesia na escola aliado ao objetivo de formar leitores. Nesse sentido, relatamos uma experiência de vivência poético-musical desenvolvida por meio da atuação do PIBID, tendo como público alvo os (as) alunos (as) do ensino médio de uma escola pública. A proposta trata-se da leitura de poemas e letras de Vinícius de Moraes. Fundamentamos nosso experimento a partir dos estudos de Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007, 2012), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006). Realizamos atividades com diferentes abordagens e isso propiciou uma convivência mais demorada e significativa com os textos. Assim, partilhamos com os alunos as sensações provocadas pela poesia, aproximando-os de suas emoções, de suas posturas diante da vida, além de motivar reflexões e críticas sobre a realidade sugerida em tais poemas. Este trabalho mostrou que existem possibilidades e alternativas para promover a interação da poesia com o jovem leitor (a), o qual experimenta sua competência de atribuir sentido ao que está sendo lido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.