Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LITERATURA AFRO- HISPANO-AMERICANA EM AULAS DE ELE NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, POEMA, TEMAS TRANSVERSAIS, LITERATURA AFRO-HISPANO-AMERICANA, LITERATURA AFRO-HISPANO-AMERICANA Comunicação Oral (CO) GT-10: LEITURAS E ENSINO DE LITERATURAS HISPÂNICAS
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26011
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 101
    "inscrito_id" => 520
    "titulo" => "LITERATURA AFRO- HISPANO-AMERICANA EM AULAS DE ELE NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "O presente relato de experiência é fruto de uma proposta didática realizada a partir de aulas de espanhol desenvolvidas em uma turma de Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande, para cumprimento da disciplina de Estágio de Língua Espanhola: Ensino Médio, do curso de Licenciatura em Letras - Língua Espanhola, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Diante disso, objetivamos apresentar algumas possibilidades de atividades a partir do poema “Me Gritaron Negra”, da escritora peruana Victoria Santa Cruz, que trata de questões referentes ao racismo e a identidade negra. Assim, nesse relato, abordaremos os Temas Transversais e, dentre as seis temáticas transversais, elegemos a temática “Pluralidade Cultural” por compreendermos que a referida temática pode gerar uma proximidade entre os países hispano-americanos e o Brasil e, consequentemente, pode contribuir para a diminuição dos preconceitos existentes na sociedade, especialmente, relacionados à cultura negra que tanto influenciou positivamente os países americanos. Para tanto, fundamentamos nossa base teórica nos Documentos Nacionais, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), bem como em MENDES (2007), MARCON (2009), NASCIMENTO & TROUCHE (2009), entre outros autores. Os resultados demonstram que o trabalho com a Literatura Afro-Hispano-Americana no processo de ensino/aprendizagem de ELE é fundamental, uma vez que é uma excelente maneira para promover uma visão crítico/reflexiva/autônoma de cidadãos que vivem em uma sociedade plural e complexa que suscita valores positivos das práticas sociais em relação aos princípios de cidadania."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10: LEITURAS E ENSINO DE LITERATURAS HISPÂNICAS"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, POEMA, TEMAS TRANSVERSAIS, LITERATURA AFRO-HISPANO-AMERICANA, LITERATURA AFRO-HISPANO-AMERICANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA10_ID520_13072016220847.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEYTE GABRIELLE MACENA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "KEYTE"
    "autor_email" => "keyte.gabrielle@outlook.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26011
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 101
    "inscrito_id" => 520
    "titulo" => "LITERATURA AFRO- HISPANO-AMERICANA EM AULAS DE ELE NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "O presente relato de experiência é fruto de uma proposta didática realizada a partir de aulas de espanhol desenvolvidas em uma turma de Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande, para cumprimento da disciplina de Estágio de Língua Espanhola: Ensino Médio, do curso de Licenciatura em Letras - Língua Espanhola, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Diante disso, objetivamos apresentar algumas possibilidades de atividades a partir do poema “Me Gritaron Negra”, da escritora peruana Victoria Santa Cruz, que trata de questões referentes ao racismo e a identidade negra. Assim, nesse relato, abordaremos os Temas Transversais e, dentre as seis temáticas transversais, elegemos a temática “Pluralidade Cultural” por compreendermos que a referida temática pode gerar uma proximidade entre os países hispano-americanos e o Brasil e, consequentemente, pode contribuir para a diminuição dos preconceitos existentes na sociedade, especialmente, relacionados à cultura negra que tanto influenciou positivamente os países americanos. Para tanto, fundamentamos nossa base teórica nos Documentos Nacionais, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), bem como em MENDES (2007), MARCON (2009), NASCIMENTO & TROUCHE (2009), entre outros autores. Os resultados demonstram que o trabalho com a Literatura Afro-Hispano-Americana no processo de ensino/aprendizagem de ELE é fundamental, uma vez que é uma excelente maneira para promover uma visão crítico/reflexiva/autônoma de cidadãos que vivem em uma sociedade plural e complexa que suscita valores positivos das práticas sociais em relação aos princípios de cidadania."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10: LEITURAS E ENSINO DE LITERATURAS HISPÂNICAS"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, POEMA, TEMAS TRANSVERSAIS, LITERATURA AFRO-HISPANO-AMERICANA, LITERATURA AFRO-HISPANO-AMERICANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA10_ID520_13072016220847.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEYTE GABRIELLE MACENA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "KEYTE"
    "autor_email" => "keyte.gabrielle@outlook.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

O presente relato de experiência é fruto de uma proposta didática realizada a partir de aulas de espanhol desenvolvidas em uma turma de Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande, para cumprimento da disciplina de Estágio de Língua Espanhola: Ensino Médio, do curso de Licenciatura em Letras - Língua Espanhola, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Diante disso, objetivamos apresentar algumas possibilidades de atividades a partir do poema “Me Gritaron Negra”, da escritora peruana Victoria Santa Cruz, que trata de questões referentes ao racismo e a identidade negra. Assim, nesse relato, abordaremos os Temas Transversais e, dentre as seis temáticas transversais, elegemos a temática “Pluralidade Cultural” por compreendermos que a referida temática pode gerar uma proximidade entre os países hispano-americanos e o Brasil e, consequentemente, pode contribuir para a diminuição dos preconceitos existentes na sociedade, especialmente, relacionados à cultura negra que tanto influenciou positivamente os países americanos. Para tanto, fundamentamos nossa base teórica nos Documentos Nacionais, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), bem como em MENDES (2007), MARCON (2009), NASCIMENTO & TROUCHE (2009), entre outros autores. Os resultados demonstram que o trabalho com a Literatura Afro-Hispano-Americana no processo de ensino/aprendizagem de ELE é fundamental, uma vez que é uma excelente maneira para promover uma visão crítico/reflexiva/autônoma de cidadãos que vivem em uma sociedade plural e complexa que suscita valores positivos das práticas sociais em relação aos princípios de cidadania.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.