Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LITERATURA E NARRATIVA TRANSMÍDIA NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: NARRATIVA TRANSMÍDIA, LITERATURA E OUTRAS ARTES, LEITURA PARTICIPATIVA Comunicação Oral (CO) GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26016
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 13
    "inscrito_id" => 122
    "titulo" => "LITERATURA E NARRATIVA TRANSMÍDIA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho propõe uma abordagem de uma forma de leitura que tem chamado à atenção, nos últimos anos, é a narrativa transmídia. Isso porque essa narrativa baseia-se numa forma de contar histórias através de muitos formatos: suportes visuais, Web, redes sociais, plataforma móveis e inclusive experiências reais e que se apoiam na criação de mundos que desenvolvem histórias através de diferentes meios e plataformas. De acordo com Scolari, essa narrativa se expande através de diferentes sistemas de significação (verbal, icônico, audiovisual, interativo etc.) e meios (cinema, gibi, televisão, videogame, teatro etc.). Além disso, a narrativa transmídia não é simplesmente uma adaptação de uma linguagem a outra: a história que conta o gibi não é a mesma que aparece na tela do cinema. Diante de tais características, decidimos desenvolver propostas de sequências didáticas, com os alunos do sétimo ano de uma escola Estadual de São Paulo. Para este estudo, foram realizadas sequências didáticas que exploraram os recursos transmídia presentes na divulgação de filmes que expandiram o mundo de obras literárias. Sendo assim, foram propostas atividades de leitura participativa e intersemiótica com o uso de dispositivos tecnológicos (computador, tablet, celular), com o objetivo de favorecer o gosto pela leitura literária e desenvolvimento de competência de compreensão de texto nas suas diversas modalidades. A aplicação dessas sequências foi uma experiência motivadora e significativa para os alunos, incitando-lhes o interesse por obras artísticas literárias. Conclui-se que aproveitar as características das narrativas transmídia, em sala de aula, pode ser um grande diferencial nas atividades de leitura, pois o aluno pode ser instigado a explorar e analisar a intertextualidade presente na literatura e em diferentes manifestações artísticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO"
    "palavra_chave" => "NARRATIVA TRANSMÍDIA, LITERATURA E OUTRAS ARTES, LEITURA PARTICIPATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID122_12052016014023.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "UILMA MATOS DOS SANTOS MELO"
    "autor_nome_curto" => "UILMA MELO"
    "autor_email" => "ylma.melo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "USP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26016
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 13
    "inscrito_id" => 122
    "titulo" => "LITERATURA E NARRATIVA TRANSMÍDIA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho propõe uma abordagem de uma forma de leitura que tem chamado à atenção, nos últimos anos, é a narrativa transmídia. Isso porque essa narrativa baseia-se numa forma de contar histórias através de muitos formatos: suportes visuais, Web, redes sociais, plataforma móveis e inclusive experiências reais e que se apoiam na criação de mundos que desenvolvem histórias através de diferentes meios e plataformas. De acordo com Scolari, essa narrativa se expande através de diferentes sistemas de significação (verbal, icônico, audiovisual, interativo etc.) e meios (cinema, gibi, televisão, videogame, teatro etc.). Além disso, a narrativa transmídia não é simplesmente uma adaptação de uma linguagem a outra: a história que conta o gibi não é a mesma que aparece na tela do cinema. Diante de tais características, decidimos desenvolver propostas de sequências didáticas, com os alunos do sétimo ano de uma escola Estadual de São Paulo. Para este estudo, foram realizadas sequências didáticas que exploraram os recursos transmídia presentes na divulgação de filmes que expandiram o mundo de obras literárias. Sendo assim, foram propostas atividades de leitura participativa e intersemiótica com o uso de dispositivos tecnológicos (computador, tablet, celular), com o objetivo de favorecer o gosto pela leitura literária e desenvolvimento de competência de compreensão de texto nas suas diversas modalidades. A aplicação dessas sequências foi uma experiência motivadora e significativa para os alunos, incitando-lhes o interesse por obras artísticas literárias. Conclui-se que aproveitar as características das narrativas transmídia, em sala de aula, pode ser um grande diferencial nas atividades de leitura, pois o aluno pode ser instigado a explorar e analisar a intertextualidade presente na literatura e em diferentes manifestações artísticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO"
    "palavra_chave" => "NARRATIVA TRANSMÍDIA, LITERATURA E OUTRAS ARTES, LEITURA PARTICIPATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID122_12052016014023.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "UILMA MATOS DOS SANTOS MELO"
    "autor_nome_curto" => "UILMA MELO"
    "autor_email" => "ylma.melo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "USP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Este trabalho propõe uma abordagem de uma forma de leitura que tem chamado à atenção, nos últimos anos, é a narrativa transmídia. Isso porque essa narrativa baseia-se numa forma de contar histórias através de muitos formatos: suportes visuais, Web, redes sociais, plataforma móveis e inclusive experiências reais e que se apoiam na criação de mundos que desenvolvem histórias através de diferentes meios e plataformas. De acordo com Scolari, essa narrativa se expande através de diferentes sistemas de significação (verbal, icônico, audiovisual, interativo etc.) e meios (cinema, gibi, televisão, videogame, teatro etc.). Além disso, a narrativa transmídia não é simplesmente uma adaptação de uma linguagem a outra: a história que conta o gibi não é a mesma que aparece na tela do cinema. Diante de tais características, decidimos desenvolver propostas de sequências didáticas, com os alunos do sétimo ano de uma escola Estadual de São Paulo. Para este estudo, foram realizadas sequências didáticas que exploraram os recursos transmídia presentes na divulgação de filmes que expandiram o mundo de obras literárias. Sendo assim, foram propostas atividades de leitura participativa e intersemiótica com o uso de dispositivos tecnológicos (computador, tablet, celular), com o objetivo de favorecer o gosto pela leitura literária e desenvolvimento de competência de compreensão de texto nas suas diversas modalidades. A aplicação dessas sequências foi uma experiência motivadora e significativa para os alunos, incitando-lhes o interesse por obras artísticas literárias. Conclui-se que aproveitar as características das narrativas transmídia, em sala de aula, pode ser um grande diferencial nas atividades de leitura, pois o aluno pode ser instigado a explorar e analisar a intertextualidade presente na literatura e em diferentes manifestações artísticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.