Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LIVRO COM ILUSTRAÇÃO: UMA FERRAMENTA DE APOIO PARA A LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Palavra-chaves: ILUSTRAÇÃO, FERRAMENTA DE ENSINO, LEITURA, INTERPRETAÇÃO TEXTUAL Comunicação Oral (CO) GT-08: LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ILUSTRAÇÃO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26026
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 362
    "inscrito_id" => 400
    "titulo" => "LIVRO COM ILUSTRAÇÃO: UMA FERRAMENTA DE APOIO PARA A LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado de um projeto de leitura e interpretação textual desenvolvido em uma escola da rede pública de ensino de Boa Vista- RR, que teve como objetivo analisar a forma como os livros com ilustração, distribuídos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), contribuem como ferramenta para a interpretação textual desde as séries iniciais, levando-se em consideração que estes são obras a serem trabalhadas com crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.  A pesquisa é de cunho bibliográfico, uma vez que foram realizadas leituras a respeito do processo cognitivo do individuo (VYGOTSKY, 1979) e quanto à importância do uso de imagens no processo de ensino-aprendizagem (ROSSI, 2003), além do apoio didático da obra Fumaça (FORTES; CONCEJO, 2014), a qual foi escolhida para o desenvolvimento do projeto. Este se realizou em quatro momentos: 1) leitura compartilhada com os alunos, 2) conversação/interação entre professor e alunos a respeito da obra lida, 3) questionário com perguntas-chave a respeito do texto, com o propósito de averiguar como os estudantes chegaram às interpretações obtidas e se as ilustrações cooperaram ou não para a compreensão da leitura e 4) análise dos questionários aplicados. Por fim, verificou-se que mais de 80% da turma considerou as ilustrações indispensáveis para a compreensão da obra, uma vez que somente a linguagem não descreve o contexto no qual a estória se passa. Com isso, concluímos que as ilustrações são uma ferramenta de grande relevância para o ensino-aprendizagem das crianças, por contribuir com seu desenvolvimento cognitivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-08: LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ILUSTRAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ILUSTRAÇÃO, FERRAMENTA DE ENSINO, LEITURA, INTERPRETAÇÃO TEXTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA8_ID400_25072016231947.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENNE DA CONCEIÇÃO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MILENNE LIMA"
    "autor_email" => "milennelima27@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26026
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 362
    "inscrito_id" => 400
    "titulo" => "LIVRO COM ILUSTRAÇÃO: UMA FERRAMENTA DE APOIO PARA A LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado de um projeto de leitura e interpretação textual desenvolvido em uma escola da rede pública de ensino de Boa Vista- RR, que teve como objetivo analisar a forma como os livros com ilustração, distribuídos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), contribuem como ferramenta para a interpretação textual desde as séries iniciais, levando-se em consideração que estes são obras a serem trabalhadas com crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.  A pesquisa é de cunho bibliográfico, uma vez que foram realizadas leituras a respeito do processo cognitivo do individuo (VYGOTSKY, 1979) e quanto à importância do uso de imagens no processo de ensino-aprendizagem (ROSSI, 2003), além do apoio didático da obra Fumaça (FORTES; CONCEJO, 2014), a qual foi escolhida para o desenvolvimento do projeto. Este se realizou em quatro momentos: 1) leitura compartilhada com os alunos, 2) conversação/interação entre professor e alunos a respeito da obra lida, 3) questionário com perguntas-chave a respeito do texto, com o propósito de averiguar como os estudantes chegaram às interpretações obtidas e se as ilustrações cooperaram ou não para a compreensão da leitura e 4) análise dos questionários aplicados. Por fim, verificou-se que mais de 80% da turma considerou as ilustrações indispensáveis para a compreensão da obra, uma vez que somente a linguagem não descreve o contexto no qual a estória se passa. Com isso, concluímos que as ilustrações são uma ferramenta de grande relevância para o ensino-aprendizagem das crianças, por contribuir com seu desenvolvimento cognitivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-08: LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ILUSTRAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ILUSTRAÇÃO, FERRAMENTA DE ENSINO, LEITURA, INTERPRETAÇÃO TEXTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA8_ID400_25072016231947.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENNE DA CONCEIÇÃO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MILENNE LIMA"
    "autor_email" => "milennelima27@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

O presente trabalho é resultado de um projeto de leitura e interpretação textual desenvolvido em uma escola da rede pública de ensino de Boa Vista- RR, que teve como objetivo analisar a forma como os livros com ilustração, distribuídos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), contribuem como ferramenta para a interpretação textual desde as séries iniciais, levando-se em consideração que estes são obras a serem trabalhadas com crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. A pesquisa é de cunho bibliográfico, uma vez que foram realizadas leituras a respeito do processo cognitivo do individuo (VYGOTSKY, 1979) e quanto à importância do uso de imagens no processo de ensino-aprendizagem (ROSSI, 2003), além do apoio didático da obra Fumaça (FORTES; CONCEJO, 2014), a qual foi escolhida para o desenvolvimento do projeto. Este se realizou em quatro momentos: 1) leitura compartilhada com os alunos, 2) conversação/interação entre professor e alunos a respeito da obra lida, 3) questionário com perguntas-chave a respeito do texto, com o propósito de averiguar como os estudantes chegaram às interpretações obtidas e se as ilustrações cooperaram ou não para a compreensão da leitura e 4) análise dos questionários aplicados. Por fim, verificou-se que mais de 80% da turma considerou as ilustrações indispensáveis para a compreensão da obra, uma vez que somente a linguagem não descreve o contexto no qual a estória se passa. Com isso, concluímos que as ilustrações são uma ferramenta de grande relevância para o ensino-aprendizagem das crianças, por contribuir com seu desenvolvimento cognitivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.