Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O NOÉ DILUVIANO EM CONTOS DE MACHADO DE ASSIS E MIGUEL TORGA – PERSPECTIVAS PARA A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LEITURA LITERÁRIA DE CONTOS, CONTOS E MITOS DO DILÚVIO, LITERATURA E RELIGIÃO Comunicação Oral (CO) GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26067
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 130
    "inscrito_id" => 379
    "titulo" => "O NOÉ DILUVIANO EM CONTOS DE MACHADO DE ASSIS E MIGUEL TORGA – PERSPECTIVAS PARA A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho se inscreve no âmbito dos estudos interdisciplinares da leitura literária voltada para o contexto pedagógico do Ensino Fundamental. É resultado de experiências formativas vivenciadas no Subprojeto PIBID “Letramento literário no contexto do Ensino Religioso: construção de práticas leitoras e material pedagógico para o Ensino Fundamental” do Curso de Ciências da Religião/UERN, desenvolvido com alunos/bolsistas e professores/supervisores de Ensino Religioso da rede municipal de Natal/RN. Assim, selecionamos o conto A arca de Noé em três tempos, de Machado de Assis e Vicente, de Miguel Torga que dialogam com alguns mitos sagrados que (re)contam a narrativa do Dilúvio, analisamos como os autores criam diferentes pontos de vista sobre o personagem Noé, o qual pode ser compreendido como a figura do Patriarca, mantendo laços com as narrativas judaico-cristãs e também como bajulador, serviçal de Deus, subserviente à vontade divina, numa imagem que se distancia dos textos sagrados. Ao trazer para os espaços escolares textos literários que abordem a temática do Transcendente e do fenômeno religioso, objetivamos criar momentos de leitura para a compreensão do Outro (alteridade) e espaços para a pluralidade, ou seja, para as diferentes formas como os discursos religiosos se constituem pela linguagem em obras de autores consagrados da literatura, relacionando-os às narrativas sagradas de certas tradições religiosas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA DE CONTOS, CONTOS E MITOS DO DILÚVIO, LITERATURA E RELIGIÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID379_19072016000602.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARACELI SOBREIRA BENEVIDES"
    "autor_nome_curto" => "ARACELI"
    "autor_email" => "aracelisobreira@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26067
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 130
    "inscrito_id" => 379
    "titulo" => "O NOÉ DILUVIANO EM CONTOS DE MACHADO DE ASSIS E MIGUEL TORGA – PERSPECTIVAS PARA A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho se inscreve no âmbito dos estudos interdisciplinares da leitura literária voltada para o contexto pedagógico do Ensino Fundamental. É resultado de experiências formativas vivenciadas no Subprojeto PIBID “Letramento literário no contexto do Ensino Religioso: construção de práticas leitoras e material pedagógico para o Ensino Fundamental” do Curso de Ciências da Religião/UERN, desenvolvido com alunos/bolsistas e professores/supervisores de Ensino Religioso da rede municipal de Natal/RN. Assim, selecionamos o conto A arca de Noé em três tempos, de Machado de Assis e Vicente, de Miguel Torga que dialogam com alguns mitos sagrados que (re)contam a narrativa do Dilúvio, analisamos como os autores criam diferentes pontos de vista sobre o personagem Noé, o qual pode ser compreendido como a figura do Patriarca, mantendo laços com as narrativas judaico-cristãs e também como bajulador, serviçal de Deus, subserviente à vontade divina, numa imagem que se distancia dos textos sagrados. Ao trazer para os espaços escolares textos literários que abordem a temática do Transcendente e do fenômeno religioso, objetivamos criar momentos de leitura para a compreensão do Outro (alteridade) e espaços para a pluralidade, ou seja, para as diferentes formas como os discursos religiosos se constituem pela linguagem em obras de autores consagrados da literatura, relacionando-os às narrativas sagradas de certas tradições religiosas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA DE CONTOS, CONTOS E MITOS DO DILÚVIO, LITERATURA E RELIGIÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID379_19072016000602.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARACELI SOBREIRA BENEVIDES"
    "autor_nome_curto" => "ARACELI"
    "autor_email" => "aracelisobreira@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Este trabalho se inscreve no âmbito dos estudos interdisciplinares da leitura literária voltada para o contexto pedagógico do Ensino Fundamental. É resultado de experiências formativas vivenciadas no Subprojeto PIBID “Letramento literário no contexto do Ensino Religioso: construção de práticas leitoras e material pedagógico para o Ensino Fundamental” do Curso de Ciências da Religião/UERN, desenvolvido com alunos/bolsistas e professores/supervisores de Ensino Religioso da rede municipal de Natal/RN. Assim, selecionamos o conto A arca de Noé em três tempos, de Machado de Assis e Vicente, de Miguel Torga que dialogam com alguns mitos sagrados que (re)contam a narrativa do Dilúvio, analisamos como os autores criam diferentes pontos de vista sobre o personagem Noé, o qual pode ser compreendido como a figura do Patriarca, mantendo laços com as narrativas judaico-cristãs e também como bajulador, serviçal de Deus, subserviente à vontade divina, numa imagem que se distancia dos textos sagrados. Ao trazer para os espaços escolares textos literários que abordem a temática do Transcendente e do fenômeno religioso, objetivamos criar momentos de leitura para a compreensão do Outro (alteridade) e espaços para a pluralidade, ou seja, para as diferentes formas como os discursos religiosos se constituem pela linguagem em obras de autores consagrados da literatura, relacionando-os às narrativas sagradas de certas tradições religiosas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.