Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O RECURSO AUDIOVISUAL COMO ESTÍMULO À LEITURA

Palavra-chaves: LEITURA, RECURSOS AUDIOVISUAIS, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26074
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 43
    "inscrito_id" => 145
    "titulo" => "O RECURSO AUDIOVISUAL COMO ESTÍMULO À LEITURA"
    "resumo" => "A escola é um ambiente que facilita o acesso a livros e estimula a leitura do estudante, os recursos audiovisuais podem ajudar neste processo, uma vez que a cada dia os estudantes têm mais acesso a este recurso (CARNEIRO, 2008). As tecnologias oferecem diversas formas de criar atividades voltadas à leitura, cabe ao professor aprender a utilizar este recurso para desenvolver práticas de leitura na escola (FERREIRO, 2008). A leitura é uma ferramenta importante para o crescimento intelectual do estudante. A escola deve acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade, mudando seu paradigma de ensino (SERAFINI, 2010). O uso das tecnologias na educação tornam-se mais atrativas devido aos recursos multimodais, como ocorre com a televisão, pois leva o indivíduo a ter acesso a informação por imagens, sons, cores, movimentos e tudo isto acabam "prendendo" a atenção da pessoa (SERAFINI, 2010). Este trabalho tem por objetivos: estimular a leitura dos estudantes, utilizar o recurso audiovisual no processo de estímulo à leitura, levar os estudantes a reproduzir uma parte do livro/filme assistido. Este trabalho foi desenvolvido em 10 aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública do Estado de Pernambuco. O livro e o filme escolhidos foram - A hora da estrela - de Clarice Lispector. Os estudantes assistiram ao filme em sala de aula e posteriormente, leram o livro em casa. Após estes dois momentos, foram feitas comparações entre as duas leituras e os estudantes tiveram que escolher uma das cenas para reproduzi-la, através de peça teatral ou vídeo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, RECURSOS AUDIOVISUAIS, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID145_12062016112938.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "IZABEL CRISTINA"
    "autor_email" => "izabel_cbarbosa@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UPE - CAMPUS MATA NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26074
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 43
    "inscrito_id" => 145
    "titulo" => "O RECURSO AUDIOVISUAL COMO ESTÍMULO À LEITURA"
    "resumo" => "A escola é um ambiente que facilita o acesso a livros e estimula a leitura do estudante, os recursos audiovisuais podem ajudar neste processo, uma vez que a cada dia os estudantes têm mais acesso a este recurso (CARNEIRO, 2008). As tecnologias oferecem diversas formas de criar atividades voltadas à leitura, cabe ao professor aprender a utilizar este recurso para desenvolver práticas de leitura na escola (FERREIRO, 2008). A leitura é uma ferramenta importante para o crescimento intelectual do estudante. A escola deve acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade, mudando seu paradigma de ensino (SERAFINI, 2010). O uso das tecnologias na educação tornam-se mais atrativas devido aos recursos multimodais, como ocorre com a televisão, pois leva o indivíduo a ter acesso a informação por imagens, sons, cores, movimentos e tudo isto acabam "prendendo" a atenção da pessoa (SERAFINI, 2010). Este trabalho tem por objetivos: estimular a leitura dos estudantes, utilizar o recurso audiovisual no processo de estímulo à leitura, levar os estudantes a reproduzir uma parte do livro/filme assistido. Este trabalho foi desenvolvido em 10 aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública do Estado de Pernambuco. O livro e o filme escolhidos foram - A hora da estrela - de Clarice Lispector. Os estudantes assistiram ao filme em sala de aula e posteriormente, leram o livro em casa. Após estes dois momentos, foram feitas comparações entre as duas leituras e os estudantes tiveram que escolher uma das cenas para reproduzi-la, através de peça teatral ou vídeo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, RECURSOS AUDIOVISUAIS, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID145_12062016112938.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "IZABEL CRISTINA"
    "autor_email" => "izabel_cbarbosa@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UPE - CAMPUS MATA NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

A escola é um ambiente que facilita o acesso a livros e estimula a leitura do estudante, os recursos audiovisuais podem ajudar neste processo, uma vez que a cada dia os estudantes têm mais acesso a este recurso (CARNEIRO, 2008). As tecnologias oferecem diversas formas de criar atividades voltadas à leitura, cabe ao professor aprender a utilizar este recurso para desenvolver práticas de leitura na escola (FERREIRO, 2008). A leitura é uma ferramenta importante para o crescimento intelectual do estudante. A escola deve acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade, mudando seu paradigma de ensino (SERAFINI, 2010). O uso das tecnologias na educação tornam-se mais atrativas devido aos recursos multimodais, como ocorre com a televisão, pois leva o indivíduo a ter acesso a informação por imagens, sons, cores, movimentos e tudo isto acabam "prendendo" a atenção da pessoa (SERAFINI, 2010). Este trabalho tem por objetivos: estimular a leitura dos estudantes, utilizar o recurso audiovisual no processo de estímulo à leitura, levar os estudantes a reproduzir uma parte do livro/filme assistido. Este trabalho foi desenvolvido em 10 aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública do Estado de Pernambuco. O livro e o filme escolhidos foram - A hora da estrela - de Clarice Lispector. Os estudantes assistiram ao filme em sala de aula e posteriormente, leram o livro em casa. Após estes dois momentos, foram feitas comparações entre as duas leituras e os estudantes tiveram que escolher uma das cenas para reproduzi-la, através de peça teatral ou vídeo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.