Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

SALA DE AULA DE LITERATURA: UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: REGÊNCIA, ESTÁGIO EM LITERATURA, LITERATURA DE CORDEL, SALA DE AULA Comunicação Oral (CO) GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26120
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 327
    "inscrito_id" => 505
    "titulo" => "SALA DE AULA DE LITERATURA: UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "O trabalho ora apresentado teve como objetivo fazer uma breve análise de nosso período de regência para integralização da disciplina de Estágio em Literatura – Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, em uma turma que contemplou 6º, 7º e 8º anos. Apresentamos uma pequena conceituação histórica e estrutural do cordel, nosso objeto principal de trabalho na regência, além do que contemplamos um pouco da ação do professor em sala de aula. Nossa regência se baseou na apresentação dos textos de cordel e em aulas expositivo-dialogadas visando à análise das obras e aplicação aos contextos de vivência dos alunos. Baseamos tanto nossa escrita do presente artigo como também o trabalho efetivo em sala de aula em alguns teóricos como Cosson (2009), no que concerne ao letramento literário, além de Pinheiro (2007), no que diz respeito a poesia tratada em sala de aula, dentre outros autores que também versam sobre literatura e esta aplicada ao ensino. Houve alguns percalços tanto de ordem infraestrutural quanto de ordem interpessoal, mas conseguimos ministrar as aulas e tivemos participação de grande parte da turma, fazendo com que pudéssemos realizar um trabalho satisfatório mesmo com o tempo reduzido como é o do estágio, que está estimado em 10 (dez) horas/aula. Também pudemos perceber que o cordel é um meio que chama muito à atenção os alunos e provoca sensações a partir da leitura literária, no que concerne tanto a sua estrutura como no modo como se lê as histórias que são narradas poeticamente no gênero."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS"
    "palavra_chave" => "REGÊNCIA, ESTÁGIO EM LITERATURA, LITERATURA DE CORDEL, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID505_25072016173741.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGOR SOARES ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "IGOR"
    "autor_email" => "igao.araujo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26120
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 327
    "inscrito_id" => 505
    "titulo" => "SALA DE AULA DE LITERATURA: UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "O trabalho ora apresentado teve como objetivo fazer uma breve análise de nosso período de regência para integralização da disciplina de Estágio em Literatura – Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, em uma turma que contemplou 6º, 7º e 8º anos. Apresentamos uma pequena conceituação histórica e estrutural do cordel, nosso objeto principal de trabalho na regência, além do que contemplamos um pouco da ação do professor em sala de aula. Nossa regência se baseou na apresentação dos textos de cordel e em aulas expositivo-dialogadas visando à análise das obras e aplicação aos contextos de vivência dos alunos. Baseamos tanto nossa escrita do presente artigo como também o trabalho efetivo em sala de aula em alguns teóricos como Cosson (2009), no que concerne ao letramento literário, além de Pinheiro (2007), no que diz respeito a poesia tratada em sala de aula, dentre outros autores que também versam sobre literatura e esta aplicada ao ensino. Houve alguns percalços tanto de ordem infraestrutural quanto de ordem interpessoal, mas conseguimos ministrar as aulas e tivemos participação de grande parte da turma, fazendo com que pudéssemos realizar um trabalho satisfatório mesmo com o tempo reduzido como é o do estágio, que está estimado em 10 (dez) horas/aula. Também pudemos perceber que o cordel é um meio que chama muito à atenção os alunos e provoca sensações a partir da leitura literária, no que concerne tanto a sua estrutura como no modo como se lê as histórias que são narradas poeticamente no gênero."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS"
    "palavra_chave" => "REGÊNCIA, ESTÁGIO EM LITERATURA, LITERATURA DE CORDEL, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID505_25072016173741.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGOR SOARES ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "IGOR"
    "autor_email" => "igao.araujo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

O trabalho ora apresentado teve como objetivo fazer uma breve análise de nosso período de regência para integralização da disciplina de Estágio em Literatura – Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, em uma turma que contemplou 6º, 7º e 8º anos. Apresentamos uma pequena conceituação histórica e estrutural do cordel, nosso objeto principal de trabalho na regência, além do que contemplamos um pouco da ação do professor em sala de aula. Nossa regência se baseou na apresentação dos textos de cordel e em aulas expositivo-dialogadas visando à análise das obras e aplicação aos contextos de vivência dos alunos. Baseamos tanto nossa escrita do presente artigo como também o trabalho efetivo em sala de aula em alguns teóricos como Cosson (2009), no que concerne ao letramento literário, além de Pinheiro (2007), no que diz respeito a poesia tratada em sala de aula, dentre outros autores que também versam sobre literatura e esta aplicada ao ensino. Houve alguns percalços tanto de ordem infraestrutural quanto de ordem interpessoal, mas conseguimos ministrar as aulas e tivemos participação de grande parte da turma, fazendo com que pudéssemos realizar um trabalho satisfatório mesmo com o tempo reduzido como é o do estágio, que está estimado em 10 (dez) horas/aula. Também pudemos perceber que o cordel é um meio que chama muito à atenção os alunos e provoca sensações a partir da leitura literária, no que concerne tanto a sua estrutura como no modo como se lê as histórias que são narradas poeticamente no gênero.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.