CIÇO DE LUZIA: UMA PROPOSTA DE SEQUENCIA BÁSICA PARA A EJA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27275 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 13 "inscrito_id" => 170 "titulo" => "CIÇO DE LUZIA: UMA PROPOSTA DE SEQUENCIA BÁSICA PARA A EJA" "resumo" => "A leitura é, indubitavelmente, uma das competências culturais mais valorizadas em nossa sociedade. Quem a possui, é sempre bem, já que tudo que somos, fazemos e partilhamos, desde o simples registro de nascimento ao de óbito, passa pela escrita. Jogos, cartas, bulas, livros etc. necessitam da leitura. Levando em consideração que a escrita se caracteriza como uma prática social, cunhou-se o termo letramento, que se refere as práticas sociais envolvendo a escrita, as quais envolvem não apenas capacidades, mas conhecimentos, processos de interação, relações de poder da escrita em determinados contextos, conforme expõe (STREET, 2003). E a leitura de literatura, onde se encaixa nisso tudo? Qual é o lugar que a literatura ocupa em relação a linguagem humana? Como o letramento feito com textos literários pode proporcionar um modo de inserção no mundo da escrita? Como tornar o meu aluno um leitor de literatura? Buscando responder a estes questionamentos, apresentamos, neste trabalho, uma proposta de ensino para A Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o intuito de “criar o gosto” pela literatura. Com o objetivo de cumprir esta proposta, fundamentamo-nos em COSSON (2006) e COLOMER (2007). Elegemos, no que tange ao material, o romance regionalista Ciço de Luzia de Efigênio Moura, uma vez que a temática do livro se aproxima da realidade do aluno, uma vez que o romance se passa nas terras Paraibanas. Neste artigo, portanto, apresentamos uma proposta para ser trabalhada com alunos da EJA a partir da leitura de Ciço de Luzia. Primeiramente, faremos um panorama geral da obra. Em seguida, apresentaremos as condições para o ensino de Literatura na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A seguir, a importância do estudo da literatura local e como esta pode gerar conscientização no aluno no que diz respeito a sua identidade com Paraibano e nordestino. Por fim, apresentamos uma proposta para o 4 ciclo da EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "CIÇO DE LUZIA, SEQUENCIA BASICA, LETRAMENTO LITERARIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID170_24122016001820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO AGRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RODRIGO AGRA" "autor_email" => "rodrigoagra7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27275 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 13 "inscrito_id" => 170 "titulo" => "CIÇO DE LUZIA: UMA PROPOSTA DE SEQUENCIA BÁSICA PARA A EJA" "resumo" => "A leitura é, indubitavelmente, uma das competências culturais mais valorizadas em nossa sociedade. Quem a possui, é sempre bem, já que tudo que somos, fazemos e partilhamos, desde o simples registro de nascimento ao de óbito, passa pela escrita. Jogos, cartas, bulas, livros etc. necessitam da leitura. Levando em consideração que a escrita se caracteriza como uma prática social, cunhou-se o termo letramento, que se refere as práticas sociais envolvendo a escrita, as quais envolvem não apenas capacidades, mas conhecimentos, processos de interação, relações de poder da escrita em determinados contextos, conforme expõe (STREET, 2003). E a leitura de literatura, onde se encaixa nisso tudo? Qual é o lugar que a literatura ocupa em relação a linguagem humana? Como o letramento feito com textos literários pode proporcionar um modo de inserção no mundo da escrita? Como tornar o meu aluno um leitor de literatura? Buscando responder a estes questionamentos, apresentamos, neste trabalho, uma proposta de ensino para A Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o intuito de “criar o gosto” pela literatura. Com o objetivo de cumprir esta proposta, fundamentamo-nos em COSSON (2006) e COLOMER (2007). Elegemos, no que tange ao material, o romance regionalista Ciço de Luzia de Efigênio Moura, uma vez que a temática do livro se aproxima da realidade do aluno, uma vez que o romance se passa nas terras Paraibanas. Neste artigo, portanto, apresentamos uma proposta para ser trabalhada com alunos da EJA a partir da leitura de Ciço de Luzia. Primeiramente, faremos um panorama geral da obra. Em seguida, apresentaremos as condições para o ensino de Literatura na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A seguir, a importância do estudo da literatura local e como esta pode gerar conscientização no aluno no que diz respeito a sua identidade com Paraibano e nordestino. Por fim, apresentamos uma proposta para o 4 ciclo da EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "CIÇO DE LUZIA, SEQUENCIA BASICA, LETRAMENTO LITERARIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID170_24122016001820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO AGRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RODRIGO AGRA" "autor_email" => "rodrigoagra7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }