CURRÍCULO: INDAGAÇÕES E REFLEXÕES CRÍTICO DISCURSIVAS SOBRE A DIVERSIDADE ÈTNICA E SUAS RELAÇÕES COM A LEI 10.639/03
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27299 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 499 "inscrito_id" => 1340 "titulo" => "CURRÍCULO: INDAGAÇÕES E REFLEXÕES CRÍTICO DISCURSIVAS SOBRE A DIVERSIDADE ÈTNICA E SUAS RELAÇÕES COM A LEI 10.639/03" "resumo" => """ Dayvison Bandeira de Moura\r\n Universidad Americana – UA/PY. analistadodiscurso.bandeira.pe@gmail.com\r\n Orientadora: Prof.ª Dr. ª Maria Aparecida Monteiro da Silva\r\n Universidad Americana – UA/PY. mariahmoposil_@hotmail.com\r\n \r\n GT01 – Formação Docente e Contemporaneidade\r\n \r\n \r\n \r\n Este artigo corresponde a um recorte da análise dos dados e dos recortes que compuseram a dissertação, apresentada na Universidad Americana em Asuncion-PY, m janeiro de 2016, cujo título também identifica esse artigo. Nela foi desenvolvida para a identificação, definição e reflexões sobre a presença de itens lexicais com ocorrência polissêmica, que gerassem implicações quanto à relação entre significado e sentido, afetando o conteúdo da lei 10.639/03, quando dispõe sobre o currículo, e a adoção de estudos étnicos sobre os afrodescendentes. Assim, a pesquisa adotou a teoria dos Aparelhos de Estado de Althusser, concernente ao (AEI). Escolar. Já, a epistemologia, correspondeu ao Materialismo Histórico Dialético de Marx. No tocante à metodologia, a coleta e análise de dados, foi adotada a perspectiva de Bardin. A técnica, utilizada foi a Análise Crítica do Discurso – ACD, segundo Teun Van Dijk. De maneira que foi constatado a polissemia quanto à manifestação dos itens lexicais: negro (s), negra, cultura, cultural nos textos legais, componentes do corpus. Este fato acarretou a alusão a significados e sentidos que aludem à interdiscursos e ideologias produtores de estereótipos. Dentre as conclusões, a de que deveria haver uma maior incidência do item lexical etnia em lugar da recorrência aos itens analisados. Tendo em vista, que a palavra etnia (s), étnico (s), etnicidade, engloba cultura (s), bem como, grupos humanos. Fato que, apresenta a diferença, como algo comum a todos, representando a igualdade estes e suas civilizações. \r\n \r\n Palavras-chave: Currículo, Indagações, Etnia, Ideologia. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "CURRÍCULO;, INDAGAÇÕES;, ETNIA;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1340_21032017182552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYVISON BANDEIRA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "PROF. BANDEIRA" "autor_email" => "analistadodiscurso.bandei" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE AMERICANA - UA - PY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27299 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 499 "inscrito_id" => 1340 "titulo" => "CURRÍCULO: INDAGAÇÕES E REFLEXÕES CRÍTICO DISCURSIVAS SOBRE A DIVERSIDADE ÈTNICA E SUAS RELAÇÕES COM A LEI 10.639/03" "resumo" => """ Dayvison Bandeira de Moura\r\n Universidad Americana – UA/PY. analistadodiscurso.bandeira.pe@gmail.com\r\n Orientadora: Prof.ª Dr. ª Maria Aparecida Monteiro da Silva\r\n Universidad Americana – UA/PY. mariahmoposil_@hotmail.com\r\n \r\n GT01 – Formação Docente e Contemporaneidade\r\n \r\n \r\n \r\n Este artigo corresponde a um recorte da análise dos dados e dos recortes que compuseram a dissertação, apresentada na Universidad Americana em Asuncion-PY, m janeiro de 2016, cujo título também identifica esse artigo. Nela foi desenvolvida para a identificação, definição e reflexões sobre a presença de itens lexicais com ocorrência polissêmica, que gerassem implicações quanto à relação entre significado e sentido, afetando o conteúdo da lei 10.639/03, quando dispõe sobre o currículo, e a adoção de estudos étnicos sobre os afrodescendentes. Assim, a pesquisa adotou a teoria dos Aparelhos de Estado de Althusser, concernente ao (AEI). Escolar. Já, a epistemologia, correspondeu ao Materialismo Histórico Dialético de Marx. No tocante à metodologia, a coleta e análise de dados, foi adotada a perspectiva de Bardin. A técnica, utilizada foi a Análise Crítica do Discurso – ACD, segundo Teun Van Dijk. De maneira que foi constatado a polissemia quanto à manifestação dos itens lexicais: negro (s), negra, cultura, cultural nos textos legais, componentes do corpus. Este fato acarretou a alusão a significados e sentidos que aludem à interdiscursos e ideologias produtores de estereótipos. Dentre as conclusões, a de que deveria haver uma maior incidência do item lexical etnia em lugar da recorrência aos itens analisados. Tendo em vista, que a palavra etnia (s), étnico (s), etnicidade, engloba cultura (s), bem como, grupos humanos. Fato que, apresenta a diferença, como algo comum a todos, representando a igualdade estes e suas civilizações. \r\n \r\n Palavras-chave: Currículo, Indagações, Etnia, Ideologia. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "CURRÍCULO;, INDAGAÇÕES;, ETNIA;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1340_21032017182552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYVISON BANDEIRA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "PROF. BANDEIRA" "autor_email" => "analistadodiscurso.bandei" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE AMERICANA - UA - PY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }